A APRO (Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais) e o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) realizam workshop de apresentação do Projeto de Capacitação de Empresários do Setor Audiovisual, voltado às produtoras de micro e pequeno portes de todo o País. Após passar por São Paulo, o evento chega ao Rio de Janeiro no dia 13 de maio, das 9h30 às 17h30, no Salão Miró do Hotel Windsor Plaza. O projeto conta com a parceria do SIAESP (Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo) e da ABPITV (Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão).
O workshop terá a abertura de Sonia Piassa – Diretora Executiva da APRO. Na sequencia, Odete Cruz, Gerente Executiva de Capacitação da APRO, explicará sobre a metodologia do Projeto de Capacitação de Empresários do Setor Audiovisual. Débora Mazzei, Analista Técnica da Unidade de Atendimento Coletivo – Serviços – do SEBRAE, explanará sobre a atuação da entidade no mercado. Sonia Piassa e Mario Nakamura – Produtor Executivo da Cinerama Brasilis, falarão sobre os principais resultados do SEBRAE “Media Experience” – missão empresarial de aprofundamento às tendências e soluções da indústria audiovisual dos Estados Unidos e que teve como foco as cidades de Los Angeles e São Francisco.Além disso, dois consultores – Dr. João Paulo Morello, sócio e fundador do escritório Coelho e Morello Advogados Associados, e Silvio Soledade, consultor e professor em gestão e empreendedorismo no mercado audiovisual – apresentarão aos participantes do evento o conteúdo de algumas das disciplinas do projeto de capacitação: Gestão Empresarial e Legislação.
Na programação, há ainda um seminário com Deborah Calla, produtora, escritora e roteirista brasileira, que reside há 19 anos em Los Angeles, nos Estados Unidos, sobre roteiro e a importância da relação entre o produtor e o roteirista para o desenvolvimento de pilotos para televisão e cinema. Os tópicos abordados na apresentação de Deborah abrangem como trabalhar com um roteirista, estrutura de longa-metragens, estrutura de seriado de televisão, “writer’s room” (TV), novos modelos, transmídia, “loglines e pitching”, ferramentas de vendas e “packaging”.
Deborah Calla é diretora do comitê de diversidade do Producers Guild of America, membro do sindicato de roteiristas americanos Writers Guild of America (WGA) e produtora de um dos mais bem sucedidos workshops daquele país: The Producers Guild of America Power of Diversity Workshop. A profissional também já produziu eventos com a presença e participação de Shonda Rhimes (Grey’s Anatomy, Scandal), Vince Gilligan (Breaking Bad), Conchata Ferrell (Two and a Half Men), Jimmy Kimmel (Late Night With Jimmy Kimmel), entre outros.
O workshop tem entrada gratuita e vagas limitadas com inscrições até 09 de maio pelos e-mails [email protected] e [email protected]. Depois do Rio de Janeiro, estão previstos workshops similares do Projeto de Capacitação de Empresários do Setor Audiovisual nas cidades de Curitiba, Salvador e Belo Horizonte, em datas e locais ainda não definidos.
Projeto de Capacitação de Empresários do Setor Audiovisual
Lançado em outubro do ano passado, o Projeto de Capacitação de Empresários do Setor Audiovisual busca oferecer às produtoras do audiovisual cursos de capacitação em gestão empresarial, distribuição, formatação de projetos para leis de incentivo e editais, roteiro, desenvolvimento de projetos transmídia, aspectos jurídicos para direitos autorais, modelos de contratos referenciais, entre outros conteúdos. O Projeto é aberto para todo o mercado de produção audiovisual nacional.
A iniciativa, que na primeira etapa deverá durar dois anos, é voltada não apenas a São Paulo e ao Rio de Janeiro, mas também Porto Alegre, Recife, Brasília, entre outras capitais brasileiras. Além da capacitação das produtoras, será feito uma pesquisa de mapeamento nacional do setor, para diagnosticar a realidade do mercado de produção em todo o Brasil, com suas ameaças e oportunidades.
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AGENDA
Workshop – Projeto de Capacitação de Empresários do Setor AudiovisualAPRO & SEBRAE Data:13 de maio de 2014 Horário: das 9h30 às 17h30 Local: Hotel Windsor Plaza – Salão Miró Endereço: Av. Princesa Isabel, 263 – Copacabana – Rio de Janeiro Inscrições gratuitas e outras informações: [email protected] Prazo para inscrições: 09 de maio |
SOBRE O SEBRAE
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas –SEBRAE –éuma entidade privada sem fins lucrativos criada em 1972. Tem por missão promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo, para fortalecer a economia nacional. Por meio de parcerias com os setores público e privado, o SEBRAE promove programas de capacitação, estímulo ao associativismo, desenvolvimento territorial e acesso a mercados. Trabalha pela redução da carga tributária e da burocracia para facilitar a abertura de mercados e ampliação de acesso ao crédito, àtecnologia e àinovação dos pequenos negócios. Parte deste esforço ganhou visibilidade com a aprovação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar 123/06). A lei estabeleceu um ambiente que favorece o crescimento dos pequenos negócios. A legislação contabiliza avanços especialmente no Simples Nacional (Supersimples) e no incentivo àformalização do Microempreendedor Individual (Lei Complementar 128/08). Outro dispositivo, o de Compras Governamentais, beneficiou o segmento por representar um nicho de negócios fundamental ao aumento do faturamento e da competitividade dos pequenos negócios. Essas ações reforçam o papel do SEBRAE como indutor do empreendedorismo e revelam a importância da formalização para a economia brasileira.
SOBRE A APRO
A APRO – Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuaisatua em nome da indústria audiovisual brasileira há40 anos, centrando seus esforços no fortalecimento do segmento e na qualificação de suas empresas através do estabelecimento de padrões de ética e qualidade para o mercado. Hámais de 10 anos a APRO também tem empreendido um trabalho de fortalecimento da capacitação técnica na indústria do audiovisual no País, o que inclui a produção digital para exibição ou veiculação em plataformas multimídias, como TV, cinema, internet e mobile.