Home Palestras & Eventos 4 startups irão ao SXSW com tudo pago

4 startups irão ao SXSW com tudo pago

por Paulo Fernandes Maciel

SXSW: conheça as quatro startups brasileiras selecionadas para ir ao festival com tudo pago

As startups Aprix e Planton, do Rio Grande do Sul, Abstra, do Rio de Janeiro, e Drome, da Bahia, foram selecionadas para ir com tudo pago ao SXSW, o festival South by Southwest, no Texas, em março do ano que vem. A seleção é resultado da campanha Let’s Go To SXSW, promovida pelo segundo ano consecutivo pelo Instituto Caldeira, pela Dell Technologies e pela Intel, e aberta a startups de todo o Brasil.

A campanha Let’s Go To SXSW é uma parceria entre o Instituto Caldeira, a Dell Technologies e a Intel

Um dos principais e mais cobiçados eventos de inovação do mundo, o SXSW é conhecido por suas conferências que celebram a convergência entre tecnologia, educação e cultura. Em 2025, o festival acontece entre os dias 7 e 15 de março.

De todas as startups inscritas online, 20 foram selecionadas pelo Instituto Caldeira, hub de inovação localizado em Porto Alegre (RS), para participar do Pitch Competition, realizado no último dia 13: cada startup teve quatro minutos para apresentar seu pitch para uma banca avaliadora, formada por Carolina Cavalheiro (Instituto Caldeira), Marcelo Hoffmann (ABSeed Ventures), Marcelo Pereira (Dell Technologies), e Marta Saft (Thoughtworks).

No final, as startups foram escolhidas com base nos critérios de Escalabilidade (que leva em conta, por exemplo, se o modelo de negócios permite crescimento exponencial sem a necessidade de aumentar os custos proporcionalmente, e se o mercado alvo potencial é grande o suficiente para crescimento em escala), Impacto potencial (que avalia se a empresa soluciona um problema importante para outros negócios do segmento, e se contribui para a transformação digital do setor e traz melhorias em competitividade, custo e qualidade para seus clientes), Tecnologia (que analisa se a startup tem tecnologias próprias significativas que a diferenciam dos concorrentes e avalia a robustez da arquitetura tecnológica e a segurança dos dados), e Time (avaliando a experiência e as competências do time fundador e da equipe executiva, a complementaridade das habilidades dentro do time de founders, e o histórico de realizações passadas dos membros-chave da equipe).

SXSW
Pitch no SXSW (Imagem: Instituto Caldeira)


O representante de cada startup vai receber passagem aérea de ida e volta (saindo de qualquer localização no Brasil), transporte do aeroporto para o hotel e vice-versa, hospedagem, ingresso para o SXSW, e ajuda de custo para alimentação. Faz parte da programação da viagem uma visita ao headquarter da Dell, para relacionamento com os executivos e contato com o que há de mais recente nas soluções tecnológicas da marca.

O embarque está marcado para o dia 6 de março de 2025.

Conheça abaixo as quatro startups selecionadas:

Abstra (RJ)


A Abstra simplifica a criação de workflows automatizados com Python, conectando dados e sistemas para otimizar processos de negócios, sem a necessidade de equipes de TI. A startup utiliza inteligência artificial para tornar o desenvolvimento de soluções digitais mais acessível e eficiente: com o Smart Console, a Abstra possibilita que usuários construam códigos rapidamente, empoderando pessoas a atuarem como verdadeiros desenvolvedores de software. O Abstra.AI é capaz de ler e interpretar qualquer tipo de arquivo, facilitando a implementação de features complexas de forma simples e intuitiva. Essas inovações possibilitam que os clientes automatizem e otimizem processos de modo mais ágil e eficaz.

Aprix (RS)


A Aprix é especialista em resolver problemas complexos de precificação com alto volume de dados, usando inteligência artificial, e auxiliando agentes de diferentes portes e setores a alcançar ganhos de eficiência. Especializada em gestão e otimização de preços, a startup desenvolveu algoritmos que transformam processos reativos em preditivos: a partir da captura e integração de múltiplas fontes de dados – como impostos, informações de PDV, preços de concorrentes, volume de vendas e custos internos -, a tecnologia da Aprix analisa o comportamento da demanda e a elasticidade de preços. Com uma verificação robusta de regras de negócio, a solução entrega maior eficiência operacional, reduz o tempo de processamento e resulta em uma vantagem competitiva.

DROME (BA)


O DROME previne desperdícios de insumos sensíveis à temperatura com IoT, IA e análise preditiva. Utilizando IA, a solução consegue predizer falhas em freezers de medicamentos e vacinas com base nos dados históricos; monitorando e gerenciando sensores e relatórios, garantindo segurança, eficiência, e a integridade dos produtos. Ao prevenir a deterioração de medicamentos, vacinas e alimentos por meio do monitoramento contínuo e preditivo, o DROME contribui para a redução significativa do desperdício de recursos valiosos, minimizando o impacto ambiental associado à produção e descarte desses insumos.

Planton (RS)


A Planton é uma cleantech com uma solução completa para gestão de emissões de carbono: desde os cálculos de inventário e pegada de carbono, até propostas de ações de descarbonização, tudo é entregue com base em uma solução de inteligência artificial que torna os processos mais rápidos, mais precisos, e com custo mais competitivo. A startup atua diretamente na frente de mudanças climáticas, medindo as emissões dos clientes, criando ações de mitigação e compensando emissões.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações