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Ford usa relaidade virtual em fábricas

por Paulo Fernandes Maciel
Imagem Samsung VR

A FORD USA REALIDADE VIRTUAL PARA GARANTIR ERGONOMIA NA LINHA DE PRODUÇÃO.

realidade virtual

Antes de iniciar a produção de um novo carro, além de definir aspectos como design, potência do motor e equipamentos do veículo.

A Ford também se preocupa com o conforto e a ergonomia dos trabalhadores que vão atuar na linha de montagem.

A realidade virtual atua como grande aliada nesta fase – veja como funciona neste vídeo.


Segundo Caroline Massolino, ergonomista da Manufatura da fábrica de Camaçari;

São feitas simulações virtuais do trabalho dos operadores na linha de produção.

Para isso, são usados manequins virtuais que representam os operários e imagens dos componentes dos veículos em CAD (desenho assistido por computador).

“Os manequins foram criados para encontrarmos a melhor forma de adaptação a situações extremas”, diz Caroline.
Há três tipos de manequins que ajudam a avaliar aspectos como postura, frequência de movimento;

Interferências manuais e capacidade de carregamento para analisar e diminuir os riscos ergonômicos das atividades.

Um deles representa um homem e serve para avaliar a interferência manual e algumas posturas durante o trabalho.

Os outros dois representam mulheres e avaliam o acesso da mão, alcance e a capacidade de força.

“Para exemplificar, usamos um manequim de mãos grandes porque, se ele conseguir fazer a montagem da peça sem interferir em outros componentes em um espaço pequeno, qualquer operador conseguirá”, explica Caroline.
Na Ford América do Sul, a realidade virtual é usada nos estudos de Ergonomia desde 2011 e envolve as fábricas de São Bernardo do Campo, Camaçari, Tatuí e Troller no Brasil, além das unidades da Argentina e Venezuela, juntamente com a equipe de Engenharia de Manufatura da América do Sul.
Caroline explica que, quando a análise virtual demonstra que a ação do operador está no limite do aceitável do ponto de vista de ergonomia para, por exemplo, fixar uma peça do motor, pode ser utilizada uma impressora 3D para fazer a simulação física do processo.

Essa etapa é feita no laboratório de Ergonomia da Ford nos Estados Unidos, em Dearborn.

Com as peças impressas no equipamento 3D, um engenheiro de produto pode utilizar os óculos de realidade virtual;

E simular a fixação da peça da maneira correta enquanto é feita a avaliação dos seus movimentos e a condição de montagem.

Esses dados, então, são passados para a equipe do Brasil.
Para Rodrigo Crispino, engenheiro de segurança do trabalho da Engenharia de Manufatura da Ford América do Sul, a realidade virtual é uma ferramenta poderosa para simular, antever e analisar os futuros postos de trabalho.

O sistema permite evitar as doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho;

Como bursites, tendinites e contusões, além de outras que podem ser causadas por esforço ou posição inadequados.

“Com a realidade virtual podemos mapear os esforços, alcances e demais demandas físicas do posto de trabalho para corrigir ou anular eventuais sobrecargas para não gerar lesões, o que também contribui para a saúde e a segurança”;

Conclui Crispino.
FORD BRASIL
A Ford Motor Company está estabelecida no Brasil desde 1919, onde mantém as marcas automotivas Ford, Ford Caminhões e Troller;

E uma estrutura de 11.500 empregados e quatro fábricas, além do Campo de Provas de Tatuí.

Para mais informações sobre os produtos da Ford, acesse http://www.ford.com.br.

SOBRE A FORD MOTOR COMPANY
A Ford Motor Company é uma empresa global com sede em Dearborn, Michigan, EUA.

A empresa projeta, fabrica, comercializa e presta serviços pós-venda a uma linha completa de carros, picapes, SUVs;

E veículos eletrificados da Ford e veículos de luxo da Lincoln;

Fornece serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company;

E busca posições de liderança em eletrificação, veículos autônomos e soluções de mobilidade.

A Ford emprega aproximadamente 203.000 pessoas em todo o mundo.

Para obter mais informações sobre a Ford, seus produtos e a Ford Motor Credit Company, acesse www.corporate.ford.com

 

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