Home Parcerias INATEL e INDT firmam acordo de cooperação

INATEL e INDT firmam acordo de cooperação

por Paulo Fernandes Maciel

INATEL e INDT assinam convênio de cooperação tecnológica

O Instituto Nacional de Telecomunicações INATEL e INDT o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico; assinaram hoje um convênio de cooperação tecnológica que terá como objetivo o desenvolvimento de projetos e ações em conjunto; em especial, um programa de capacitação profissional para a região Norte do país.

Soma de conhecimentos no conceito indústria 4.0


A parceria entre os dois institutos visa a soma de conhecimentos e forças para desenvolver grades educacionais que possam qualificar os recursos humanos através da transformação digital, englobando conteúdos relacionados à tecnologia e inovação, principalmente, aos conceitos da Indústria 4.0.

A intenção é atender a demanda do mercado por profissionais que dominem ferramentas tecnológicas, demanda essa que foi potencializada com a pandemia.
Uma das primeiras ações da parceria é o Projeto Nanodegree, que irá viabilizar capacitações com duração de 3 a 6 meses; com foco em resultados práticos e satisfatórios, de acordo com as necessidades das empresas.

INATEL e INDT
Diretor do Inatel, professor Carlos Nazareth Motta Marins

O conteúdo programático do Nanodegree contempla disciplinas nas modalidades virtual e presencial, mesclando conteúdos técnicos e práticos.

Outros cursos e treinamentos em formato superintensivo estão sendo analisados para posterior implantação.

Intercâmbio entre regiões


Além de fomentar esse intercâmbio de capacitação profissional entre as duas regiões do país;

O convênio também pretende ampliar a atuação das duas instituições no segmento educacional; oferecendo cursos e serviços sob demanda para empresas e indústrias.

Vale ressaltar que o convênio é na modalidade guarda-chuva; e tem como característica uma ampla abertura para a realização de novos projetos; e iniciativas, que podem ser implementadas no decorrer da parceria e conforme as necessidades dos clientes.

INATEL e INDT
Diretor presidente do INDT, Geraldo Feitoza

Soluções de qualidade


O diretor do Inatel, professor Carlos Nazareth Motta Marins, destacou que a assinatura do convênio INATEL e INDT; é um momento muito especial para a instituição.

“Iremos nos unir ao INDT para oferecer ao mercado de indústria 4.0 e para outros mercados emergentes nos próximos anos, soluções de qualidade, alinhadas com aquilo que realmente é buscado pela estrutura que atualmente o Brasil precisa pra se desenvolver”, destaca.


Para o diretor presidente do INDT, Geraldo Feitoza, levar o Inatel para a região Norte, para Manaus, é um desafio imprescindível para melhorar a qualidade dos profissionais e também das empresas localizadas na região de Manaus e estados vizinhos ao estado do Amazonas.

“Manufatura avançada é um norte para as empresas que buscam hoje se modernizar com novas tecnologias. Então, com nosso programa de capacitação poderemos ajudar essas empresas e industrias a obter uma manufatura avançada, 4.0, gerando competitividade e capacidade de exportação.

Esse é o objetivo que nós queremos atingir fazendo este trabalho em parceria com o Inatel”, concluiu.


Sobre o INDT


O Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT) é um centro de pesquisa e desenvolvimento (P&D) independente e sem fins lucrativos; com o objetivo de gerar novos negócios de base tecnológica, desenvolver produtos, soluções inovadoras e serviços para a Indústria 4.0.


Sobre o INATEL


O INATEL é um Centro de Ensino e Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologias.

Criado em 1965, em Santa Rita do Sapucaí (MG), na região conhecida como Vale da Eletrônica.

Foi a primeira instituição de ensino superior a oferecer o curso de Engenharia de Telecomunicações do Brasil e; atualmente, possui sete graduações em áreas da: Engenharia tecnológica, como também, Mestrado e Doutorado em Telecomunicações, pós-graduação lato sensu em diversas áreas ligadas à tecnologia; Além de cursos de capacitação tecnológica de curta duração, por meio da plataforma Inatel Online.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário