Iniciativa promove concerto gratuito da Orquestra do Limiar em 16 de dezembro, às 11h, para os pacientes da Fundação de Saúde
Ao som de ‘Eleanor Rigby’, dos Beatles, e de obras consagradas de compositores brasileiros, como Chico Buarque, Milton Nascimento, Tom Jobim e Pixinguinha, a Orquestra do Limiar, conduzida pelo maestro Samir Rahme e formada por quinze instrumentistas, fará uma apresentação especial na Fundação de Saúde de Americana em 16 de dezembro, (quarta-feira), a partir das 11h.
A exibição faz parte do projeto Música nos Hospitais, que estimula a memória afetiva dos pacientes e funcionários, contribui para tornar o ambiente hospitalar mais alegre e acolhedor. Na temporada 2015/2016, a iniciativa tem se pautado pela temática “Saúde Mental: a Influência da Música no Equilíbrio das Emoções”.
O repertório, idealizado para auxiliar como uma ferramenta terapêutica e de entretenimento construtivo, é composto por clássicos dos Beatles e tangos famosos de Astor Piazzola, além de composições de Tom Jobim, Vivaldi e Mozart. A iniciativa sociocultural da Associação Paulista de Medicina e da Sanoficonta com a Lei Rouanet do Ministério da Cultura.
A programação, que é itinerante e gratuita, percorrerá diversas unidades de atendimento da rede pública dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná, levando os benefícios da música aos pacientes, funcionários e frequentadores. Após o término de cada apresentação no salão principal, os músicos se dividem em três ou quatro grupos e se deslocam para corredores para levar alegria, por meio da música, aos pacientes internados.
Desde 2004, mais de 50 mil pessoas aplaudiram os concertos realizados em 63 hospitais da capital paulista, interior e de outras regiões do Brasil.
Estudos publicados pela Associação Americana de Musicoterapia(American Music Therapy Association – AMTA) e pela Federação Mundial de Musicoterapia (World Federationof Music Teraphy – WFMT) indicam os efeitos da música no funcionamento do organismo. Hoje, já se sabe que as atividades musicais melhoram o humor, potencializam a expressão e favorecem o aprendizado.
Formação da Orquestra do Limiar
Regência: Samir Wady Rahme
Spalla: Marcos Scheffel
Violino I: Kleberson Buzo, Anderson Cardoso, Luiz Gustavo Nascimento e Karina Petry
Violino II: Wassi Carneiro, Gabriela Fogo, Luiz Carlos Barrionuevo e Jair Guarnieri
Viola: Everton Souza e Guilherme Bomfim
Violoncelo: Leandro Tenório e Deni Feijó
Contrabaixo: Thiago Hessel