O movimento das startups acontece mundialmente há mais de 15 anos e explodiu no Brasil nos últimos três anos. O cenário econômico atual aliado ao aumento do desemprego propiciam que as pessoas busquem alternativas para sobreviver no mercado de trabalho, cada vez mais disputado, e favorece o espírito criativo para quem procura fazer diferença e ter vantagem competitiva diante da concorrência. Por isso, reunimos uma lista com seis startups de sucesso criadas em 2006 que podem servir de inspiração.
Eventbrite
Plataforma líder global em tecnologia para eventos fundada pelo casal empreendedor norte-americano Kevin e Julia Hartz, e pelo atual diretor de tecnologia da empresa, Renaud Visage. A Eventbrite já processou mais de US$ 5 bilhões em venda de ingressos brutos desde seu lançamento e ajuda a potencializar mais de dois milhões de eventos ao redor do mundo todos os anos. Com sede em São Francisco, a Eventbrite possui escritórios em 8 países e está presente no Brasil desde 2013, após a compra da argentina Eventioz. Milhares de organizadores de eventos utilizam a plataforma para impulsionar vendas de ingressos, promover e gerenciar eventos e analisar resultados. A Eventbrite também funciona como uma vitrine de eventos para os participantes que buscam garantir seus ingressos de forma rápida e com segurança. De festivais a aulas de pilates, é possível encontrar uma variedade enorme de eventos para todos os gostos e estilos.
Spotify
Um dos serviços pioneiros em streaming de música, o aplicativo foi desenvolvido em Estocolmo, na Suécia. Líder mundial do setor, concorre com Deezer, Napster, Rdio, entre outros. O catálogo contém mais de 30 milhões de músicas, playlists completas e 10 milhões de usuários ativos em mais de 15 países. A versão gratuita inclui anúncios e só permite a utilização da plataforma online. A versão paga permite acesso a todos os recursos do app online e offline, sem anúncios, em qualquer dispositivo.
OLX
A startup criada pelo argentino Alec Oxenford em 2006 chegou no Brasil em 2010 e desembarcou por aqui com o objetivo de criar a cultura de compra e venda de produtos usados. Conhecida pelo seu popular slogan ‘desapega’, a OLX atua em 118 países. Em 2015, juntou-se ao concorrente Bom Negócio e hoje a empresa é operada pelo grupo sul-africano Naspers, também dono do Buscapé e acionista da Editora Abril.
Buzzfeed
Site de mídia norte-americano que aposta no formato de listas para oferecer conteúdo aos leitores. Criado em Nova York, o site cresceu mundialmente e foi lançado no Brasil em 2013. A variedade dos temas abordados têm sido expandida e o veículo demonstra rapidez na cobertura de acontecimentos recentes, principalmente sobre política, repercutindo a reação dos internautas na web. O Buzzfeed está entre os 120 sites mais acessados no mundo e o 37º nos Estados Unidos.
Hubspot
Companhia de marketing que auxilia empresas em vendas utilizando os conceitos de inbound marketing. Fundada em Massachusetts (EUA) por Brian Halligan e Dharmesh Shah, a Hubspot possui mais de 20 mil clientes em 90 países. A empresa aposta fortemente em uma cultura organizacional que seja atrativa para recrutar os melhores candidatos.
Cresça Brasil
Empresa de cursos de capacitação à distância. Criada pelo brasileiro Denis Engel, a startup foi vendida para o grupo UOL em 2013 e desde então faz parte da holding UOL Educação. A empresa possui parcerias com as maiores redes varejistas do país e possui mais de 2 mil cursos online em seu portfólio.
Sobre a Eventbrite
A Eventbrite é a plataforma líder global em tecnologia para eventos. A empresa já processou mais de US$ 5 bilhões em venda de ingressos brutos desde seu lançamento, em 2006, e ajuda a potencializar mais de 2 milhões de eventos ao redor do mundo todos os anos. Criada com foco em confiabilidade e escala, a plataforma atende milhares de organizadores de eventos, incluindo Social Media Week São Paulo, Usina Universitária, LinkedIn, entre outros. Milhares de organizadores utilizam a Eventbrite para ajudá-los a impulsionar suas vendas de ingressos, promover e gerenciar eventos e analisar resultados por meio de múltiplos canais de vendas: web, mobile, pontos de vendas, e-mail marketing e redes sociais. Milhões de participantes de eventos também utilizam a Eventbrite todos os anos para descobrir uma ampla variedade de eventos, e garantir seus ingressos em uma plataforma segura e fácil de usar – de aulas de fotografia e corridas de obstáculos a grandes shows e festivais que reúnem milhares de pessoas. Fundada em 2006 e sediada em São Francisco, a empresa possui escritórios em 8 países e processa ingressos em mais de 180 países. Entre seus investidores estão Sequoia Capital, Tiger Global e T. Rowe Price.