Inatel coloca tecnologia e educação em destaque no HackTown 2024
O Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel, referência em tecnologia e inovação no Brasil, é um dos principais espaços do HackTown: evento que promove debates sobre temáticas, além de empreendedorismo e economia criativa há 8 anos. Em 2024, o Instituto realizará uma série de ações voltadas à tecnologia e educação para levar os participantes rumo a um futuro não muito distante.
O HackTown acontece entre os dias 1º e 4 de agosto em diversos locais de Santa Rita do Sapucaí (MG), e tem no Inatel a reunião de grande parte das ações.

A cidade inteira abraça o evento
Entre as atividades preparadas especialmente para o evento, os especialistas do Inatel, estarão presentes em mais de 20 palestras, com temáticas que acompanham as tendências globais em tecnologia, como a computação quântica, 5G e 6G, cibersegurança, além de debates sobre psicologia comportamental, soft skills e o futuro da convivência entre homens e robôs. Workshops e painéis temáticos também estão previstos durante a programação do evento.
A proposta é oferecer uma experiência que coloque o participante em uma “Jornada do Futuro”, promovida pelo Inatel.
Por meio das ativações, o “Hacktowner” conhecerá diversos espaços e um pouco do que é desenvolvido no Instituto.

Inovação e novas parcerias
O Hacktown se destaca por ser um evento 100% brasileiro e que promove a descentralização do eixo São Paulo x Rio de Janeiro. A partir dessa ótica, a janela de oportunidades para empresas e startups é aberta: basta caminhar e sentir a energia de Santa Rita do Sapucaí durante o evento.
Você estará em um universo paralelo em meio a uma cidade do interior de Minas.
Nesta edição, os principais temas da grade de conteúdos irão transitar entre tecnologia e educação com inovação; cultura independente e entretenimento; bem-estar e consciência humana, e o Inatel será um ponto de encontro para jornalistas, pesquisadores, estudantes e profissionais da área, impulsionando o networking e a colaboração.

De acordo com o Diretor do Inatel, prof. Carlos Nazareth Motta Marins, o evento é um momento estratégico. A partir dele, novas conversas e desafios são lançados, além de oportunidades de negócios. “Estamos entusiasmados para compartilhar nossas inovações com um público tão diversificado e influente. Acreditamos que o futuro está sendo moldado agora, e o público poderá conferir o impacto transformador da tecnologia e educação e da pesquisa na inovação e desenvolvimento da sociedade”, explica.

Sobre o Inatel
O Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel, fundado em 1965, é um centro de referência em ensino, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias. Localizado em Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas Gerais, foi a primeira instituição de ensino superior de Engenharia de Telecomunicações do Brasil e, atualmente, oferece sete cursos de graduação, além de pós-graduação lato sensu, cursos a distância e Mestrado e Doutorado em Telecomunicações.
Além de formar profissionais, o Instituto facilita a transferência de tecnologia para o mercado e mantém parcerias estratégicas com empresas de tecnologia nacionais e multinacionais, além de órgãos como os Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde 2016, é a unidade Embrapii, responsável por apoiar o desenvolvimento e a inovação no Brasil e, em 2023, foi anunciado como Centro de Competência Embrapii em Redes 5G e 6G.
Para mais informações, visite o site.