Estudantes de São Paulo participam da Mostratec, a maior feira de ciência e tecnologia da América Latina
Vinte e quatro trabalhos de São Paulo vão ser apresentados na 39ª Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia. Alunos de São Paulo, Bragança Paulista, Campinas e Jundiaí vão representar o seu estado na feira que acontece em Novo Hamburgo-RS, no Centro de Eventos da FENAC, de 22 a 24 de outubro de 2024, das 13h30 às 21h, com entrada franca.
O evento é considerado o maior do gênero na América Latina e sua organização é feita pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. A feira vai contar com representantes de 12 países e de 21 Estados da federação.
Estudantes de São Paulo, Bragança Paulista, Campinas e Jundiaí/SP participam na 39ª Mostratec em Novo Hamburgo (RS), evento que reúne jovens pesquisadores brasileiros e estrangeiros.
Os jovens pesquisadores analisam temas nas áreas da saúde, sociedade, acessibilidade, sustentabilidade, nutrição e linguagem.
De São Paulo, do Colégio Giordano Bruno, vêm os assuntos A Influência do Diálogo Sobre a Sexualidade na Vida do Adolescente – Parte II, apresentado por Letícia de Paiva Jarouche, Manuela Casare Silva e Pedro Correia Nabas.
Uso de celulares e seu impacto no convívio social, feito por Maria Fernanda Brasil de Barros e Guto Romero Colombo.
Utilização de modelagem computacional para previsão de deslizamentos de terra e eficiência das gramíneas, feito por João Francisco de Siqueira Takano, João Vitor Valentim de Campos e Leonardo Hegedus Leme de Souza.
Do Colégio Dante Alighieri vêm os títulos Desenvolvimento de Transistores a partir de resíduos industriais com grafeno, pesquisado por Lucas Cuzziol de Carvalho e Arthur Sugita Cezar.
Mulheres no Cinema: A construção e a reconstrução da imagem feminina, escrito por Clara Toletti Martinelli.
MEDTEC: Software de Inteligência artificial para análise e otimização de diagnósticos médicos, feito por Ana Elisa Guirao Gomes.
Da Escola Lourenço Castanho, vem o assunto O uso do laser na representação visual do som para deficientes auditivos e surdos, feito por Joseph Baer e Matheus Paukoski Giron.
Do Alef Peretz, vêm as pesquisas Um novo olhar para a divulgação científica no Brasil contemporâneo: Os potenciais e implicações na utilização da ficção científica como ferramenta alternativa, elaborada por Mara Koretta Lobaton Rodriguez.
EVA: Cobertura sustentável de bambu para reduzir evaporação nas barreiro-trincheiras do semiárido brasileiro, feita por Felipe Zlot.
A Influência da Música nas Emoções: Aplicações no Marketing e na Medicina, feita por Leticia Fajerman Waissmann.
Controle da Atratividade Humana a Mosquitos Utilizando Membranas de Polímeros de Silicone para Ácidos Carboxílicos na Pele, feita por Ariel Roizenblatt Davidovici
Do Alef Peretz Paraisópolis, vêm os temas Leite fraco existe? Uma análise da perspectiva de mães brasileiras acerca da ideia do leite fraco na amamentação, escolhido por Andressa Lima Martins
A Influência do Currículo Escolar na Autocompreensão Racial de Estudantes Adolescentes: Desafios e Perspectivas Decoloniais na Educação Brasileira, pesquisado por Gabrielly Cardozo dos Santos
Mapeamento de Pessoas portadoras de deficiência na favela de Paraisópolis: Prontuário cartográfico para o atendimento no Sistemas Único de Saúde (PROMAP-SUS), feito por Katarina Fraga Sampaio Ribeiro.
Do Colégio Miguel de Cervantes, vem o projeto Sensor de Obstáculos para Pessoas com Deficiência: Distância Inclusiva Miguel de Cervantes (DIMICER), feito por Bruno Fontana Guilherme Caselli, Rafael Dagnoni de Oliveira e Lucas Pocol Roncati.
Do IFSP – Campus Campinas, vêm os títulos Menstruei e agora?? Absorvente na hora!! Distribuidor automático de absorventes individuais, escrito por Julia Teixeira Ziroldo, Miguel Costa Borges de Lima e Emely dos Santos Rodrigues.
Em áreas remotas, IoT sem eletricidade? HigroEnergy, a solução na sua cidade! escrito por Vinicius Pavanello Secafim, Isadora Alves dos Santos e Giovana Rocha dos Santos.
Já de Bragança Paulista, do IFSP campus Bragança Paulista, vêm os assuntos Neologismos com “minion” no português brasileiro, escolhido por Maria Clara Ferreira de Mello Gobbo.
Registro de “preto” e “negro” em dicionários de língua portuguesa, escrito por Franciele de Souza Meira.
Do município de Campinas, do Colégio Progresso Bilingue Cambui, vêm os projetos Medo do Tubarão: Fatos e Superstições, realizado por Luiza Vieira Meirelles.
Rumo à sustentabilidade: tendências e desafios para práticas sustentáveis na indústria pesqueira, feito por Enzo Teixeira da Silva
Por fim, de Jundiaí, do Colégio Degraus, vêm as pesquisas Aplicação Terapêutica de Agomirs e Antagomirs no Câncer Gástrico Baseada em Análise Transcriptômica – Fase 2, elaborada por Luiza Zaiter Costa e Raul Sarria Viana Brandão.
Síndrome de Dravet: Pesquisa Translacional e a Identificação de Novas Variantes Associadas ao Quadro Clínico, feita por João Vitor Margatho Alcides e Victoria Rizzi Vasconcelos.
Análise eletroquímica e espectrofotométrica de NADH comercializado como suplemento alimentar, feita por Gabriela Batista Batistela e Pedro Henrique Berbel Zanin de Souza.
795 projetos
No total da Mostra, serão apresentados 795 projetos de estudantes do ensino médio e técnico, do ensino fundamental e da educação infantil. Além da Mostra, ocorrerá também a Mostratec Júnior, o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), e o Desafio de Robótica Mostratec Atto.
Além do Brasil, participam estudantes dos países: Argentina, Colômbia, Dinamarca, México, Paraguai, Peru, Portugal, Suíça, Taiwan, Tunísia e Ucrânia.
Premiações
Os Prêmios e Incentivos Educacionais estão sendo oferecidos por 30 organizações, estimados em mais de R$ 1 milhão. Entre as instituições que darão prêmios estão: Assembleia Legislativa/RS, Casio Educação, Prefeitura NH, Câmara de Vereadores NH, Marinha do Brasil, Conselho Federal dos Técnicos Industriais, Conselho Regional dos Técnicos Industriais/RS, Feevale, Unisinos, Ulbra, Universidade La Salle, UniRitter, Faculdade IENH, Killing, Vilage, IBTeC, Sicredi, entre outros.
O evento
O Sebrae continua como parceiro na realização da feira e a entidade também está colaborando na realização do evento.
A Mostratec-Liberato conta com o patrocínio do Sicredi, do Banrisul, da Petrobras, do CNPq e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.
A Mostratec terá transmissão ao vivo pelo canal do YouTube: www.youtube.com/oficialmostratec
Mais informações em www.mostratec.com.br .