- Novo serviço na nuvem permite que usuários corporativos façam chamadas de voz, vídeos e chats, que podem ser compartilhados instantaneamente com sua comunidade de negócios
- O aplicativo Alcatel-Lucent Rainbow é oferecido gratuitamente no site www.openrainbow.com
A ALE, que opera sob a marca Alcatel-Lucent Enterprise, lança hoje o Alcatel-Lucent Rainbow™, uma inovadora plataforma baseada na nuvem para gerenciar relacionamento, que conecta usuários, contatos e sistemas corporativos. Com o Rainbow, os funcionários podem ser mais colaborativos e produtivos, ultrapassando as fronteiras corporativas.
O Rainbow oferece um conjunto de serviços baseados na nuvem, implementados como uma solução de sobreposição com recursos avançados e capacidades colaborativas essenciais, que são fáceis de implantar e adotar tanto por usuários quanto por empresas, independentemente de seus sistemas de comunicações já existentes.
A primeira versão, Rainbow Essential, já está disponível como uma oferta freemium UCaaS (oferta gratuita de Comunicações Unificadas como Serviço). As capacidades incluídas na plataforma são gerenciamento de contatos, presença, mensagens instantâneas, chamadas de áudio e vídeo, compartilhamento de tela e de arquivos. Ela opera por meio de um aplicativo em desktops e smartphones e está disponível gratuitamente para qualquer pessoa, bastando registrar-se no sitewww.openrainbow.com.
O Rainbow Essential também incorpora uma abordagem híbrida com a plataforma de comunicação Alcatel-Lucent Enterprise e de terceiros (Q2’17) para fornecer proteção de investimentos e serviços avançados para centenas de milhões de usuários de sistemas de comunicação instalados fisicamente em suas empresas. A integração entre o Rainbow e os sistemas de comunicações inclui capacidades adicionais como presença de telefonia, federação de sistemas de telefonia multissite e controle de chamadas.
O modelo de oferta Premium Rainbow estará disponível em 2017 por meio da extensa rede de parceiros de negócios da Alcatel-Lucent Enterprise, e fornecerá serviços adicionais aos usuários (conferências multiparty), serviços adicionais para administradores (gestão de usuários, backup, integração de diretórios) e serviços adicionais de integração de PABX (controle de chamadas avançado).
Como uma Plataforma de Comunicação como Serviço (CPaaS), a arquitetura aberta do Rainbow oferece um conjunto de serviços que se integram com aplicativos e processos de negócios de terceiros. A ALE está gerando APIs abertas para que os desenvolvedores possam criar aplicativos e recursos personalizados, especialmente para mercados verticais-chave onde aplicativos agregam valor à adoção de tecnologia por parte dos clientes. Por exemplo, aplicativos de bancos para dispositivos móveis podem ser enriquecidos com recursos de chat do Rainbow. No setor público, as agências podem se tornar mais próximas das pessoas conectando-se instantaneamente com elas, e as plataformas de aeroportos podem utilizar o Rainbow para manter os passageiros informados.
“Os recursos e benefícios do Rainbow estão alinhados com tudo aquilo de que as empresas precisam quando se trata de ferramentas de colaboração no local de trabalho. Sua arquitetura aberta ajudará o Rainbow a oferecer mais benefícios às empresas em setores específicos e ajudará a aumentar sua adoção”, afirma Bill Haskins, da Wainhouse Research.
Segundo Nicolas Brunel, vice-presidente executivo da Divisão de Negócios de Comunicações da ALE, “o Rainbow oferece aos funcionários uma forma inovadora de se engajar espontaneamente com toda a sua comunidade de negócios, enquanto os gerentes de TI se beneficiam não só de um aplicativo cuja implantação pode ser feita com um único clique, mas também da redução de custos com telecomunicações”. “Isso ajudará a transformação digital dos negócios com modelos financeiros inovadores e modelos de negócios baseados no consumo necessários na nova economia ‘as a service’.”