Home Educação Sportheca e DIO lançam programa de bolsas para tech e esportes

Sportheca e DIO lançam programa de bolsas para tech e esportes

por Paulo Fernandes Maciel

DIO e Sportheca lançam programa com 1 milhão de bolsas de estudo em tech e esportes


Alinhados com as iniciativas de democratização educacional da UNESCO, até 2030, a DIO e a Sportheca lançarão bootcamps para outros países, oferecendo cursos em Espanhol, Inglês e até Árabe.
A DIO, plataforma líder em educação tecnológica, anuncia a assinatura de um termo de compromisso – MOU (Memorandum of Understanding), com a Fábrica de Startups Sportheca, para a concessão de 1 milhão de bolsas de estudo para capacitação em tecnologia, até 2030. O anúncio foi feito durante a 3ª edição do Prêmio Global Workforce Transformation, o GWT Awards, o principal prêmio da transformação da educação e empregabilidade tech, promovido pela DIO na segunda (28/10), no Cubo Itaú, em São Paulo.

Sporthecav

Setor de entretenimento

Segundo Iglá Generoso, CEO da DIO, o mercado esportivo tem uma necessidade muito grande de profissionais de tecnologia preparados para engenharia de dados e inteligência artificial. Para saber, por exemplo, qual foi a performance do jogador, quanto ele gastou de oxigênio, quanto ele correu e assim por diante. Além disso, na área de entretenimento, existe o desenvolvimento de aplicativos, website, e outras tecnologias para ajudar os fãs. Então o setor carece de desenvolvedores especializados.

“Nesta parceria com a Sportheca, iremos oferecer 1 milhão de bolsas de estudos para a formação em tech, até 2030. Tudo isso alinhado com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, principalmente educação de qualidade e trabalho digno, para formar talentos para o mercado esportivo, tanto de entretenimento quanto também de performance, e o primeiro bootcamp já tem data para acontecer, vai ser em abril de 2025, serão 50 mil bolsas”, antecipa Iglá.

Para Eduardo Tega, fundador e Chief Strategy Officer da Sportheca, a assinatura do MOU é uma junção oportuna de uma reconhecida plataforma de impacto através da educação – a DIO – com uma empresa que vem se posicionando, nos últimos 5 anos, como uma fábrica de startups.

Para ele, essa parceria permite que, juntos, esporte e educação, possam criar uma abordagem muito impactante para os jovens, que sonham em trabalhar no esporte, com inovação e tecnologia, mas que precisam de ajuda.

“A partir das ferramentas que os jovens vão aprender a utilizar nesses bootcamps, eles poderão empreender e ocupar o espaço que hoje os clubes e as entidades esportivas não conseguem dominar sozinhas, gerando as soluções necessárias. Esse movimento pode acelerar o grau de empreendedorismo no esporte, com precisa muito de gente preparada para desenvolver e aplicar AI nos processos do esporte, que geram muitos dados por vezes desperdiçados. Com o devido programa e com as ferramentas apropriadas, essas pessoas podem ser agentes de transformação dessa indústria do esporte e do entretenimento”, explica Tega.

Sobre parcerias da Sportheca

Essa não é a primeira parceria da Sportheca com a DIO. Anteriormente, as startups promoveram juntas um bootcamp com 20 mil bolsas. O projeto atual, no entanto, é muito mais amplo. “Agora estamos bem mais ambiciosos. Alinhados com a agenda 2030 do Pacto Global da ONU e com as iniciativas de democratização educacional da UNESCO, esperamos levar esses bootcamps para os países de língua portuguesa, mas também em espanhol, em inglês e muito possivelmente em árabe, alcançando 1 milhão de pessoas que sonham em se aproximar do esporte, e especialmente do futebol, com tecnologia e inovação. Pois, além do mercado brasileiro, muitos outros mercados carecem dessa matéria-prima super necessária que é o profissional qualificado para trabalhar com esporte e tecnologia”, finaliza Tega.

Sobre a DIO


Fundada em 2018, a DIO é a maior plataforma gratuita de educação e empregabilidade tech do mundo impulsionada por inteligência artificial e tem o propósito de democratizar o conhecimento de tecnologia e as oportunidades das empresas mais inovadoras do mundo, promovendo transformações sociais e empoderando mais de 300 milhões de pessoas até 2030. Junto com mais de 260 empresas e organizações, distribuiu 3 milhões de bolsas de estudo para 1.5 milhão de estudantes e profissionais de tecnologia, ultrapassando a marca de 50.000 talentos conectados com oportunidades em empresas no Brasil, USA, Europa e Oriente Médio.

Sobre a Sportheca


A Sportheca é uma fábrica de startups, criando startups a partir de soluções tecnológicas com o objetivo de garantir negócios com visão de futuro para o mercado do sportainment. Fundada em 2019 pelos empreendedores Eduardo Tega, Gustavo Verginelli e Fabio Scripilliti e mais recentemente reforçada com Marcelo Nicolau. A Sportheca tem negócios no Brasil, na Espanha, na Romênia e nos Estados Unidos. Desde seu funcionamento, já foram criadas a OneFan, a SportsMatch, a SMPlay e a MatchParty. Em São Paulo, sua base opera dentro do Campus de Inovação da Sportheca, no bairro de Pinheiros, onde materializa o conceito de startup studio em um espaço que reúne players do setor.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações