SmartThings Energy é a pioneira na integração com a API da Tesla para aprimorar a experiência de energia em residências
A Samsung Electronics Co., Ltd. anunciou que estabeleceu uma integração de serviços com a Tesla, que será apresentada na CES® 2024. Essa integração conectará o SmartThings Energy aos produtos Tesla, incluindo a bateria doméstica Powerwall, o Inversor Solar, soluções de carregamento de conectores de parede e veículos elétricos (EVs). Possibilitada pelas APIs abertas[1] da Tesla, essa colaboração ampliará ainda mais o abrangente nível de conectividade oferecido pelo SmartThings Energy. Além disso, ela contribuirá significativamente para o objetivo final da Samsung de proporcionar experiências domésticas mais convenientes e integradas aos consumidores.
“Os clientes da Tesla Energy agora podem gerenciar e monitorar status de energia de suas residências não apenas por meio do aplicativo Tesla, mas também utilizando dispositivos SmartThings Energy e Samsung. Isso proporciona maior acesso e conectividade”, declarou Chanwoo Park, vice-presidente executivo e chefe da equipe de desenvolvimento de IoT do Device Platform Center na Samsung Electronics. “Essa nova parceria representa um marco significativo para a Samsung Electronics, ampliando a disponibilidade de nossa solução para além dos eletrodomésticos”.
A principal vantagem para os consumidores na colaboração entre a Samsung e a Tesla é a capacidade do SmartThings Energy de se integrar ao Tesla Powerwall, o Inversor Solar, soluções de carregamento de conectores de parede e veículos elétricos (EVs). Isso permite que o SmartThings Energy exiba informações relacionadas à produção, armazenamento e consumo de energia pelos usuários.
Além disso, os consumidores terão a capacidade de se preparar melhor para interrupções e cortes de energia, graças à habilidade do SmartThings Energy de sincronizar com a função “Storm Watch” do Powerwall no aplicativo Tesla. Isso significa que, em eventos climáticos extremos, como tufões ou fortes nevascas, os usuários podem receber alertas através do SmartThings em suas TVs e celulares Samsung conectados, além do aplicativo Tesla. Adicionalmente, os usuários têm a capacidade de ativar o Modo AI Energy antes e durante quedas de energia, permitindo a extensão da energia de reserva armazenada no Tesla Powerwall.
A integração da API Tesla pela Samsung reflete o compromisso contínuo em fazer avanços significativos no projeto Net Zero Home e aprimorar a experiência de diversos dispositivos para os usuários do SmartThings.
“Na Tesla, estamos empolgados em aprimorar a capacidade de nossos produtos para interagir com outros dispositivos e software inteligentes nas residências dos clientes. Recentemente, lançamos o FleetAPI, possibilitando que os desenvolvedores interajam com o Inversor Solar, soluções de carregamento de conectores de parede e nossos veículos. Estamos contentes que a Samsung tenha optado por ser uma das primeiras desenvolvedoras, dada sua posição de destaque na tecnologia de casas inteligentes para consumidores. Os clientes agora podem visualizar o status de conectividade à rede em vários dispositivos e controlar de maneira inteligente o consumo doméstico para otimizar o uso de energia do Powerwall quando estiverem desconectados da rede.” disse Drew Baglino, Tesla.
O SmartThings Energy conectado ao Tesla Powerwall será exibido pela primeira vez no estande da Samsung na CES® 2024. O serviço real está atualmente em fase de desenvolvimento, com previsão de lançamento no segundo trimestre de 2024.[2] Os recursos descritos acima estão sujeitos a alterações.