A FORD USA REALIDADE VIRTUAL PARA GARANTIR ERGONOMIA NA LINHA DE PRODUÇÃO.
Antes de iniciar a produção de um novo carro, além de definir aspectos como design, potência do motor e equipamentos do veículo.
A Ford também se preocupa com o conforto e a ergonomia dos trabalhadores que vão atuar na linha de montagem.
A realidade virtual atua como grande aliada nesta fase – veja como funciona neste vídeo.
Segundo Caroline Massolino, ergonomista da Manufatura da fábrica de Camaçari;
São feitas simulações virtuais do trabalho dos operadores na linha de produção.
Para isso, são usados manequins virtuais que representam os operários e imagens dos componentes dos veículos em CAD (desenho assistido por computador).
“Os manequins foram criados para encontrarmos a melhor forma de adaptação a situações extremas”, diz Caroline.
Há três tipos de manequins que ajudam a avaliar aspectos como postura, frequência de movimento;
Interferências manuais e capacidade de carregamento para analisar e diminuir os riscos ergonômicos das atividades.
Um deles representa um homem e serve para avaliar a interferência manual e algumas posturas durante o trabalho.
Os outros dois representam mulheres e avaliam o acesso da mão, alcance e a capacidade de força.
“Para exemplificar, usamos um manequim de mãos grandes porque, se ele conseguir fazer a montagem da peça sem interferir em outros componentes em um espaço pequeno, qualquer operador conseguirá”, explica Caroline.
Na Ford América do Sul, a realidade virtual é usada nos estudos de Ergonomia desde 2011 e envolve as fábricas de São Bernardo do Campo, Camaçari, Tatuí e Troller no Brasil, além das unidades da Argentina e Venezuela, juntamente com a equipe de Engenharia de Manufatura da América do Sul.
Caroline explica que, quando a análise virtual demonstra que a ação do operador está no limite do aceitável do ponto de vista de ergonomia para, por exemplo, fixar uma peça do motor, pode ser utilizada uma impressora 3D para fazer a simulação física do processo.
Essa etapa é feita no laboratório de Ergonomia da Ford nos Estados Unidos, em Dearborn.
Com as peças impressas no equipamento 3D, um engenheiro de produto pode utilizar os óculos de realidade virtual;
E simular a fixação da peça da maneira correta enquanto é feita a avaliação dos seus movimentos e a condição de montagem.
Esses dados, então, são passados para a equipe do Brasil.
Para Rodrigo Crispino, engenheiro de segurança do trabalho da Engenharia de Manufatura da Ford América do Sul, a realidade virtual é uma ferramenta poderosa para simular, antever e analisar os futuros postos de trabalho.
O sistema permite evitar as doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho;
Como bursites, tendinites e contusões, além de outras que podem ser causadas por esforço ou posição inadequados.
“Com a realidade virtual podemos mapear os esforços, alcances e demais demandas físicas do posto de trabalho para corrigir ou anular eventuais sobrecargas para não gerar lesões, o que também contribui para a saúde e a segurança”;
Conclui Crispino.
FORD BRASIL
A Ford Motor Company está estabelecida no Brasil desde 1919, onde mantém as marcas automotivas Ford, Ford Caminhões e Troller;
E uma estrutura de 11.500 empregados e quatro fábricas, além do Campo de Provas de Tatuí.
Para mais informações sobre os produtos da Ford, acesse http://www.ford.com.br.
SOBRE A FORD MOTOR COMPANY
A Ford Motor Company é uma empresa global com sede em Dearborn, Michigan, EUA.
A empresa projeta, fabrica, comercializa e presta serviços pós-venda a uma linha completa de carros, picapes, SUVs;
E veículos eletrificados da Ford e veículos de luxo da Lincoln;
Fornece serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company;
E busca posições de liderança em eletrificação, veículos autônomos e soluções de mobilidade.
A Ford emprega aproximadamente 203.000 pessoas em todo o mundo.
Para obter mais informações sobre a Ford, seus produtos e a Ford Motor Credit Company, acesse www.corporate.ford.com