Estão abertas as inscrições para segunda edição do RGC EXPERIENCE em São Paulo
A segunda edição do RGC EXPERIENCE, no dia 4 de julho, das 9h às 15h, em São Paulo, está com inscrições abertas. O evento gratuito é realizado em parceria pela RGC Consultoria e KPMG, que vai sediar os debates no auditório da empresa. O RGC EXPERIENCE terá como tema “O Futuro é Agora”, ao abordar a antecipação do calendário de implementação do Novo Processo de Importação, prevista para ocorrer a partir de outubro de 2024, podendo se estender durante o ano de 2025. As inscrições são limitadas e podem ser feitas no Link.
Evento gratuito, com vagas limitadas, terá como tema “O Futuro é Agora” e abordará a antecipação das mudanças do Novo Processo de Importação, com início a partir de outubro
“O RGC EXPERIENCE acontece em um momento de muita expectativa do mercado de importação. As novas regras começam a valer em outubro, no novo calendário da Receita Federal, que antecipou a implementação do sistema. Os impactos para a implantação do Novo Processo dependem do nível de preparação das empresas”, afirma o CEO da RGC, Fábio Rabelo.
Com o Novo Processo, as Declarações de Importação passarão a ser registradas na forma de DUIMP, que tem como pré-requisito o cadastro ativo dos produtos no módulo de Catálogo de Produtos. O evento contará com a presença de especialistas e empresários do setor, entre outros protagonistas, para a troca de conhecimentos e o desenvolvimento de estratégias conjuntas com a finalidade de aprimorar a implementação do novo sistema.
A primeira edição, no ano passado, apresentou caminhos para as mudanças, que se efetivam este ano. De acordo com Rabelo, o Novo Processo reduz gargalos como burocracias, insegurança jurídica e implementa pontos do Acordo de Facilitação do Comércio. “É uma resposta do Brasil para facilitar os negócios globais, com riscos logísticos simplificados. Também traz como vantagens ao sistema atual a verificação antecipada de documentação e a agilidade de desembaraço. Trata-se de um modelo de referência de importação para o mundo”, afirma.
No encontro, os participantes vão abordar na prática os impactos das mudanças nos processo de importação, como vão afetar as empresas e como podem potencializar novos negócios para quem tiver mais agilidade na adoção no novo sistema. Os debates serão promovidos em painéis com especialistas da RGC, KPMG e grandes companhias que operam no comércio exterior.
“O Novo Processo traz benefícios para o setor privado. Os investimentos são necessários, mas haverá contrapartidas futuras. As importações brasileiras terão uma nova realidade, mais promissora, quando o sistema estiver operando 100%”, alega Rabelo.
O CEO explica que a Inteligência Artificial (IA) aplicada a essa nova realidade trará agilidade e transparência para as empresas, lembrando que também vai permitir uma fiscalização mais efetiva por parte do governo. “Trata-se de uma grande inovação sobre um fluxo que era manual até pouco tempo atrás, cerca de dois anos, com tecnologia, estratégia e segmentação”, afirma.
Sobre a RGC
Fundada em 1997, em Campinas, a RGC oferece soluções que possibilitam ganhos tributários e logísticos com total aderência às regras de compliance. Com mais de 500 clientes atendidos no Brasil, América Latina, América do Norte e Europa, a RGC é autoridade em serviços de classificação fiscal e regimes aduaneiros especiais. Possui em sua carteira mais de 160 clientes ativos e mais de 500 ex-tarifários conquistados. Tem parceria com a Thomson Reuters e certificação ISO 9001.