Interessados em participar do programa de aceleração de startups da Prefeitura de Campinas devem submeter seus projetos por meio do site do Núcleo Softex
Se encerram na próxima segunda-feira, 17 de fevereiro, as inscrições de projetos de startups para o programa da Aceleradora de Campinas – primeira aceleradora municipal do País, fruto de uma parceria entre a Prefeitura da cidade e o Núcleo Softex Campinas. Para participar, os interessados devem baixar o edital e o formulário de inscrição no site do Núcleo Softex (www.cps.softex.br<http://www.cps.softex.br>) e submeter seus projetos.
A entidade irá selecionar dez startups de base tecnológica de diferentes setores, como software, telecomunicações e TI, serviços e equipamentos de energia, biotecnologia, alimentos, novos materiais, defesa e cosméticos; para passarem por processo de aceleração durante o ano de 2014. A lista das empresas vencedoras será anunciada em 10 de março.
Podem participar do programa Pessoas Jurídicas de direito privado, com finalidade lucrativa, ou Pessoas Físicas que se comprometam a constituir Pessoa Jurídica no prazo máximo de 60 dias, a contar da data de publicação do resultado. A empresa precisa estar estabelecida em Campinas ou estabelecer sua sede no município antes do início da aceleração. Além disso, o prazo de entrada no mercado do projeto proposto precisa ser compatível com o período de aceleração, previsto para durar seis meses após o processo de seleção.
Depois de escolhidas, as startups receberão suporte do Núcleo Softex Campinas – que será responsável pela operação da aceleradora – para que o negócio se consolide no mercado em que atua. Na fase final da aceleração, as empresas serão preparadas para receber investimentos e apresentarão sua proposta de negócios a um grupo de investidores. Diferentemente do processo realizado pela maioria das aceleradoras privadas, o programa da Aceleradora de Campinas é oferecido sem ônus para as empresas participantes, e também não exige cessão de quotas ou capital da empresa.
Sobre o Núcleo Softex Campinas
O Núcleo Softex Campinas é uma entidade que reúne empresas de software de Campinas e do interior do Estado de São Paulo. Sem fins lucrativos, atua como elemento centralizador de um ecossistema de mais de 400 empresas e entidades, além das 140 empresas associadas localizadas em Campinas e que atuam nacionalmente.
Com uma história de apoio às empresas de software, o Núcleo realiza ações de fomento ao desenvolvimento sustentado das empresas de TIC nas áreas de qualidade, exportação, capacitação e formação de capital humano, busca de recursos financeiros (reembolsáveis e não reembolsáveis) e incubação de empresas nascentes.
O Núcleo Softex Campinas tem como fundadores a Prefeitura Municipal de Campinas, a Unicamp e a Associação das Empresas de Software de Campinas, e atua em prol do desenvolvimento do setor tecnológico.