Home / Palestras & Eventos / Segunda edição de curso online sobre cidades sustentáveis do BID já conta com mais de 5.000 participantes 

Segunda edição de curso online sobre cidades sustentáveis do BID já conta com mais de 5.000 participantes 

O MOOC, gratuito via plataforma digital edX, permanece com inscrições abertas até 31 de outubro.

O MOOC, gratuito via plataforma digital edX, permanece com inscrições abertas até 31 de outubro.

 

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) iniciou em 27 de setembro o curso Liderando o Desenvolvimento Sustentável das Cidades por meio de seu espaço na plataforma digital edX, fundada pela Universidade de Harvard e pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Já em sua primeira semana, o curso obteve 4.794 inscrições. A expectativa é que esse número aumente até o dia 31 de outubro, data limite para inscrições para quem deseja obter o certificado, superando o número total de participantes de sua primeira edição, ocorrida em 2015, quando participaram 5.500 pessoas.

O curso se destina a gestores públicos que atuam nas áreas fiscais, de planejamento urbano, transporte e mobilidade e de demais áreas da administração pública dos três níveis de governo; profissionais e técnicos da área dos setores públicos e privados, estudantes, professores e pós-graduandos.

“Ter a oportunidade de aprofundar e ampliar o conhecimento relacionado ao desenvolvimento sustentável nos centros urbanos é um dos desafios do curso. Se após sua conclusão as pessoas andarem pela cidade olhando-a de uma forma diferente, e se sentindo mais abertos a entendê-la, então, teremos atingido nosso objetivo”, explica Márcia Casseb, Especialista Sênior em Desenvolvimento Urbano e Saneamento da Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano do BID e instrutora do curso Liderando o Desenvolvimento Sustentável das Cidades.

Durante as 6 semanas de duração do curso, os estudantes vão aprofundar seus conhecimentos sobre os principais desafios encontrados no desenvolvimento sustentável de centro urbanos. São eles:

  • Desafio econômico fiscal: gestão de finanças subnacionais e o desenvolvimento produtivo;
  • Desafio urbano: planejamento urbano e organização territorial, transporte e espaços públicos;
  • Desafio ambiental: mudança climática, gestão de resíduos, gestão da água e qualidade do ar
  • Desafio institucional e de governabilidade: acompanhamento, monitoramento e avaliação, participação e segurança cidadã;

Os conteúdos das aulas ficarão disponíveis até o dia 8 de novembro, e em todos os temas serão utilizados recursos em vídeo e material didático especializado, com conteúdos de mais de 30 especialistas brasileiros e internacionais em português, atividades de conhecimento, exemplos de experiências na região, fóruns de discussão, bibliografia atualizada e casos variados acompanhados de exercícios práticos e empíricos.

Em 2015, o BID realizou o primeiro MOOC em português com o tema “Liderando o Desenvolvimento Sustentável das Cidades” e teve um total de cinco mil e quinhentos participantes de 54 países, sendo 90% do Brasil. O conteúdo do curso, todo em Português, permanecerá disponível na plataforma edX durante todo o período das seis semanas.

O BID

O Banco Interamericano de Desenvolvimento tem como missão melhorar vidas. Criado em 1959, o BID é uma das principais fontes de financiamento de longo prazo para o desenvolvimento econômico, social e institucional da América Latina e o Caribe. O BID também realiza projetos de pesquisas de vanguarda e oferece assessoria sobre políticas, assistência técnica e capacitação a clientes públicos e privados em toda a região.

Plataforma edX

Desde 2014 o BID se associou à plataforma edX, empresa sem fins lucrativos de aprendizagem on-line fundada pela Universidade de Harvard e pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que oferece cursos on line de mais de 40 universidades. O BID foi a primeira organização especializada na América Latina e no Caribe a criar cursos através da plataforma e também é o responsável pelo seu primeiro curso em português.

Serviço

O que: MOOC Liderando o Desenvolvimento Sustentável das Cidades

Data de início: 27 de setembro

Custo: Gratuito – Para aqueles que desejam obter o certificado verificado, o custo é de US$ 25.00

Duração: seis semanas

Inscrições:http://ow.ly/gsWS304mnNO

Dúvidas:[email protected]

Mais Informações

Janaina Goulart – [email protected]

Links

ICES:http://ow.ly/mAuX304moch

300x250

About Agência Canal Veiculação

Função: Agências e Canais Cadastrados | Sobre o autor: Material veiculado através da mídia parceira e canal associado. O OverBR não se responsabiliza pela veracidade do conteúdo deste artigo ou canal quando não certificado e acompanhado devidamente da Fonte ou Agência Publicitária, bem como a assinatura do seu Autor. Qualquer divergência de conteúdo ou Autoria, procure imediatamente nossa Redação.

2 comments

  1. Undeniably believe that which you said. Your favorite justification seemed to be on the net
    the easiest thing to be aware of. I say to you, I definitely get
    annoyed while people think about worries that they just don’t know
    about. You managed to hit the nail upon the top as well as defined out the
    whole thing without having side-effects , people could take a signal.

    Will probably be back to get more. Thanks

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*