442
Pelo sexto ano consecutivo, a WAGO, empresa alemã especializada em conexões elétricas e automação, estará presente na ISA Expo Campinas – 8º Seminário e Exposição de Tecnologias em Automação Industrial, que acontece em 15 de setembro, das 10h às 20h, no Ginásio do UNISAL, em Campinas (SP). A mostra técnica voltada à exposição de tecnologias em automação, instrumentação, elétrica e eletrônica, sistemas, controle de processos e equipamentos industriais contará nesta edição com 70 expositores que, de acordo com os organizadores, devem receber a visita de 2 mil profissionais das indústrias da região metropolitana de Campinas e outras cidades do Interior do Estado de São Paulo.
Diversos itens da linha de automação estarão expostos no estande da WAGO, com destaque para Interfaces, com a família Jumpflex 2857 de transdutores de sinais, apresentada recentemente no mercado brasileiro. Novidade por aqui, o módulo 750-450 também será apresentado, juntamente com a tradicional e já consagrada linha de bornes TOPJOB®S.
Wangles Breternitz, gerente regional de vendas da WAGO, explica que as indústrias da região são um dos grandes mercados consumidores de produtos de automação industrial e instrumentação e que nela também estão instaladas muitas empresas de engenharia elétrica, engenharia de automação e instrumentação, integradores de sistemas, montadores de painéis e fabricantes de máquinas (OEMs): “É nosso mercado e, justamente por isso, fazemos questão de estar na ISA todos os anos. É sempre uma ótima oportunidade de exposição institucional e prospecção de clientes”.
Em exposição
Largamente utilizados em indústrias de processo onde há predominância de sinais analógicos, os transdutores de sinais da linha Jumpflex 2857 da WAGO também são indicados para os segmentos de energia, industrial, predial, automobilístico, alimentício, naval, metroferroviário, farmacêutico, químico, petroquímico etc. Além de fazer a função de conversão de sinal e isolação, contam com outros recursos, como a execução de pequenas lógicas condicionais. Explica-se: o produto possibilita converter um sinal de corrente alternada ou contínua (de até 100A) em um valor RMS proporcional (entre 0 a 10V ou 4-20mA). Também possui uma saída digital que é acionada quando o valor de corrente atinge um determinado limite configurado pelo usuário.
Podem ser configurados via DIP-Switch, via software (gratuito) e por meio de aplicativo no celular (via bluetooth) ou de um pequeno display acoplado à sua base. Este display ainda pode armazenar a parametrização do transdutor, condição que traz utilidade para as funções de backup/restore da configuração. A família 2857 conta com tripla isolação galvânica de 4KV entre os sinais de entrada, saída e alimentação. A já consagrada tecnologia de conexão a mola Push-in CAGE CLAMP® da WAGO equipa a nova série, garantindo a fácil inserção do condutor e fazendo com que o produto suporte vibração, variações de temperatura e aceite todos os tipos de fios disponíveis no mercado (rígido e flexível).
Recém-lançado pela WAGO, o módulo 750-450 conta com 4 entradas analógicas para sensores de temperatura e resistências variáveis com 2, 3 ou 4 fios para a família de controladores e remotas da linha 750. Além do sinal de temperatura (com resolução de 16 bits), o dispositivo oferece diagnósticos, como curto-circuito, circuito aberto e valores fora de escala. Os dados resultantes dos diagnósticos podem ser informados ao controlador por intermédio de um conjunto de 8 bits por canal, auxiliados por LED’s indicadores de falha, que permitem uma rápida inspeção visual. Os parâmetros de configuração (fator de calibração, filtro, tempo de watchdog etc) são ajustados por meio do software WAGO I/O Check. O módulo trabalha com os seguintes sensores: Pt100 (IEC 751, Padrão de fábrica), Ni100 (DIN 43760), Pt1000 (IEC 751), Pt500 (IEC 751), Pt200 (IEC 751), Ni120 (Minco), Ni1000 (TK6180, DIN 43760), Ni1000 (TK5000), potenciômetro, resistências (0 Ω … 5000 Ω), resistências (0 Ω … 1200 Ω).
Destinados às mais diversas aplicações industriais, prediais e de transporte, a família de bornesTOPJOB®S conta com modelos que variam de acordo com a seção transversal dos fios e cabos a serem neles conectados, que vão de 0,14 até 185mm2. Permite, ainda, a inserção direta de fios rígidos, ou mesmo com terminais, sem o uso de ferramentas. Além do seu tamanho naturalmente compacto, a linha TOPJOB®S pode oferecer mais opções no que se refere à economia de espaço: bornes que suportam um fio de 2,5mm2 com terminal admitem também um fio de 4mm2 sem o terminal. E como o uso do terminal não é necessário em bornes com tecnologia de conexão a mola Push-in CAGE CLAMP®, o usuário conta com a possibilidade de uma solução segura, de qualidade e de dimensões reduzidas. Podem ser utilizados em todos os tipos de painéis elétricos.
Serviço
ISA Expo Campinas – 8º Seminário e Exposição Tecnologias em Automação Industrial
Data: 15 de setembro de 2015
Horário: das 10h às 20h
Local: Ginásio do UNISAL
Endereço: R. Arthur Paioli, s/n, Jd. Nossa Senhora Auxiliadora – Campinas/SP (Entrada pelo portão 2)
Estande da WAGO: 54
Informações, programação e inscrições: www.isaexpocampinas.org.br
Perfil WAGO
A WAGO, inventora da conexão a mola e líder nesta tecnologia – com volume superior a 55 bilhões de molas comercializadas no mundo –, está presente nos cinco continentes, em mais de 80 países, empregando mais de 7 mil pessoas. Fundada em 1951, a empresa alemã hoje atende ao mercado mundial a partir de suas oito unidades fabris, localizadas em Minden e Sondershausen, na Alemanha; Suíça; Polônia; Índia; França; Estados Unidos e Japão. Totalmente automatizado, o estoque central em Sondershausen processa e distribui em média 2 mil pedidos diariamente para todo o globo.
São mais de 100 mil itens disponíveis entre Conexão Elétrica e Automação, suas duas linhas de atuação. O extenso portfólio garante a presença dos produtos da marca nos mais variados segmentos e aplicações, como industrial, automotivo, de construção, automação predial, metroferroviário, iluminação, entre outros. Em seu país de origem, a WAGO é líder de mercado em conectores para emendas elétricas, com 90% de market share.
Em 2015, a WAGO comemora seus primeiros 10 anos de atividades no Brasil. Emprega 65 funcionários e tem faturamento dividido em Conexão Elétrica (65%) e Automação (35%). Instalada em Itupeva, São Paulo, possui em torno de 1.700 pontos de vendas cadastrados, com meta de aumento de 20% para este ano. De 2009 a 2013, a empresa triplicou seus negócios no País e estima, para os próximos cinco anos, dobrar esse volume. Em 2014, o crescimento registrado foi de 30% nos negócios por aqui.