O PMU regional como ecossistema da mobilidade urbana é multidimensional: conecta pessoas, bens e serviços nas cidades, e seus impactos têm consequências socioeconômicas, logísticas e ambientais.
O Parque da Mobilidade Urbana tem o objetivo de reunir organizações comprometidas com o desenvolvimento da mobilidade urbana sustentável, disruptiva e inclusiva.
O PMU Regional Centro-Oeste tem o Distrito Federal como anfitrião e a Urucuia: Mobilidade Urbana como curadora e irá apresentar conteúdo dedicado para novos prefeitos e gestores municipais para debater melhores práticas, soluções inovadoras e parcerias estratégicas para transformar a mobilidade urbana nas cidades.
No Distrito Federal os investimentos em mobilidade urbana permeiam diversos segmentos, com destaque para o programa Brasília Vida Segura, que reduziu 43% dos acidentes fatais na capital. A cidade conta ainda com 150 km de faixas exclusivas para ônibus, 664,7 km de ciclovias, sendo a segunda maior malha cicloviária do país, conta com sistema de bicicletas compartilhadas, e possui planos e projetos de expansão do metrô e do BRT no Corredor Eixo Oeste.
O vídeo pode ser acessado aqui:
O PMU Regional Centro-Oeste tem o Distrito Federal como anfitrião e a Urucuia: Mobilidade Urbana como curadora e irá apresentar conteúdo dedicado para novos prefeitos e gestores municipais para debater melhores práticas, soluções inovadoras e parcerias estratégicas para transformar a mobilidade urbana nas cidades.
Objetivo do PMU Regional Centro Oeste
O objetivo do Parque da Mobilidade Urbana é reconhecer e premiar iniciativas (públicas e privadas) e pessoas que promovam a mobilidade urbana sustentável, segura e inclusiva.
Além do reconhecimento pela ousadia, inovação e capacidade de liderar e implementar, o prêmio vai proporcionar visibilidade e, o mais importante, a possibilidade de escalabilidade dos projetos e iniciativas, assim como inspirar potenciais líderes a se espelharem em carreiras inspiradoras e disruptivas.
Todas as carreiras e iniciativas premiadas deverão estar vinculadas ao Brasil. Podem ser pessoas estrangeiras, no caso das carreiras, mas a contribuição deve estar conectada ao território nacional.
Considera-se, para fins de inscrição e premiação, mobilidade urbana todas as questões relativas a transporte público urbano, logística urbana, trânsito, mobilidade ativa e segurança viária.
Nesta edição, o PMU Regional Centro Oeste possibilitará a experimentação de novas tecnologias e apresentará novidades para a inovação do setor nas cidades. Com isso, o evento vai apresentar palestras temáticas, oferecer diversas ações interativas, conteúdos relevantes exclusivos, espaços de convivência e exposição de produtos, serviços e tecnologias para reflexão, discussão de desafios atuais e busca de soluções para uma mobilidade mais sustentável, inclusiva e disruptiva.
O evento também apresentará os vencedores do Prêmio Parque da Mobilidade Urbana (PMU), que reconhece os profissionais e projetos (públicos e privados) que mais se destacaram na promoção de boas práticas de mobilidade urbana. São 30 iniciativas finalistas de todo o país e 10 profissionais que trazem na bagagem ações e projetos que auxiliam na transformação da mobilidade no país.