RNP escolhe Nokia e Q13 para modernizar rede brasileira de ensino e pesquisa para a era da IA
A RNP escolhe Nokia e Q13 para modernização da rede Ipê prevê entrega, a mais de quatro milhões de usuários, de uma infraestrutura de transporte mais segura e resiliente, preparada para evoluir para 800G.
A Nokia hoje anunciou que foi escolhida, junto com a Q13, para modernizar a rede Ipê, da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), a maior rede acadêmica da América Latina. A nova rede de transporte, segura, automatizada e de alta performance, vai conectar mais de quatro milhões de usuários e fortalecer a infraestrutura necessária para acelerar pesquisas baseadas em IA impulsionar descobertas científicas e fomentar a inovação digital pelo Brasil.
Conectividade de alta performance acelerará pesquisas impulsionadas por inteligência artificial, colaboração científica e a inovação digital em todo o Brasil, para melhorar o sistema a RNP escolhe Nokia e Q13.
A nova arquitetura visa a atender à crescente demanda por conectividade em data centers, por colaboração científica em larga escala, redes privadas sem fio e aplicações habilitadas por IA. Ela vai também acelerar a troca de dados entre universidades, centros de pesquisa e hubs de inovação, contribuindo para o avanço de pesquisas em áreas como saúde, ciências climáticas, biodiversidade e engenharia.
A modernização ampliará o acesso ao conhecimento, fortalecerá a inclusão digital e aprofundará a participação do Brasil na comunidade global de pesquisa. A RNP mantém conexão com mais de 125 redes acadêmicas em mais de 100 países e com circuitos de dados diretos às Américas, Europa e África, promovendo a colaboração internacional em pesquisa, educação e inovação.
“A rede Ipê é uma infraestrutura crucial para as comunidades de ensino e pesquisa do Brasil. À medida que cresce a demanda por IA e por pesquisas avançadas, precisamos de uma rede capaz de acompanhar essas exigências, conectando pessoas, instituições e ideias em todo o país. Essa modernização ajudará a ampliar o acesso ao conhecimento e a oferecer uma base digital mais sólida para o futuro do Brasil. Além disso, teremos, pela primeira vez, equipamentos de core, agregação, peering e borda de um mesmo fabricante na RNP, o que nos permitirá investir fortemente em automação”, disse o diretor-adjunto de Engenharia e Operações da RNP, Ari Frazão.

“A IA está transformando a forma como a pesquisa é realizada e como as comunidades científicas colaboram, trazendo novas demandas para as redes que as conectam. Em parceria com a RNP e a Q13, a Nokia está construindo a infraestrutura segura e de alto desempenho necessária para conectar a inteligência em todo o ecossistema de pesquisa e educação do Brasil. Com capacidade para atender às aplicações atuais e evoluir para 800G, a rede Ipê ajudará a transformar os avanços em IA e conectividade em novas possibilidades para a descoberta, a inovação e a sociedade.” disse Cássia Rinaldi, diretora de estratégia para Redes de Pesquisa e Educação da Nokia na América Latina.
Transporte
“Modernizar uma rede de transporte em nível nacional exige planejamento cuidadoso e execução impecável. Trabalhando em estreita colaboração com a RNP e a Nokia, vamos ajudar a garantir uma transição tranquila para uma rede Ipê mais resiliente e preparada para o futuro, em benefício das comunidades que dependem dela todos os dias”, disse Elinton Lazzuri, sócio e diretor-executivo da Q13.
O projeto prevê a entrega de 4.8 Tb/s em capacidade agregada e mais de 350 roteadores, criando uma rede de transporte escalável e pronta para evoluir para 800G. A Nokia traz sua expertise em core, agregação, peering e computação de borda, com suas plataformas 7750 Service Router e 7250 Interconnect Router, para implementação e migração lideradas pela Q13.
Multimídia, informações técnicas e notícias relacionadas
Página do produto: IP networks | Nokia.com
Página na web: Research and education networks | Nokia.com
Vídeo: The network behind Brazilian science
Sobre a RNP
A RNP é a rede brasileira para educação e pesquisa. Disponibiliza internet segura e de alta capacidade, serviços personalizados e promove projetos de inovação. Seu sistema inclui universidades, institutos educacionais e culturais, agências de pesquisa, hospitais de ensino, parques e polos tecnológicos, beneficiando quatro milhões de alunos, professores e pesquisadores. A RNP ajudou a trazer a internet para o Brasil e hoje sua rede chega a todas as unidades da federação. Também está conectada às demais redes de educação e pesquisa na América Latina, América do Norte, África, Europa, Ásia e Oceania por meio de cabos de fibra óptica terrestres e submarinos. A entidade é qualificada como Organização Social Federal.
Sobre a Q13
A Q13 é uma empresa especializada em soluções de tecnologia e transformação digital, atuando em projetos de infraestrutura, conectividade, segurança, observabilidade e inovação. Atua no apoio a organizações na modernização de seus ambientes tecnológicos e na construção de operações mais resilientes, seguras e preparadas para os desafios da economia digital.
Sobre a Nokia
A Nokia é líder global em infraestrutura de conectividade que impulsiona o superciclo da IA.
Criamos as redes que conectam inteligência, reunindo um portfólio completo de conectividade, com redes fixas, móveis, IP, ópticas, de core e para data centers. Com inovação integrada em IA e segurança desde a concepção, a Nokia entrega a infraestrutura confiável que permite operar em escala a IA e que leva a conectividade adiante, assegurando um mundo melhor.