Um grupo de especialistas em energia solar do Brasil e da Suíça participa, nesta quarta (28), às 18h30, da conferência “As novas tendências em energia solar: benefícios e aplicações no Brasil”, no Memorial da América Latina, na zona oeste de São Paulo.
O evento é organizado pela swissnex Brazil (o “consulado científico da Suíça”) e traz Philipp Oettershagen, estudante de doutorado no Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETH). Ele é o coordenador do AtlantikSolar, veículo aéreo não tripulado movido a energia solar. Oettershagen falará do sobrevoo da aeronave na Amazônia. Há alguns dias, o AtlantikSolar fez um voo inédito na região da floresta amazônica paraense onde um navio naufragou recentemente carregando cerca de cinco mil bois.
Em um voo teste, o avião solar também levantou informações atmosféricas sobre ventos, umidade, temperatura e radiação, por meio de sensores, em trechos da floresta que nunca haviam sido estudados. “Esse tipo de aeronave pode complementar as informações de satélites de forma mais precisa, rápida e barata, com maior qualidade, se tornando uma boa opção para aprimorar o monitoramento em áreas de médio porte”, diz Oettershagen, responsável pela aeronave.
O suíço Gilles Maag, criador da SUNbiotec, uma empresa spinoff da ETH de Zurique, também estará na conferência. Ele desenvolveu uma tecnologia capaz de transformar em energia o vapor de biomassa exposta à energia solar. Ao lado dele, estarão o físico Roberto Zilles, do Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP, que desenvolveu uma máquina de gelo movida a energia solar para comunidades ribeirinhas da Amazônia, e Gustavo Belic Cherubine, presidente da ONG Sociedade do Sol, que cria soluções baseadas em energia solar para reduzir o consumo de energia elétrica.
DroneShow
No dia seguinte à conferência, Philipp Oettershagen e Thomas Stastny, do ETH de Zurique, estarão no evento DroneShow, que acontece nesta semana no Centro de Convenções Frei Caneca, em uma sessão especial sobre o AtlantikSolar.
>> SERVIÇO
“As novas tendências em energia solar: aplicações e benefícios no Brasil”
Quando: 28 de outubro, 4ª feira, às 18h30
Onde: Biblioteca latino-americana, do Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda/SP
Palestrantes: Philipp Oettershagen (AtlantikSolar, ETH de Zurique), Gilles Maag (SUNbiotec, ETH de Zurique), Roberto Zilles (máquina solar de gelo, USP) e Gustavo Belic Cherubine (ONG Sociedade do Sol).
DroneShow – sessão especial sobre o AtlantikSolar
Quando: 29 de outubro, 5ª feira, das 17h30 às 19h
Onde: Centro de Convenções Frei Caneca
Rua Frei Caneca, 569 – Consolação/SP
Palestrantes: Philipp Oettershagen e Thomas Stastny (AtlantikSolar, ETH de Zurique)
>> QUEM SÃO
ETH Zurich
O Instituto Federal de Tecnologia de Zurique é uma das dez melhores universidades do mundo, de acordo com o ranking do THE (Times Higher Education) lançado em setembro de 2015. É ainda uma das principais universidades do mundo nas áreas de tecnologia e ciências naturais. È conhecida por sua excelência em educação, pesquisa e extensão. Fundada em 1855, a ETH Zurich já formou mais de 18.500 alunos de mais de 110 países, incluindo 4 mil estudantes de doutorado. A pesquisadores, oferece um ambiente de trabalho inspirador: 21 prêmios Nobel estudaram, lecionaram ou coordenaram pesquisas no instituto, o que reforça ainda mais a excelente reputação acadêmica da universidade.
swissnex Brazil
Oficialmente inaugurada em abril de 2014, a swissnex Brazil é o mais novo membro da rede global swissnex e está localizada no Rio de Janeiro, com escritório satélite em São Paulo. A swissnex é uma parceria pública-privada da SERI (Secretaria de Estado da Suíça para a Educação, Pesquisa e Inovação), com escritórios em São Francisco, Boston, Xangai, Bangalore, Cingapura e agora no Brasil. Também conhecido como “consulado científico da Suíça”, a swissnex Brazil fomenta parcerias e colaborações entre o Brasil e a Suíça, nas áreas de ciência, educação, arte e inovação.
Swissando
A Swissando é uma campanha de comunicação da Suíça criada pela “Presença Suíça”, do Departamento Federal Suíço de Assuntos Estrangeiros (DFAE), e pela Embaixada da Suíça no Brasil. Trata-se de um programa de dois anos (2014 a 2016), cujo intuito é estreitar os laços culturais com o Brasil, conectando os dois países por meio de projetos e eventos de economia, turismo, tecnologia e inovação.
>> FICHA TÉCNICA DA ATLANTIKSOLAR
Envergadura da asa: 5,65 metros
Peso: 6,9 kg
Velocidade de cruzeiro: 32-60km/hora
Altitude máxima: 1.600 metros
Tempo máximo de voo sem pausa: 10 dias