Ford cria equipe para desenvolver baterias.
Grupo exclusivo já registrou 15 invenções e oito patentes.
Um grupo de especialistas criado pela Ford exclusivamente para o desenvolvimento de bateria estão começando a render frutos:
São 15 invenções e oito registros de patentes associadas a essas pesquisas.
O objetivo é aprimorar características das baterias como segurança;
Funcionalidade e eficiência para que entrem em produção nos próximos 5 a 10 anos;
Quando os carros elétricos devem ganhar crescente participação no mercado.
A montadora planeja lançar 13 veículos elétricos em linha de produção até 2023;
O que inclui híbridos, híbridos plug-in e os 100% elétricos, movidos apenas a bateria.
Entre as ideias, já surgiu células com sensores de temperatura integrados;
Que consiste em uma estrutura multifuncional para as células da bateria e uma interface de célula com recursos integrados.
Além de inventar coisas para colocar em um veículo, a proposta é também desenvolver novas abordagens:
“Buscamos criar projetos que melhorem a eficiência, a funcionalidade e aspectos de segurança da célula”;
Afirma o engenheiro quimico Mohan Karulkar, que integra a equipe.
Além disso, a montadora mantém parceria com o laboratório de baterias da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.
A Ford ajudou a projetar e financiar essa instalação que reúne equipamentos de produção de alta qualidade em uma plataforma de pequena escala.
Desenvolver estes projetos diretamente com os fabricantes de baterias seria um desafio;
Pois eles trabalham com estruturas de produção de alto volume que não permitem testes individuais de células.
O laboratório da universidade conta com as mesmas ferramentas usadas na produção comercial de baterias;
Mas permite testar mudanças no meio da montagem.
Com isto, o objetivo da empresa é avançar nas ideias com maior potencial de produção e montar um portfólio de patentes que atraia os fabricantes de baterias a investir nestes novos produtos.
Um exemplo disso é um dispositivo de segurança desenvolvido em 2012 para reduzir o risco de incêndio:
Ele foi adotado por um fornecedor e se tornou um de seus principais diferenciais de vendas.