Home Startup Prevenção de catástrofes climáticas será tema de hackathon

Prevenção de catástrofes climáticas será tema de hackathon

por Paulo Fernandes Maciel

Startup Academy realizará hackathon para buscar soluções tecnológicas para prevenção de catástrofes climáticas


Com o título “Soluções Inovadoras para Prevenir os Desastres Climáticos e Mitigar os Efeitos das Inundações”, o evento hackathon idealizado pela edtech foca em prevenções de catástrofes
acontecerá na próxima quinta-feira dia 23 de maio de forma on-line e as inscrições já estão abertas para startups de todo o país e do exterior
Mais de 2 milhões de pessoas foram afetadas pela enchente no Rio Grande do Sul. Das 497 cidades gaúchas, 447 já foram atingidas. Pelo menos 80 mil pessoas estão em abrigos por todo o estado. Esses números dão a dimensão do desastre climático em andamento. Diante desse cenário, a Startup Academy quer mobilizar o ecossistema de inovação e tecnologia.

 prevenção de catástrofes

O tema é prevenção de catástrofes climáticas


Por isso, na quinta-feira, dia 23 de maio, reunirá o maior número de pessoas que queiram colaborar em estratégias para tomadas de ação para prevenção de catástrofes climáticas, desde a prevenção até a reconstrução das comunidades afetadas. Trata-se de um hackathon, um evento on-line para construção conjunta dessas iniciativas. Com o título “Soluções Inovadoras para Prevenir os Desastres Climáticos e Mitigar os Efeitos das Inundações”, o hackathon já está com inscrições abertas.


“Em meio a esta tragédia, de tantas demandas, tantas pessoas precisando do mínimo para sobreviver, a mobilização do nosso ecossistema e seus recursos é o que nos compete fazer. Assim, podemos ajudar, usando nossa expertise, ferramentas e instrumentos neste momento de extrema necessidade. O hackathon é uma maneira de juntarmos nossos conhecimentos e nossa força de vontade para auxiliar tantas vítimas do estado gaúcho. Sempre que somamos esforços algo grandioso surge; esse é nosso objetivo e meta”, explica Juliana Suzin, cofundadora e CEO da Startup Academy.


O convite para a ação vem acompanhado de um manifesto, assinado pela edtech. No texto (abaixo na íntegra), a Startup Academy apoia-se nos princípios que guiam a sua criação, como o conhecimento e a mentalidade empreendedora.
Para participar do hackathon, basta preencher o formulário on-line, até o dia 22 deste mês, pelo link: https://bit.ly/startupacademyhackathon.


Manifesto Startup Academy


O Rio Grande do Sul enfrenta uma das maiores tragédias de sua história. Catástrofes naturais como estas impactam a vida de milhares de cidadãos, resultando em perdas irreparáveis de vidas e degradação social e econômica.
E isso não é uma realidade apenas do território gaúcho. Como esquecer as tragédias de Petrópolis, Manaus, Brumadinho e até mesmo o Katrina, furacão que devastou New Orleans, nos Estados Unidos?

O caminho de retomada não será rápido, nem simples. Precisaremos de coragem. Mas, vamos chegar lá! O momento é de ação para construirmos respostas de emergência em ambientes desafiadores.
Para isso, apostamos nos princípios que nos guiam, como o conhecimento e a potência da mentalidade empreendedora como forças capazes de gerar movimento, colaboração e transformação.


Precisamos de pessoas, ideias, inteligência de dados e novas tecnologias para desenvolvermos soluções capazes de prever, monitorar, mitigar e reconstruir as comunidades afetadas por esses desastres climáticos.
Este manifesto é um chamado para um amplo movimento nacional que irá envolver empresas, pesquisadores, empreendedores, startups, hubs de inovação e outros atores interessados em contribuir para evitarmos que essas tragédias voltem a acontecer nessas proporções.
Vamos todos juntos. O momento é agora! Junte-se a nós nesta mobilização.


Sobre a Startup Academy

A Startup Academy é uma edtech cofundada por líderes com mais de 20 anos de experiência nas áreas de educação, gestão, empreendedorismo e inovação. São eles Susana Kakuta, Juliana Suzin, Alsones Balestrin, além da Atitus Educação. A edtech propõe-se a oferecer cursos de educação superior ágeis, com metodologia de ensino inovadora, orientados à criação e desenvolvimento de startups, aliando multiaprendizagem e imersões em ecossistemas de inovação. A proposta é de que, em apenas dois anos, o aluno terá o diploma de Ensino Superior e uma startup certificada e pronta para escalar no mercado. É a primeira graduação brasileira focada na criação de startups e que oferece aos alunos mais de quatro mil cursos extras, em português, a partir de uma parceria com a plataforma global Coursera.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações