IDV na LAAD 2025: Confirmando o compromisso de longa data com o fornecimento de plataformas terrestres de última geração para o Exército Brasileiro
A IDV, uma empresa do Iveco Group (EXM: IVG), está participando da LAAD 2025, a maior feira de defesa e segurança da América Latina, realizada de 1º a 4 de abril no Rio de Janeiro. Com uma base de fabricação local em Sete Lagoas (MG), a IDV é referência na América Latina no desenvolvimento e fabricação de plataformas terrestres com alta proteção, mobilidade incomparável e versatilidade excepcional. Visite a IDV na LAAD e confira os veículos de defesa.
A IDV Na LAAD exibe seus produtos no Pavilhão 4, estande V50
Na LAAD (Pavilhão 4, estande V50), a IDV focará em seu portfólio diversificado, altamente inovador e de produtos de primeira linha, destacando duas configurações do veículo blindado anfíbio 6×6 (Guarani), o LMV-BR (Guaicurus) e o Centauro II VBC Cav-MSR 8×8 da CIO (Consórcio Iveco – Oto Melara).
A forte presença da IDV na exposição demonstra o significativo e duradouro compromisso da empresa em reforçar continuamente a capacidade de defesa terrestre do Brasil. A colaboração entre a IDV e o Exército Brasileiro tem uma longa história, que já resultou no fornecimento de 700 unidades do veículo blindado anfíbio 6×6 “Guarani”, uma das principais plataformas do Exército Brasileiro. Uma nova confirmação dessa parceria forte foi a assinatura do contrato, em julho de 2024, para o fornecimento de 420 unidades do LMV-BR 2 (Veículo Multirole Leve) dentro de um prazo de 10 anos. Outro marco importante é o Centauro II VBC Cav-MSR 8×8, desenvolvido pela CIO, o consórcio entre a IDV e a Oto Melara, agora Leonardo, que foi escolhido pelo Exército Brasileiro no processo internacional de compras para o fornecimento de 98 veículos.

Nazario Bianchini, head de Vendas da IDV em todo o mundo, destaca o compromisso da IDV no Brasil: “O mercado brasileiro é um foco principal para a IDV. Nossa parceria com o Exército Brasileiro é sólida e continuamos altamente comprometidos em fazer essa parceria prosperar, entregando produtos de alta qualidade que atendem aos rigorosos requisitos das forças de segurança e defesa.”
Humberto Spinetti, presidente da IDV para a América Latina, acrescenta: “A participação da IDV na LAAD faz parte de estratégia para fortalecer nossa presença como referência na indústria de defesa da América Latina. A parceria com o Exército Brasileiro é prova do nosso potencial de expansão. Temos orgulho de estar na vanguarda do setor, oferecendo produtos que atendem as necessidades mais exigentes de proteção, mobilidade e eficiência operacional.”
VEÍCULOS EM EXIBIÇÃO NO ESTANDE DA IDV na LAAD – Pavilhão 4, estande V50
Entre os produtos em exibição na LAAD está o LMV-BR 4X4 (Guaicurus) do Exército Brasileiro, um veículo conhecido por sua versatilidade em diferentes terrenos, tornando-o ideal para missões especiais que exigem alta mobilidade e proteção nos cenários operacionais mais exigentes. O LMV é uma família de veículos altamente testados, conhecida por seu significativo histórico de implantação com forças armadas em todo o mundo.

Outro destaque no estande da IDV é o veículo anfíbio Guarani 6X6, já em serviço com o Exército Brasileiro, com mais de 700 unidades. A plataforma será exibida nas configurações de Posto de Comando e Conceito Antiaéreo. A versão de Posto de Comando foi projetada para garantir o comando e controle das unidades de combate, aprimorando a consciência situacional e integrando-se com o sistema de comando e controle (C2) do Exército. Equipado para uma tripulação de três soldados (motorista, comandante do veículo e atirador), o Guarani pode transportar até quatro oficiais de estado-maior. Ele apresenta assentos giratórios para atividades de comando e uma tenda externa retrátil com sistemas elétricos e iluminação, acomodando até seis soldados. A plataforma é equipada com uma metralhadora 7,62×51 mm ou 12,7×99 mm (.50 BMG) e granadas de fumaça para autodefesa.
A configuração Antiaérea do Guarani é mais uma versão da plataforma Guarani, projetada para fornecer defesa contra ameaças aéreas. O veículo radar, em combinação com uma unidade de disparo, pode detectar, rastrear e neutralizar rapidamente as ameaças, garantindo alta eficiência na proteção de tropas e território.
Centauro II VBC Cav-MSR 8×8
Desenvolvido pela CIO, o consórcio entre a IDV e a Oto Melara, agora Leonardo, o Centauro II VBC Cav-MSR 8×8 é uma plataforma blindada pesada, projetada para missões de reconhecimento e combate. Equipado com um canhão de 120 mm, o Centauro II oferece proteção balística de alto nível e poder de fogo. O VBC Cav – MSR 8X8 representa o topo do setor em termos de potência, observação, mobilidade, ergonomia, desempenho de disparo, comunicação e proteção da tripulação.
A IDV na LAAD também exibirá o Centro de Treinamento Móvel (CTM) LMV-BR . Totalmente desenvolvido no Brasil, esse equipamento serve como uma plataforma instrucional para apoiar o treinamento de operadores de veículos durante operações de campo e processos de manutenção. O CTM garante atividades de treinamento contínuas e imersivas, garantindo competência e segurança para os operadores de veículos Guaicurus.
Crédito das imagens: Rodrigo Gorosito
Sobre a IDV
A IDV Defense, uma empresa da Iveco Group (EXM: IVG), é especializada no desenvolvimento e fornecimento de soluções veiculares e de proteção para atender às necessidades de clientes militares ao redor do mundo. A empresa fabrica caminhões táticos e logísticos, veículos multitarefas e blindados, além de comercializar toda a linha de veículos comerciais da IVECO Trucks, adaptada de acordo com as especificações e requisitos do setor de defesa. Dessa forma, a IDV oferece uma gama completa de veículos, preparados para atender a diversas aplicações no âmbito da defesa, com foco em qualidade, inovação e desempenho.