Evento na Globant reúne líderes do Varejo e antecipa os destaques da próxima edição da NRF, em New York
O encontro promovido pelo unicórnio tecnológico – em parceria com a SAP, a Alfa e a ABIACOM (Associação Brasileira de Inteligência Artificial e e-Commerce) – reuniu, no dia 10 de dezembro, na sua sede em São Paulo, mais de 50 executivos de grandes empresas do Varejo para os líderes do varejo conferirem painéis com palestrantes do setor.
Representantes de players varejistas, como Renner, ASICS, Shoulder e Anselmi, bem como profissionais da Kwai, SAP, Google e SnowFlake, expuseram como as redes sociais estão moldando o comportamento dos consumidores nos dias de hoje e as oportunidades de ganho em eficiência operacional com a adoção de soluções de IA
A tecnologia tem, cada dia mais, um papel preponderante na evolução do varejo e na forma como as pessoas consomem. Por essa razão, a Globant (NYSE: GLOB), que é uma relevante fornecedora mundial de soluções tecnológicas para empresas do setor, tomou a iniciativa de reunir – juntamente com a SAP, a Alfa (consultoria da SAP exclusiva para o segmento Middle Marketing) e a ABIACOM (Associação Brasileira de Inteligência Artificial e e-Commerce) – em sua sede na capital paulista, no dia 10 de dezembro, líderes do varejo com mais de 50 executivos de companhias varejistas para a realização de um fórum que visou antecipar as tendências que estarão em destaque na próxima edição da NRF (National Retail Federation), que acontecerá em Nova Iorque (EUA), de 11 a 13 de janeiro de 2026.

Abertura do fórum com líderes do varejo
Na abertura do fórum, Marcos Caruso, diretor de tecnologia da Globant no Brasil, abordou as principais iniciativas que estão contribuindo para o crescimento do varejo atual, a exemplo da cross polinização, que é a incorporação de ideias, práticas e modelos de outros setores com o objetivo de criar novas experiências, ganhos de eficiência etc. Segundo o executivo, nos dias de hoje, é essencial, também, ter uma conversão de compra rápida e um up lift (aumento do valor gerado, receita, percepção de marca, ticket médio, engajamento ou performance, em tradução livre) de valor para o negócio. A tecnologia tem um papel fundamental nesse sentido, sempre em consonância com as estratégias da empresa.
“Nas últimas edições da NRF, os discursos dos líderes do varejo apontavam para o aumento no uso da IA voltada à concessão de crédito ou com foco na entrega de uma jornada mais fluída para o cliente. Adicionalmente a isso, é importante contarmos com dados maduros e estruturados por domínio para entregar, realmente, uma jornada em IA que vai funcionar. Se não há dados contextualizados, como a empresa vai poder identificar seu cliente? Como vai entregar algo personalizado para ele?”, questiona.
O evento apresentou em sua programação temas muito atuais, como “Social commerce, IA operacional e experiência phygital”, com a participação de Gutemberg Almeida, consultor do Google para as indústrias de Varejo e CPG (Consumer Packaged Goods), Guilherme Leonello, Business Development no Kwai, e Flavio Reis, Chief Digital Officer da Renner, com a mediação de Tailan Oliveira, diretor de estratégia em inovação para o varejo na Alfa.
Na oportunidade, os executivos das líderes do varejo ressaltaram o papel essencial da tecnologia na obtenção de uma operação mais eficiente e inovadora, visando potencializar a experiência do cliente. “Na NRF, os conteúdos vão abordar, entre outras questões, como organizar os dados e os processos de forma a não apenas digitalizá-los, mas sim adicionar inteligência a eles e delegar funções para a IA”, pondera Gutemberg.
O segundo painel
O segundo painel, que abordou o assunto “Datacloud, ERP inteligente e IA generativa”, contou com a participação de Elia Chatah, consultor da SAP para varejo, Rogerio de Rizzio, sênior data cloud architect na SnowFlake, e Eduardo Oliveira, sênior information technology manager da ASICS, sendo conduzido por Marcos Caruso, diretor de tecnologia da Globant. “O varejo tem muitas oportunidades para empregar a IA, mais até que em outros setores, como abastecimento de loja, gestão de estoque, monitoramento e observabilidade. Uma dica é buscar soluções já disponíveis no mercado, prontas para serem usadas”, afirma Eduardo Oliveira.
Para Elia Chatah, é essencial contar com um core de negócios capaz de conectar dados, automatizar funções chave e embutir inteligência nos processos, e aí entra a solução SAP S/4HANA Cloud para varejo. Machine learning, IA e funções analíticas preditivas passam a atuar dentro do fluxo de trabalho – seja na compra, na reposição, na precificação ou no financeiro – para dar assistência digital em tempo. “Reinventar o ERP significa também adotar melhores práticas de indústria, reduzir customizações e preparar o terreno para inovar continuamente com novas funcionalidades de IA, sem projetos traumáticos a cada dois anos”, define o executivo da SAP.
O fórum contou com líderes do varejo de vários países
Para debater sobre “O desafio dos varejistas em crescimento”, o evento reuniu Palotta, CIO da Shouder, e Claudio Rodrigo, gerente de varejo na ANSELMI, com a mediação de Fernanda Cruz, COO da AveRara. De acordo com o executivo da ANSELMI, nos Estados Unidos, hoje em dia, 10% da receita das empresas já não vêm da venda específica de produtos.
Em 2030, 35% do faturamento serão correspondentes a outras atividades, porém esse percentual será responsável por 50% do lucro. “Há marcas que já estão fazendo isso, criando eventos, gerando dados e comunidades de experiência, que se convertem em resultados. Com isso, ganham em engajamento e obtenção de informação, o que atrai o consumidor, permite coletar dados de tendências de consumo e de comportamento”, enfatiza.
Em sua palestra, o diretor de inovação e growth da ABIACOM, Thiago Furbino, elencou algumas das tendências para o setor que possivelmente serão abordadas na NRF. “Os serviços assistidos por IA são vistos como diferenciais de atendimento. Um exemplo é o da Renner, que conseguiu aumentar em 60% a visualização das peças utilizando a Inteligência Artificial e não mais no formato still, que não tem movimento.
Hoje, o cliente omnicanal da Renner compra três vezes mais que o consumidor que o faz em apenas um formato. Outra tendência é o recurso da precificação dinâmica, que permite a flutuação dos valores de acordo com fatores relativos ao negócio, como a quantidade de colaboradores disponíveis na loja, por exemplo”, revela.
Na oportunidade, Marcos Caruso também reforçou o convite para que os executivos presentes visitem, entre os dias 11 e 13 de janeiro, o estande da Globant na NRF, espaço em que ocorrerá uma convergência de ideias sobre o setor, com discussões sobre tendências, tecnologia, entre outros temas, além de encontros de networking.
Sobre a Globant
Na Globant, ajudamos as organizações a prosperarem em um futuro digital impulsionado pela IA. Nossas soluções focadas em indústrias combinam tecnologia e criatividade para acelerar a transformação empresarial e desenhar experiências que os clientes amam. Por meio da reinvenção digital, de nossos AI Pods baseados em um modelo de assinatura e da plataforma Globant Enterprise AI, transformamos desafios em resultados de negócios mensuráveis e as economias prometidas em impacto real.
• Contamos com mais de 29 mil funcionários e estamos presentes em 35 países, abrangendo 5 continentes, trabalhando para empresas como Google, Riot Games, Santander, entre outras.
• Fomos reconhecidos como Líderes Mundiais em Experience Design Services (2025) e anteriormente reconhecidos como Líderes Mundiais em AI Services (2023) pelo IDC MarketScape.
• Também fomos destaque em estudos de caso de negócios em Harvard, MIT e Stanford.
• Somos membros ativos da Green Software Foundation (GSF) e do Cybersecurity Tech Accord.
• Somos parceiros globais da OpenAI, NVIDIA, AWS e Unity, integrando tecnologia de classe mundial para acelerar a inovação em todas as indústrias.