ABB equipa planta de alumínio nos Estados Unidos com misturadores eletromagnéticos
Misturadores da empresa vão integrar megaprojeto de metalúrgica especializada em ligas especiais de alumínio para indústrias aeroespacial, automotiva e de eletrônicos
A empresa de automação ABB vai fornecer quatro misturadores eletromagnéticos usados na fundição de metais para equipar uma fábrica de ligas especiais de alumínio atualmente em construção nos Estados Unidos.
A encomenda
O pedido foi efetivado pela GNA Alutech, empresa do Grupo Ebner, que vai construir os altos-fornos da nova instalação, que deve produzir ligas especiais de alumínio com aplicações nas indústrias aeroespacial, automotiva e de componentes eletrônicos.
O comunicado das duas empresas não informa o proprietário da fundição. Apenas que se trata de uma empresa interessada em ampliar a atual capacidade produtiva de 325.000 toneladas anuais de alumínio, mirando oportunidades com o retorno de indústrias norte-americanas ao território do país e maior demanda por metais de reciclagem.
Otimização das operações dos fornos
A expectativa da ABB e da GNA Alutech é que os misturadores eletromagnéticos otimizem a operação dos altos-fornos. A partir das informações colhidas junto a uma base instalada de mais de 400 equipamentos da ABB em todo mundo, a empresa sustenta que os misturadores são capazes de elevar a produtividade de linhas siderúrgicas e metalúrgicas em até 25%, reduzir o uso de energia em 10% e a formação de escória dentro de altos-fornos em até 15%.
Ainda segundo o comunicado, os misturadores integrantes do pedido são de um modelo recentemente aprimorado e equipado com sistema de resfriamento à água, que permite operação a temperaturas mais baixas, evita desgastes de componentes, prolonga a vida útil de todo o conjunto e reduz a demanda por rotinas de manutenção.
“Os misturadores da ABB vão proporcionar a repetibilidade e a eficiência desejadas ao processo de fundição, com maior rendimento também. Otimizar e reduzir o uso de energia na fundição de alumínio são desafios que podem ser superados com tecnologias já disponíveis”, afirmou no texto Joel Hatfield, gerente de vendas local da ABB Metallurgy.
A ABB informou que o comissionamento dos quatro misturadores está previsto para o fim de 2024. Até lá, especialistas da empresa também vão acompanhar os testes e a configuração do equipamento para garantir o desempenho contratado.
A empresa de automação afirma também que o usuário final pode esperar retorno sobre o investimento entre seis e doze meses, com base na experiência de outros usuários do equipamento.