Home Palestras & Eventos Vedamotors expõe seus produtos no Salão das Motopeças

Vedamotors expõe seus produtos no Salão das Motopeças

por Paulo Fernandes Maciel

Retentores fabricados de ponta a ponta são destaque da Vedamotors no Salão das Motopeças

Expectativas muito positivas marcam os preparativos da Vedamotors – Divisão Brasil do Grupo Athena – para a participação da empresa no “13º Salão Nacional e Internacional das Motopeças”, que será realizado de 6 a 9 de março, no Expo Center Norte (SP). O principal motivo do entusiasmo é a oportunidade de reforçar para o mercado um dos diferenciais da marca: a Vedamotors é uma empresa com “DNA de Fábrica”, que acredita na produção nacional e na internacionalização da tecnologia.

Vedamotors

Também terão espaço importante no evento os demais produtos da linha de borracha, linha metal/motor e linha eletrônica

“Ao contrário de outras marcas que estão expatriando fábricas, nós estamos ampliando e diversificando a nossa capacidade de produção para sermos competitivos e ganharmos mercado. E vamos mostrar na prática para fabricantes, distribuidores, varejistas e aplicadores as novidades que comprovam isso”, afirma Eziel Maciel, Diretor Executivo da Vedamotors.

“DNA de Fábrica” significa mostrar conhecimento técnico, ter um processo produtivo robusto e um controle de qualidade rigoroso. “Ou seja, é ser multifuncional e multidisciplinar para desenvolver demandas. Tudo isso é resultado de investimentos em pessoas e na aquisição de equipamentos de ponta, nos últimos anos. Os nossos produtos refletem este direcionamento estratégico”, completa Felipe Goulart, Diretor de Operações da empresa.

Vedamotors será destaque no Salão das Motopeças 2024

No Salão das Motopeças, o destaque da Vedamotors – localizada na cidade de Lontras (SC) e presente no mercado há 32 anos – será a linha de retentores de borracha, que desde a inauguração da Fábrica de Elastômeros, em novembro de 2023, passou a ser produzida de ponta a ponta na empresa. Também terão espaço produtos da linha de borracha/guarnições e da linha de eletrônicos que, em 2024, terá ações estratégicas para levar mais competitividade para clientes e consumidores[SM1] , com produtos de alta qualidade, além das linhas de juntas – da qual a empresa possui 80% do mercado nacional -, metal/motor e filtros.

A meta da Vedamotors é aumentar a produção de retentores, inicialmente, em 60%, e o faturamento da linha, em 50% até 2025, para, assim, se tornar a maior fabricante nacional deste item para o mercado duas rodas. A inauguração da Fábrica de Elastômeros foi decisiva para a consolidação desta estratégia, pois permitiu a verticalização da produção, do composto até a produção final, seguida de inspeção rigorosa com os melhores equipamentos do mundo. “Antes, como não fabricávamos o composto, não tínhamos controle sobre todo o processo. O caminho para superar desafios foi verticalizar a produção dos compostos, inclusive um pré-requisito para vender para montadoras”, explica Maciel.

Segundo Elton Maçaneiro, Gerente Nacional de Vendas do Mercado de Aftermarket, os resultados deste processo já começaram a aparecer, com um aumento significativo, da ordem de 30%, na venda de retentores de borracha entre novembro e dezembro de 2023. “Somos uma das únicas fabricantes nacionais de retentores para motos, e a fábrica de borracha nos permite ganhar competitividade no mercado. É um nicho extremamente interessante, porque o retentor é um item técnico, que envolve muito know-how, por isto, é um produto para diferenciar a Vedamotors no mercado. Goulart completa: “Envolve borracha, estamparia, diversas engenharias, além de muito conhecimento de aplicação.

Fortalecimento de eletrônicos

A decisão estratégica da Vedamotors de crescer no mercado de eletrônicos para motocicletas começou em junho de 2019, com a aquisição da Servitec. Após entender as demandas do mercado, a empresa aprimorou cada item, investiu na produção e na área comercial até, no ano passado, migrar o nome dos produtos para Vedamotors. “Hoje, o volume de produção da linha eletrônica é 10 vezes maior do que quando adquirimos a empresa”, conta Maciel.

Vedamotors

Crescimento da marca

É importante ressaltar que os produtos da marca tangibilizam um processo de transformação cultural interna da Vedamotors, para valorizar o papel da empresa no mercado de motocicletas, o segmento de mobilidade que mais cresce no Brasil. Maciel lembra dados de mercado em 2023 que reforçam as estratégias da empresa: segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), as fabricantes de motocicletas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM) produziram um volume 11,3% superior ao de 2022, enquanto o número de emplacamentos cresceu 16,2% em relação ao mesmo período.

“A transformação da cultura interna se reflete no mercado em inovação, novas linhas de produtos, competitividade e qualidade. Se a frota cresce, cresce o consumo, cresce toda a cadeia. Queremos estar no dia a dia dos motoboys. Assim, o Salão das Motopeças será muito positivo, principalmente porque será o maior em presença de público, desde a pandemia”, conclui.

Sobre a Vedamotors

A Vedamotors é uma empresa formada por capital 50% nacional e 50% italiano – como a Divisão Brasil do Grupo Athena, que atua fortemente no mercado de duas rodas, com presença também nos mercados agrícola, jardim e floresta, náutico e outros. Com 250 colaboradores, a Vedamotors reúne mais de 10 mil produtos em seu portfólio e produz anualmente 120 milhões de peças. Atuando nos mercados industrial e de reposição, exporta para 19 países. Entre as 8 empresas do Grupo Athena, a Vedamotors ocupa o segundo lugar em faturamento, abaixo da unidade central, da Itália.

Sobre o Grupo Athena

Fundada em 1973 como uma pequena empresa artesanal, a Athena é hoje uma empresa internacional, que fabrica e distribui produtos em todo o mundo, com um volume de negócios global anual de 160 milhões de euros. O negócio começou no setor de juntas industriais e, ao longo dos anos, evoluiu para uma marca renomada em peças de reposição para motocicletas, automóveis e setor náutico, incluindo peças de corrida. Recentemente, foram adicionados à indústria a distribuição de marcas de elevado prestígio nos setores de eletrônica de consumo, desporto e outdoor, aproveitando a rede da empresa para oferecer ao público um vasto leque de soluções. Atualmente, o Grupo Athena é composto por quatro divisões: Indústrias, Peças, Eletrônica e Sportech. O objetivo maior é entregar produtos de qualidade absolutamente superior, feitos com sólido know-how, configurados à medida e cuidadosamente selecionados.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações