Home Parcerias Siemens e AWS juntas em inteligência artificial generativa

Siemens e AWS juntas em inteligência artificial generativa

por Paulo Fernandes Maciel

Siemens e AWS unem forças para democratizar a inteligência artificial generativa no desenvolvimento de software

A Siemens e AWS, a Amazon Web Services estão fortalecendo sua parceria e ajudando indústrias e empresas de todos os tamanhos a construir e escalar aplicativos de inteligência artificial (IA) generativa. Especialistas das áreas de engenharia, manufatura, logística, seguros e bancos poderão criar aplicativos e aprimorar os existentes com a mais avançada tecnologia de IA generativa. Para viabilizar isso, a Siemens está integrando o Amazon Bedrock – um serviço que oferece uma seleção de modelos de fundação de alto desempenho de empresas líderes em IA por meio de uma única API, juntamente com recursos de segurança, privacidade e IA responsável – ao Mendix, a principal plataforma de low-code que faz parte do portfólio Siemens Xcelerator.

Siemens integrará a Amazon Bedrock em sua plataforma Mendix de desenvolvimento de low-code, para permitir que clientes criem aplicativos e atualizem os existentes com o poder da inteligência artificial generativa.

Siemens e AWS
AWS – foto divulgação


A Siemens e AWS a Amazon Web Services (AWS) estão fortalecendo sua parceria para tornar a IA generativa facilmente acessível aos desenvolvedores de aplicativos em todo o ecossistema Siemens Xcelerator.

“Ao integrar o Amazon Bedrock em nossa plataforma de low-code, estamos democratizando a tecnologia de IA generativa e possibilitando que todos criem aplicativos que os clientes precisam para se tornar mais competitivos, resilientes e sustentáveis”, disse Roland Busch, CEO da Siemens. “Criar aplicativos mais inteligentes sem conhecimento em programação acelera a inovação e ajuda as empresas a suprir a escassez de mão de obra qualificada.”

Acesso às tecnologias avançadas de IA generativa do Amazon Bedrock ajudará clientes a acelerar a digitalização e a suprir escassez de mão de obra qualificada;

“Juntas, Siemens e AWS, estão habilitando empresas em todo o mundo a criar novas capacidades, soluções e valor com a IA generativa”, disse Adam Selipsky, CEO da AWS. “Essa parceria é fruto da nossa relação de dez anos com a Siemens, oferecendo aos clientes de todos os setores o ambiente flexível, personalizável e seguro que eles precisam para aproveitar novas oportunidades com a IA generativa.”

Com essa combinação, é possível escolher o modelo de IA generativa que melhor se adequa ao seu caso de uso específico e incorporar rapidamente e com segurança esse modelo em seus aplicativos. Isso tornará o desenvolvimento mais simples, rápido e eficiente. Anteriormente, quando os desenvolvedores queriam integrar modelos de IA generativa, precisavam obter credenciais de acesso e escrever código de função especializado. Com a nova integração Mendix-Amazon Bedrock, isso agora pode ser feito com apenas alguns cliques. As equipes podem criar aplicativos inteligentes e robustos para a indústria sem conhecimento dedicado em programação. Os usuários podem interagir com informações facilmente por meio de uma interface gráfica e a simplicidade de comandos de arrastar e soltar.

Siemens Sincenter Foto divulgação

Mendix é líder no setor de desenvolvimento de low-code, com 50 milhões de usuários finais e mais de 200 mil aplicativos utilizando AWS nos setores industriais, financeiros e outros.

Essa inovação permite aos clientes da Mendix aplicar a inteligência artificial generativa para impulsionar a produtividade em sua força de trabalho. Por exemplo, um trabalhador de fábrica pode encontrar documentação de máquinas mais rapidamente, gerando visualizações relevantes sem a necessidade de pesquisar manualmente um banco de dados, manuais e registros. Um engenheiro de produção também poderia usar a IA generativa para sugerir ajustes de máquinas para melhorar o rendimento e obter sugestões sobre ajustes de equipamentos, manutenção ou até mesmo peças sobressalentes para maximizar a produtividade de uma fábrica. Os clientes não precisam construir sua própria infraestrutura de IA e poderão aproveitar o poder dos dados de sua empresa com a mais alta segurança e privacidade, mantendo o controle total de seus dados.

A tecnologia de IA generativa pode potencializar aplicativos por meio de recursos como resumir e analisar documentos técnicos ou legais extensos, traduzir conteúdo para diferentes idiomas ou reconhecer imagens. Empresas financeiras podem integrar detecção automática de fraudes em seus softwares, enquanto os trabalhadores em uma fábrica de automóveis podem melhorar a qualidade com base na análise de IA de milhões de pontos de dados na linha de produção. Com acesso a uma variedade de modelos de fundação no Amazon Bedrock, os usuários podem selecionar facilmente o melhor modelo para sua tarefa específica e integrá-lo com apenas alguns cliques.

A colaboração amplia a parceria de longa data entre a Siemens e AWS para facilitar o uso eficiente de TI e de nuvem, tornando-a facilmente integrável em aplicativos e fluxos de trabalho de máquinas, e proporcionando uma experiência fluida.

Atualmente, mais de 50 milhões de usuários finais em todo o mundo trabalham com mais de 200 mil aplicativos construídos na plataforma de low-code da Mendix, disponível como parte do portfólio Siemens Xcelerator. Espera-se um crescimento substancial das plataformas de low-code nos próximos anos. Essa tecnologia permite que desenvolvedores criem aplicativos por meio de arrastar e soltar, com componentes reutilizáveis e blocos de construção de software, o que significa que eles podem desenvolver mais softwares, de forma mais rápida, e com equipes menores.

Amazon Bedrock

O Amazon Bedrock é um serviço totalmente gerenciado que oferece acesso fácil a uma escolha de modelos de linguagem de grandes líderes da indústria e outros modelos de fundação da AI21 Labs, Amazon, Anthropic, Cohere, Meta e Stability AI, juntamente com um amplo conjunto de capacidades que os clientes precisam para construir aplicativos de IA generativa — simplificando o desenvolvimento enquanto apoiam a privacidade e a segurança.

Os usuários também podem aplicar Guardrails para filtrar conteúdo indesejado, aderir a políticas de IA responsável ou ajustar seus modelos usando Bases de Conhecimento para Amazon Bedrock, a fim de fornecer informações contextuais a partir de fontes de dados privados e respostas mais relevantes, precisas e personalizadas. A integração Mendix-Amazon Bedrock complementa outros serviços de IA generativa da AWS, como o Amazon CodeWhisperer, um serviço alimentado por aprendizado de máquina (ML) que ajuda a melhorar a produtividade dos desenvolvedores, gerando recomendações de código com base nos comentários dos desenvolvedores em linguagem natural e em seu código. Juntos, os serviços ampliam os benefícios da IA generativa para desenvolvedores e usuários corporativos, independentemente de suas habilidades de programação.

Sobre a Siemens

A Siemens AG (Berlim e Munique) é uma empresa de tecnologia com foco na indústria, infraestrutura, transporte e saúde. De fábricas mais eficientes em termos de recursos, cadeias de suprimentos resilientes e edifícios e redes mais inteligentes, a transportes mais limpos e confortáveis, bem como cuidados com a saúde avançados, a empresa cria tecnologia com propósito agregando valor real para os clientes. Combinando os mundos real e digital, a Siemens capacita seus clientes a transformar seus setores e mercados, ajudando-os a transformar o dia a dia de bilhões de pessoas. A Siemens também possui uma participação majoritária na empresa de capital aberto Siemens Healthineers, fornecedora líder global de tecnologia médica que está moldando o futuro da saúde.
No ano fiscal de 2023, encerrado em 30 de setembro de 2023, o Grupo Siemens gerou receita de € 77,8 bilhões e lucro líquido de € 8,5 bilhões. Em 30 de setembro de 2023, a empresa contava com aproximadamente 320.000 funcionários em todo o mundo.

Mais informações estão disponíveis na internet aqui..

Siemens no Brasil

No Brasil, a Siemens iniciou suas primeiras atividades em 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em 1905, ocorria a fundação da empresa no País. Ao longo de sua história no Brasil, a Siemens contribuiu ativamente para a construção e para a modernização da infraestrutura. O Grupo Siemens é formado pela Siemens (Infraestrutura e Indústria), pela Siemens Healthineers e pela Siemens Mobility. Atualmente, o Grupo Siemens conta com quatro fábricas, cinco centros de Pesquisa e Desenvolvimento e cinco Centros de Distribuição espalhados por todo o território nacional.

Para mais informações acesse nosso website..

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações