Agtech Cromai é a startup mais inovadora no Desafio Arena Agritechs 2024 da Tecnoshow Comigo
A agtech Cromai foi a vencedora do Desafio Arena Agritehcs 2024 – uma parceria entre Senar Goiás, Hub Campo Lab e Tecnoshow Comigo – sendo escolhida pelos jurados como a startup mais inovadora. A premiação aconteceu na última quarta-feira (10), durante a Tecnoshow Comigo, em Rio Verde (GO).
Henrique Del Papa, COO da Cromai, apresentou a tecnologia avançada desenvolvida pela startup, pioneira em deep learning com visão computacional na agricultura e com algoritmos proprietários em inteligência artificial. “Nossas soluções geram em torno de 60% de economia com retorno de mais cinco vezes o seu investimento.”
Também venceu a competição de startups do South Summit Brasil 2024
O prêmio veio poucas semanas depois da Cromai ter vencido a competição de startups do South Summit Brazil 2024, onde mais de 2 mil startups de 80 países se inscreveram no desafio. Com isso, a empresa se mantém como a startup especializada em agronegócio mais premiada nos últimos ano.
Além desses prêmios, a agtech ganhou recentemente as seguintes competições:
Embrapa Soja Open Innovation;
Prêmio Agrishow Startups 2023;
KPMG – Top 10 Programa Global Tech inovador 2023;
100 Startups to Watch – Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios 2023;
Agrobit 2023, foi escolhida como uma das duas startups brasileiras para estar na COP28, em Dubai, pela Gov Tech Global Alliance e eleita uma das sete startups mais promissoras em IA da América Latina em 2024, pela Distrito.
Tecnologias Cromai
A principal tecnologia desenvolvida pela agtech Cromai detecta e classifica padrões de imagens coletadas por drones em campo para verificação de plantas daninhas, utilizando inteligência artificial. Dessa forma, os produtores conseguem fazer a pulverização de defensivos de forma precisa e localizada, proporcionando uma redução média de 65% no uso de herbicidas.
Os diagnósticos e a inteligência da Cromai permitem ainda o aumento da produtividade e da sustentabilidade nas culturas, por meio de um controle mais efetivo de plantas invasoras, redução do tempo de tratores em campo, e sua consequente queda no consumo de combustível e emissão de gás carbônico. Além disso, a startup disponibiliza outras soluções de IA como detecção de impurezas vegetais nos carregamentos de cana-de-açúcar.