A Agência de Licenciamento de Motoristas e Veículos (DVLA) do governo do Reino Unido fez parceria com a Thales para reduzir a pegada de carbono em suas carteiras de motorista, bem como em cartões de tacógrafo e de residência. Desde 2018, a Thales diminuiu em mais de um terço as emissões de CO2 associadas aos 12 milhões de cartões que forneceàDVLA todos os anos, sem comprometer a excelente segurança, durabilidade e relação custo-benefício proporcionada por estes produtos.
A DVLA é responsável por manter registos precisos de mais de 52 milhões de motoristas na Grã-Bretanha e mais de 46 milhões de veículos em todo o Reino Unido. É também reconhecida como um centro de excelência em obter e emitir documentos nacionais seguros. Desde 2012, a Thales forneceàDVLA carteiras de motorista em policarbonato, uma gama de cartões de tacógrafo (para operações como registrar e armazenar a atividade de motoristas comerciais) e cartões de residência para cidadãos da UE comprovarem seu direito de viver e trabalhar no Reino Unido.
As principais iniciativas empreendidas pela Thales incluem a adoção de princípios de design ecológico em todo o seu portfólio de carteiras de identidade. Por exemplo, o tamanho dos microcontroladores sem contato incorporados nos cartões de tacógrafo e de residência do Reino Unido foi diminuído para metade, resultando em uma redução equivalente nas emissões de CO2 em microcontroladores enquanto mantém os aplicativos e recursos de segurança inalterados.
Além disto, as fábricas da Thales que fabricam cartões são credenciadas pela norma ISO 50001, com foco na eficiência energética. Todas estas fábricas utilizam eletricidade 100% renovável, representando mais de 70% de seu consumo total de energia. Estas melhorias resultaram em uma redução de mais de 80% das emissões referentesàprodução (escopo 1 e 2) desde 2018.
Para as emissões restantes dos cartões DVLA e anualmente, a Thales investe em programas de compensação de carbono de alta qualidade com organizações de compensação de carbono reconhecidas de modo independente, como a Climate Impact Partners. Para o contrato DVLA, estas incluem plantação de florestas no Reino Unido, restauração de manguezais no Quénia e distribuição de fornos de energia limpa em Bangladesh. No total, a Thales já compensou 3.000 toneladas de emissões de CO2 em nome da DVLA.
“Assim como a DVLA, a Thales está no caminho para zero emissão líquida e utiliza ferramentas padrão do setor para calcular as Avaliações do Ciclo de Vida de seus produtos. Esta calculadora abrangente1 avalia o impacto ambiental dos materiais, embalagens, transporte, produção e distribuição de documentos, bem como o fim da vida útil. Junto com a DVLA, exploramos continuamente novas oportunidades para melhorar a sustentabilidade dos milhões de cartões fornecidos pela Thales, ao buscar materiais e soluções mais responsáveis. Ao mesmo tempo, continuamos concentrados na necessidade de manter a segurança e integridade das credenciais de identidade e oferecer uma relação custo-benefício excepcional a governos e órgãos públicos”, disse Nathalie Gosset, Vice-Presidente de Soluções de Documentos de Identidade na Thales
1 Este enfoque foi desenvolvido com a Quantis, uma consultoria líder em sustentabilidade ambiental, agora apoiada pela Solinnen, uma consultoria de especialistas especializada em Avaliação do Ciclo de Vida, seguindo padrões reconhecidos que consideram o ciclo de vida completo dos produtos avaliados e cobrem o escopo associado 1, 2 e 3.
Sobre a Thales
A Thales (Euronext Paris: HO) é líder mundial em tecnologias avançadas, especializada em três domínios comerciais: Defesa e Segurança, Aeronáutica e Espaço, e Segurança Cibernética e Identidade Digital.
Ela desenvolve produtos e soluções que ajudam a tornar o mundo mais seguro, mais ecológico e mais inclusivo.
O Grupo investe perto de € 4 bilhões por ano em Pesquisa e Desenvolvimento, sobretudo em áreas-chave de inovação como IA, segurança cibernética, tecnologias quânticas, tecnologias de nuvem e 6G.
A Thales tem cerca de 81 mil funcionários em 68 países. Em 2023, o Grupo gerou vendas de € 18,4 bilhões.
Ver a versão original em businesswire.com: https://www.businesswire.com/news/home/20240604470869/pt/
Contato:
CONTATO DE IMPRENSA
FSB Comunicação
Felipe Blanco – [email protected]
Lucas Ardigó – [email protected]
Fabio Souza – [email protected]
Fonte: BUSINESS WIRE