Grande rede chinesa JD.com aposta em veículos robotizados para entregas.
A JD.com é uma das lojas online mais populares de toda a China e luta por desenvolver um negócio melhor do que o da Amazon.
Atendendo ao elevado número de volumes que tem para entregar a empresa desenvolveu um método de entrega por pequenos robôs que entrou ontem em funcionamento.
O primeiro robô da JD.com realizou o trajeto entre o armazém da empresa;
E a Universidade Renmin, ambos situados em Pequim e separados por algumas centenas de metros. Muitos dos estudantes foram surpreendidos pela presença do sofisticado carrinho na biblioteca.
A empresa já adiantou pormenores sobre o processo de entregas por robôs:
É enviada uma mensagem através do aplicativo JD.com, SMS ou e-mail que informa os destinatários do processo de entrega.
Nesta mensagem está incluso um código que é depois utilizado para abrir o robô.
A segurança dos robôs è garantida por um complexo sistema de câmeras e sensores que foram treinados para evitarem pessoas e veículos.
No caso de detetar uma eventual rota de colisão é capaz de parar a 3 metros de um destes obstáculos. Pode ainda subir rampas com até 25º de aclive.
O novo método de entregas por robôs da JD.com está a ser testado nas universidades Tsinghua, Zhejiang, e Chang’an, entre outras.
Cada robô consegue carregar cinco volumes de cada vez e pode realizar entre 10 a 20 entregas no máximo por dia.
Para breve haverá uma atualização de software que a JD.com vai operar nos seus robôs e que permitirá reconhecer o rosto dos destinatários.
Fonte: Mydrivers
Créditos: André Torres