A aceleradora do C.E.S.A.R, o CESAR.LABS, está com inscrições abertas para o segundo ciclo de seu programa de aceleração, cujo objetivo é estimular a criação de novos empreendimentos de estágio inicial e atender também empresas que já possuem produtos ou clientes. Até o dia 24 de outubro, qualquer pessoa, física ou jurídica, que tiver algum projeto inovador que se enquadre nos perfis do programa, pode se inscrever por meio do site da aceleradora.
O programa de aceleração deve selecionar cerca de dez empreendimentos e oferecerá aos nomeados uma série de benefícios, entre os quais se destacam a alocação dentro de um dos maiores institutos de inovação do Brasil, uma rede de mentoria formada por CEOs de empresas geradas pelo C.E.S.A.R e recursos financeiros e técnicos para o desenvolvimento dos projetos.
“O foco do trabalho do CESAR.LABS não fica apenas em trazer investidores para a acelerada, mas principalmente em captar clientes para aquele negócio nascente”, explica Josete Azevedo, coordenadora da ação. “Isso porque acreditamos que é o comprador, o cliente final, quem valida o empreendimento. Assim, concentramos esforços em aproximar estes empreendedores da área de Negócios do C.E.S.A.R, que lida com uma carteira de mais de 60 clientes nacionais e internacionais”, diz. “Além disso os empreendedores com iniciativas aceleradas no CESAR.LABS contam com uma rede de mentores formada por CEOs de empresas geradas pelo C.E.S.A.R. São pessoas que, em algum momento da vida, já estiveram naquela mesma posição de iniciante e agora vão orientar os empreendedores nas suas tomadas de decisões”, finaliza. Em troca do investimento nos empreendimentos, o CESAR.LABS receberá uma participação acionária que pode variar entre 10% e 45%, conforme a maturidade do projeto.
O programa de aceleração atende empreendimentos em diferentes estágios de maturidade – desde a ideia em sua fase conceitual, até empresas que já atuam no mercado. O processo seletivo é dividido em três etapas. Na primeira, qualquer empreendedor pode se candidatar – para isso, basta preencher e enviar o formulário de inscrição disponível no site. Se a empresa for selecionada, seguirá para a segunda etapa, onde irá apresentar sua ideia à equipe gestora da aceleração, a fim de validar e refinar a proposta. E na última etapa, a empresa fará uma apresentação final ao Comitê de Investimentos do CESAR.LABS, que avaliará a viabilidade de execução da sua ideia no programa. Todas as etapas serão classificatórias e, caso a ideia seja aprovada, serão iniciados os procedimentos formais para liberação dos recursos econômicos e financeiros.
Este ano o CESAR.LABS foi qualificado como uma das 12 aceleradoras do programa Startup Brasil; desta forma, é possível a uma empresa submeter seu projeto para os dois editais ao mesmo tempo. “Inclusive recomendamos isso, como forma de aumentar as chances da empresa de entrar na aceleradora”, conta Josete Azevedo. O programa de aceleração do C.E.S.A.R acompanhará as datas do calendário do Startup Brasil – então, a data limite para submissão de propostas é 24 de outubro. No dia 17 de novembro, sairão os resultados dos empreendimentos selecionados na etapa 1 e iniciarão as etapas seguintes. O resultado final da turma de aceleração selecionada nas etapas 2 e 3 está marcado para o dia 17 de janeiro de 2015. E no dia 10 de fevereiro será o início do programa de aceleração CESAR.LABS.
Os interessados podem submeter as startups de duas formas: inscrição pelo site ou pelo Programa Startup Brasil. Caso a empresa tenha submetido a proposta no programa Startup Brasil, não é necessário preencher o formulário de inscrição do CESAR.LABS, bastando enviar o arquivo “ANEXO I – MODELO ESTRUTURADO DE FORMULÁRIO PARA APRESENTAÇÃO DE PROPOSTA” para o e-mail [email protected].
Para mais informações, acesse o site do CESAR. LABS: http://www.cesarlabs.com.
SERVIÇO:
Programa de aceleração CESAR.LABS
Inscrições: até o dia 24 de outubro
Site: http://www.cesarlabs.com
E-mail de contato: [email protected]
SOBRE O C.E.S.A.R
O C.E.S.A.R é um centro privado de inovação que cria produtos, serviços e empresas com Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Desde 1996, a instituição desenvolve soluções em todo o processo de geração de inovação em e com TICs- desde o desenvolvimento da ideia, passando pela concepção e prototipação, até a execução de projetos para empresas dos mais diversos setores, como: telecomunicações, eletroeletrônicos, defesa, automação comercial, financeiro, logística, energia, saúde e agronegócio. O C.E.S.A.R atua também na área educacional, com cursos de extensão, especialização e mestrado profissional em TICs, além de oferecer consultorias tanto para a criação de modelos/metodologias educacionais inovadoras, como para criação de estratégias de negócio conectadas com tecnologia.
Uma lista parcial de clientes do C.E.S.A.R inclui Exército Brasileiro, Agência Nacional das Águas (ANA), CHESF, Banco Central do Brasil, Alcatel, Gemalto, Bematech, RapidãoCometa, LG, Sonae Sierra Brasil, Whirlpool, Tetrapak, Motorola, Positivo, Samsung, Siemens e Saraiva. Em 2013, o C.E.S.A.R superou a marca de R$ 70 milhões em vendas de projetos de inovação.
Prêmios e reconhecimentos nacionais validam a contribuição do C.E.S.A.R para o desenvolvimento da indústria de inovação no país. Destaque para o Prêmio FINEP deMais Inovadora Instituição de Pesquisa do Brasil (2004 e 2010), o Prêmio de Modelo de Negócios Mais Inovador do País pela Revista Época Negócios (2009) e o Prêmio Info200 de Melhor Empresa de Serviços de Software (2005). Mais em www.cesar.org.br.