Maratona SBC de Programação abre inscrições para o maior desafio de programação do Brasil
Em 2025, a Maratona SBC de Programação; da Sociedade Brasileira de Computação completa três décadas como a maior e mais respeitada competição de tecnologia do país. Reconhecida como as “Olimpíadas da Programação” e integrante do circuito oficial do International Collegiate Programming Contest, a maratona já revelou milhares de talentos brasileiros que hoje atuam em empresas como Google, Microsoft, Nubank e VTEX.
A iniciativa também conta com o apoio recorrente de empresas como Alura, Incognia e neste ano, do Movimento Tech 2030, reforçando seu alcance entre organizações de diferentes perfis — de edtechs a big techs. Com etapas em todo o Brasil e chancela internacional, a competição se consolida como um verdadeiro motor de formação e descoberta de profissionais que vão liderar o futuro da tecnologia.
Com mais de 20 mil estudantes impactados, a Maratona SBC iniciativa que revelou talentos para empresas como Google e Nubank agora conta com o Movimento Tech 2030 para expandir seu impacto
Este ano, a Final Brasileira acontece em São Paulo, entre os dias 6 e 9 de novembro, reunindo 400 finalistas de todo o país, entre estudantes universitários, técnicos e professores. A fase anterior — chamada Sub-Regional — será realizada presencialmente em 13 de setembro, em mais de 50 sedes no Brasil, com a participação de cerca de 3 mil estudantes. Os melhores times ainda poderão representar o Brasil na Final Latino-Americana, em Santiago (Chile), e, mais adiante, disputar a Final Mundial do ICPC, que o deste ano será em Baku, no Azerbaijão.

“A Maratona de Programação molda carreiras, transforma vidas e conecta jovens talentos com oportunidades concretas. Ao completar 30 anos, ela mostra que excelência técnica e impacto social podem e devem caminhar juntos”, destaca Jéssica Monteiro, Head de Projetos e Growth do Movtech, que se une à iniciativa como parceiro institucional em 2025.
Formação de ponta com resultados comprovados
Muito além de uma competição, a Maratona SBC de Programação tem um papel pedagógico reconhecido. Os participantes desenvolvem habilidades comportamentais altamente valorizadas pelo mercado, como raciocínio lógico, trabalho em equipe, tomada de decisão e resolução de problemas complexos.
De acordo com dados da rede alumni da Maratona SBC de Programação:
80% dos ex-competidores atuam em empresas privadas;
33% trabalham com Backend, 22% com Fullstack e 10% com Dados, IA e Machine Learning;
Empresas como Google, Uber, Nubank, Microsoft e VTEX contratam frequentemente ex-maratonistas.
Uma pesquisa realizada pela McKinsey & Company (2023) aponta que habilidades como análise de dados, programação e resolução de problemas complexos estão entre as mais escassas no Brasil. Segundo o relatório “The Future of Jobs” do Fórum Econômico Mundial (2020), 65% das crianças que entram no ensino básico hoje vão trabalhar em profissões que ainda não existem — e programação é a base comum dessas futuras funções.
Como participar da Maratona SBC de Programação
A maratona é aberta a equipes com 3 estudantes de graduação e 1 técnico (professor ou profissional vinculado). Mesmo quem nunca participou antes pode entrar: basta gostar de resolver problemas com código e estar pronto para aprender.
Calendário 2025:
• Fase Sub-Regional – 13 de setembro, presencial em 50 sedes
• Final Brasileira – 6 a 9 de novembro, em São Paulo
• Final Latino-Americana – março de 2026, em Santiago, Chile
• Final Mundial ICPC – data a ser anunciada
Inscrições até 23 de agosto
Passo a passo:
- O técnico deve cadastrar a equipe no site do ICPC: https://icpc.global
- Em seguida, pagar a taxa de inscrição no portal da SBC: https://centraldesistemas.sbc.org.br/ecos/maratonasbc2025/
“Mesmo sem experiência anterior, a Maratona de Programaçao é uma forma de aprendizado e desenvolvimento excepcional. Muitos participantes chegam sem conhecer o universo competitivo e saem com novos amigos, conexões e possibilidades profissionais que mudam suas trajetórias”, finaliza Jéssica Monteiro, do Movtech.
Sobre o Movimento Tech 2030
O Movimento Tech é uma coalizão brasileira, formada por mais de 70 instituições, dedicada a reduzir as lacunas educacionais e preparar jovens e adultos para o futuro do trabalho em um mundo cada vez mais digital. Promove acesso à conectividade e infraestrutura, capacitação profissional (upskilling e reskilling) e empoderamento econômico, conectando talentos a oportunidades de trabalho e geração de renda. O Movimento é mantido por iFood, Mercado Livre e Instituto Coca-Cola e conta com o apoio de organizações como IBM, Boticário, Oracle, AWS, Instituto Localiza, CI&T e Google. Mais informações: https://www.movtech.org/