Home Parcerias Microsoft e Quantinuum fazem parceria em nova fase de computação quântica

Microsoft e Quantinuum fazem parceria em nova fase de computação quântica

por Paulo Fernandes Maciel

Microsoft e Quantinuum fazem parceria em nova fase de computação quântica com inovadora demonstração de qubits lógicos confiáveis


O computador quântico de última geração da Quantinuum com o sistema de virtualização de qubits da Microsoft demonstra qubits lógicos com taxas de erro lógico 800x melhores do que as taxas de erro físico
A Quantinuum, maior empresa de computação quântica integrada do mundo, juntamente com a Microsoft, alcançou um avanço ao tornar a computação quântica tolerante a falhas uma realidade. As empresas demonstraram os qubits lógicos mais confiáveis com extração de síndrome ativa, uma conquista que anteriormente se acreditava que iria demorar anos para ser realizada.

Qubits lógicos


Uma colaboração entre a equipe da Quantinuum nos EUA e no Reino Unido, e a equipe de computação quântica da Microsoft, levou à criação de quatro qubits lógicos que demonstram taxas de erro 800 vezes menores do que as taxas correspondentes de erro físico. De maneira impressionante, a equipe conjunta demonstrou capacidade de executar 14 mil instâncias independentes de um circuito quântico totalmente livre de erros. Avanços dessa magnitude têm o potencial de acelerar o progresso em direção ao objetivo final: o de alcançar uma computação quântica universal tolerante a falhas, encurtando potencialmente a linha do tempo para, assim, enfrentar problemas do mundo real e revolucionar campos como a ciência dos materiais e a descoberta de novos medicamentos.

Tecnologia da Honeywell


A conquista decorre da fidelidade, escalabilidade e flexibilidade de ponta do processador quântico H2 de 32 qubits da Quantinuum, com tecnologia da Honeywell, combinado com os recursos altamente inovadores de correção de erros da Microsoft. A equipe conjunta criou quatro qubits lógicos usando 30 dos 32 qubits físicos disponíveis no H2, levando à criação do que ambas as empresas anunciam como os “qubits lógicos mais confiáveis”. Eles também demonstraram com sucesso a extração da síndrome, outro marco crítico necessário para uma computação quântica tolerante a falhas.

Mais detalhes dos resultados podem ser conferidos aqui


“O resultado anunciado hoje consolida ainda mais a posição da Quantinuum na vanguarda da computação quântica universal tolerante a falhas. A conquista de hoje só foi possível usando o computador quântico H2 da Quantinuum, com suas incomparáveis fidelidades físicas de dois qubits de 99,8%, os 32 qubits em nossa arquitetura QCCD e conectividade qubit tudo-para-tudo. Com base no desempenho excepcional de nossos sistemas atuais, continuaremos a inovar para tornar a computação quântica universal tolerante a falhas uma realidade. Tudo isso mais cedo do que se imaginava.”, disse Rajeeb Hazra, CEO da Quantinuum.


Nessa nova era descrita pela Microsoft como “Nível 2 Resiliente”, a computação quântica é capaz de lidar com os problemas causados por erros e pode começar a enfrentar desafios significativos como modelar os estados de moléculas e materiais, simular sistemas em física da matéria condensada e explorar soluções para problemas em muitos campos. Com base nos critérios exigentes da Microsoft, a demonstração de múltiplos qubits lógicos emaranhados, com os qubits lógicos superando os qubits físicos, marca uma transição há muito esperada para esta segunda fase da computação quântica.

Quantinuum

A colaboração entre a Quantinuum e a Microsoft


“Este é um avanço importante para a computação quântica. A colaboração entre a Quantinuum e a Microsoft estabeleceu um passo crucial para a indústria e demonstrou um marco crítico no caminho para a supercomputação híbrida clássica-quântica capaz de transformar a descoberta científica”, declarou a Dra. Krysta Svore, engenheira e vice-presidente de Desenvolvimento Quântico Avançado para o Microsoft Azure Quantum.
“Como líderes, continuaremos a inovar mais rapidamente do que a concorrência, com inovações de hardware e desenvolvimento de aplicativos para aproveitar a nova era de qubits verdadeiramente lógicos. Continuaremos a garantir que nossos clientes sejam os primeiros a se beneficiar desses e de futuros avanços. Estou animado para ver como eles podem aproveitar a computação quântica confiável para gerar soluções mais poderosas do que nunca, mesmo para seus problemas mais desafiadores.”, afirmou Ilyas Khan, vice-presidente e diretor de produtos da Quantinuum
Para saber mais sobre este avanço, confira também as publicações técnicas nos blogs do Azure Quantum e da Quantinum (ambas em inglês)..


Sobre a Microsoft


A Microsoft (Nasdaq “MSFT” @microsoft) tem como missão empoderar cada pessoa e cada organização do planeta a conquistar mais. Presente em 190 países e com 122 subsidiárias ao redor do mundo, a Microsoft celebra em 2024 35 anos no Brasil. A empresa oferece suas soluções e sua capacidade de criar produtos e serviços inovadores para impulsionar o desenvolvimento econômico do País. Para ampliar o impacto da parceria de longo prazo da empresa com o Brasil, foi lançado em 2020 o Plano Microsoft Mais Brasil, cujas ações estão organizadas em quatro pilares: Apoio ao Crescimento Econômico Inclusivo, Proteção aos Direitos Fundamentais, Habilitando um Futuro Sustentável e Confiança na Tecnologia. Com o Mais Brasil, somente na frente de crescimento econômico inclusivo, a Microsoft já alcançou cerca de 12,5 milhões de pessoas (começaram um curso) entre outubro de 2020 e janeiro de 2024, e outras 2,8 milhões de pessoas concluíram pelo menos um curso. Mais informações em: Microsoft Mais Brasil – Relatório de Impacto no Brasil


Sobre a Quantinuum


A Quantinuum, a maior empresa quântica integrada do mundo, é pioneira em computadores quânticos poderosos e soluções avançadas de software. A tecnologia da Quantinuum impulsiona avanços na descoberta de materiais, segurança cibernética e IA quântica de próxima geração. Com quase 500 funcionários, incluindo 370+ cientistas e engenheiros, a Quantinuum lidera a revolução da computação quântica em todos os continentes.
A marca registrada Honeywell é usada sob licença da Honeywell International Inc. A Honeywell não faz representações ou garantias com relação a este serviço.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações