A loja Mercado Livre escolhe AWS cloud como principal provedor para suas operações
Hoje, a Amazon Web Services, Inc. (AWS), uma empresa da Amazon.com, Inc. (NASDAQ: AMZN), anunciou que o Mercado Livre, Inc. (NASDAQ: MELI), com sedes na Argentina e no Brasil;
O Mercado livre escolhe AWS como principal provedor de nuvem para transformar a empresa em uma organização ainda mais baseada em dados, melhorar a experiência dos usuários, acelerar o lançamento de novos serviços e apoiar sua expansão regional.
O Mercado Livre é o maior provedor de comércio e pagamentos online da América Latina e conecta negócios em 18 países com mais de 76 milhões de usuários ativos.
A companhia conta com a escalabilidade, segurança e desempenho comprovados da nuvem líder mundial, bem como no portfólio incomparável de serviços da AWS, para impulsionar o e-commerce e apoiar o rápido crescimento da plataforma de pagamentos digitais Mercado Pago e da linha de crédito Mercado Crédito.
O Mercado Livre escolhe AWS que já usou para atendimento a pequenas e médias empresas
Durante a pandemia da COVID-19, a organização usou a AWS para estender os serviços às pequenas e médias empresas da América Latina, dando a eles acesso a pagamentos online e tecnologia de pagamento de lojas sem contato físico.
O Mercado Livre escolhe AWS para apoiar o desenvolvimento de uma plataforma comum;
para obter insights de mais de 20 anos de dados coletados de suas divisões de marketplace, pagamentos digitais, logística, publicidade e serviços de software.
Como parte da transformação em uma organização baseada em dados, a líder na América Latina está construindo o MeliLake;
Na verdade um data lake dentro do Amazon Simple Storage Service (Amazon S3), para ingerir dados de vendas, pagamentos, cumprimentos e transações de envio e disponibilizá-los para análise por equipes de toda a empresa.
O MeliLake utiliza o Amazon EMR (serviço de big data em nuvem líder do setor da AWS para processar grandes quantidades de dados usando ferramentas de código aberto) para facilitar o processamento e análise de mais de 25 terabytes de dados de transações todos os dias.
A empresa também aproveita ferramentas da AWS Partners Tableau e MicroS para marcar, pesquisar, compartilhar, transformar e analisar automaticamente esses dados.
O Mercado Livre e seus funcionários agora podem descobrir e consultar conjuntos de dados e descobrir padrões de compra de clientes ou tipos de pagamentos, ajudando a melhorar a eficiência operacional e impulsionar o desenvolvimento de novas experiências com o cliente.
A loja virtual já aplica serviços de machine learning da AWS
Além disso, o Mercado Livre aplica serviços de machine learning da AWS para aumentar a segurança em suas divisões e oferecer uma melhor experiência ao cliente.
A equipe de detecção de fraudes do Mercado Pago – plataforma responsável por pagamentos dentro do Mercado Livre – utiliza o Amazon Rekognition (serviço de análise de vídeo e imagem da AWS) como parte de seu processo de verificação de identidade para consumidores que desejam comprar através do Mercado Livre, ajudando a minimizar qualquer tipo de fraude.
Para adaptar rapidamente seu conteúdo a uma região multicultural, onde a maioria dos clientes fala português ou espanhol, o Mercado Livre usa o Amazon Translate (serviço de machine learning da AWS para tradução altamente precisa de idiomas) para traduzir automaticamente títulos e descrições de produtos quando fornecedores de outros países carregam seus catálogos.
Uma infraestrutura altamente segura
O Mercado Livre conta com uma infraestrutura altamente segura, performática e ampla da AWS, que inclui serviços de computação, armazenamento, banco de dados, analytics e machine learning para períodos movimentados de compras, como feriados (quando processa mais de 2,2 milhões de transações por segundo no pico) e eventos inesperados, como a pandemia da COVID-19, quando mais pessoas optaram pelo e-commerce e por pagamentos digitais.
A empresa usa o Amazon Elastic Compute Cloud (Amazon EC2) para processar uma média de 464 visitas e 19 compras por segundo.
Também utiliza o Amazon DynamoDB (base de dados de valor-chave da AWS que oferece desempenho de milissegundos de um dígito em qualquer escala) com criptografia incorporada e recuperação de dados;
para apoiar transações seguras de compra e pagamento para seus clientes, bem como gerenciar o faturamento, o envio e a logística.
Crescimento vertiginoso
“O Mercado Livre cresceu drasticamente nas últimas duas décadas, democratizando os benefícios do comércio e dos pagamentos digitais para:
Empreendedores, pequenas e médias empresas e milhões de clientes em toda a América Latina.
Trabalhando com a AWS, nosso objetivo é superar ainda mais as expectativas de nossos clientes;
aproveitando dados para melhorar continuamente nossas operações e inovar novos serviços”.
Comenta Sebastian Barrios, vice-presidente de tecnologia do Mercado Livre.
“Os funcionários do Mercado Livre usam dados em suas tarefas diárias para tomar melhores decisões de negócio e ficaràfrente das tendências de compra. Estamos ansiosos para expandir nosso uso de serviços de machine learning e analytics da AWS em toda a empresa para desenvolver insights mais profundos que sustentarão a posição do Mercado Livre como motor de crescimento para a América Latina”.
“Como um dos principais inovadores das indústrias de e-commerce, finanças e tecnologia, o Mercado Livre está usufruindo da escala, do desempenho, da amplitude e da profundidade incomparáveis dos serviços da nuvem líder mundial para desenvolver e implementar rapidamente novas ideias que elevam o nível das experiências dos clientes”, avalia Jaime Valles, diretor de vendas na AWS América Latina.
“A AWS não só alimenta as vastas operações de back-end do Mercado Livre para seu marketplace, como também fornece os serviços para permitir que o Mercado Livre obtenha insights preditivos sobre as tendências dos negócios e inove novos serviços para conectar mais perfeitamente sua crescente comunidade de compradores e vendedores.”
Sobre a Amazon Web Services
Por 14 anos, a Amazon Web Services é a plataforma em nuvem mais abrangente e amplamente adotada do mundo.
A AWS oferece mais de 175 serviços completos para computação, armazenamento, banco de dados, networking, analytics, robótica, machine learning e inteligência artificial (IA), Internet das Coisas (IoT), mobile, segurança, hibridização, realidade virtual e realidade aumentada (VR e AR), mídia, e desenvolvimento de aplicações, deployment e gerenciamento a partir de 77 zonas de disponibilidade (AZ) em 24 regiões geográficas em todo o mundo, com planos para mais 15 zonas de disponibilidade e mais cinco novas Regiões AWS na Indonésia, Japão, Espanha e Suíça. Os serviços da AWS contam com a confiança de milhões de clientes ativos em todo o mundo – incluindo as startups que mais crescem no mercado, as maiores corporações e principais órgãos governamentais – para viabilizar suas infraestruturas, agilizá-las e reduzir custos. Para saber mais sobre a AWS, acesse www.aws.amazon.com.
Sobre a Amazon
A Amazon é guiada por quatro princípios: obsessão pelo cliente em vez do foco no concorrente, paixão pela inovação, compromisso com a excelência operacional e pensamento de longo prazo. Avaliações de clientes, 1-Click shopping, recomendações personalizadas, Prime, Fulfillment by Amazon,
AWS, Kindle Direct Publishing, Kindle, Fire tablets, Fire TV, Amazon Echo e Alexa;
são alguns dos produtos e serviços pioneiros da Amazon.
Para mais informações, visite amazon.com/about e siga @AmazonNews.
Sobre o Mercado Livre
Fundado em 1999, o Mercado Livre é a empresa de tecnologia líder em e-commerce na América Latina.
Por meio de suas plataformas Mercado Livre, Mercado Pago e Mercado Envios;
oferece soluções para pessoas físicas e jurídicas comprarem, venderem, anunciarem, enviarem e pagarem por bens e serviços pela Internet.
O Mercado Livre atende milhões de usuários e cria um mercado online para a negociação de uma grande variedade de bens e serviços de forma fácil, segura e eficiente.
O Mercado Livre está entre os 30 sites mais visitados do mundo em termos de visualizações de páginas e é a plataforma de consumo em massa com o maior número de visitantes únicos nos países mais importantes onde atua, de acordo com métricas fornecidas pela comScore Networks.
A Companhia tem negociado suas ações na Nasdaq (NASDAQ: MELI) desde sua oferta pública inicial em 2007.
Ver a versão original em businesswire.com: https://www.businesswire.com/news/home/20201124005281/pt/
Fonte: BUSINESS WIRE