Home Parcerias Trivale Tecnologia e Inatel são parceiras em 5G

Trivale Tecnologia e Inatel são parceiras em 5G

por Paulo Fernandes Maciel

Inatel fecha parceria com Trivale Tecnologia e transfere solução 5G para o mercado de redes privativas

O Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel e a startup Trivale Tecnologia anunciam parceria para o desenvolvimento e comercialização de uma solução de comunicação móvel celular 5G privativa na faixa de frequência de 700 MHz. Este projeto, que conta com apoio da EMBRAPII e Sebrae, visa transformar o cenário de conectividade no Brasil em diferentes verticais do mercado.

Transferência de tecnologia do Inatel para a Startup Trivale Tecnologia tem apoio da EMBRAPII e Sebrae e provê rede dedicada de conectividade de alta performance, com autonomia e confiabilidade

A solução foco da parceria Inatel e Trivale Tecnologia foi projetada para oferecer conectividade privativa e de alta confiabilidade. Durante o desenvolvimento ao longo três anos, o projeto teve o apoio da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e Ministério de Ciências, Tecnologia e Inovações (MCTI).

A solução é capaz de prover a criação de uma rede móvel privativa, ideal para demandas que exigem desempenho, confiabilidade, escalabilidade, e baixo custo, em uma faixa de frequência específica, sendo possível habilitar aplicações em localidades onde pode não haver cobertura de sinal das operadoras convencionais ou em clientes que desejam criar sua própria rede de conectividade.

5G Inatel

Tríplice hélice


“Esse é um projeto que passou por todo o processo de inovação envolvendo a tríplice hélice; instituição de ensino e pesquisa, governo e órgãos de fomento e agora a transferência para o mercado. O objetivo é sempre conectar as demandas do mercado com as tecnologias desenvolvidas no Inatel e seus profissionais”, destaca o diretor do Inatel, Carlos Nazareth Motta Marins.


O Inatel e a Trivale Tecnologia entregarão ao mercado um produto robusto, pronto para ser lançado no início de 2025.

A Trivale Tecnologia será responsável pela comercialização da solução, e focará a sua aplicação em ambientes onde a automação e a segurança são essenciais. A startup, que possui uma vasta experiência no setor de óleo e gás, está posicionada para expandir suas operações para novos mercados, como agricultura, mineração, indústrias, cidades inteligentes e nas utilities em geral.

Expertise em òleo e Gás

“A Trivale tem um histórico sólido de trabalho com empresas de petróleo e vê na conectividade privativa 5G uma oportunidade para atender à demanda crescente por automação e controle em diversos setores, com o apoio de nossa startup durante todo o processo. A conectividade 5G integrada com os dispositivos IoT transforma tudo, é uma inovação para o mercado”, afirma Guilherme Capistrano Cunha, Founder da Trivale Tecnologia.

Trivale Tecnologia
Inatel Trivale Tecnologia – (créditos da imagem: teletime.com.br)

O porquê do 5G


A escolha pela tecnologia 5G é justificada por uma série de vantagens, incluindo maior taxa de transmissão, menor latência, maior confiabilidade e com a utilização de uma rede dedicada privativa, as empresas podem ter mais autonomia para suas operações. “Estamos animados com a oportunidade de trazer essa tecnologia de ponta para o mercado, aproveitando nossa experiência e o apoio desse ecossistema de inovação”, completa o executivo da startup, que também se associou ao xGMobile – Centro de Competência EMBRAPII Inatel em Redes 5G e 6G, visando acompanhar o desenvolvimento das redes móveis de comunicações para novas soluções de conectividade.

Sobre o Inatel


O Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel, fundado em 1965, é um centro de referência em ensino, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias. Localizado em Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas Gerais, foi a primeira instituição de ensino superior de Engenharia de Telecomunicações do Brasil e, atualmente, oferece sete cursos de graduação, além de pós-graduação lato sensu, cursos a distância e Mestrado e Doutorado em Telecomunicações.
Além de formar profissionais, o Instituto facilita a transferência de tecnologia para o mercado e mantém parcerias estratégicas com empresas de tecnologia nacionais e multinacionais, além de órgãos como os Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde 2016, é a unidade EMBRAPII, responsável por apoiar o desenvolvimento e a inovação no Brasil e, em 2023, foi anunciado como Centro de Competência EMBRAPII Inatel em Redes 5G e 6G.

Para mais informações, visite o site.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações