Home Palestras & Eventos ICT Competition da Huawei terá final no Brasil

ICT Competition da Huawei terá final no Brasil

por Paulo Fernandes Maciel

Huawei realiza final nacional do ICT Competition no Brasil com recorde de participação de inscritos

A Huawei, líder global em infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, promove, nesta segunda-feira, dia 24 de fevereiro, a final nacional do ICT Competition 2025, maior competição global de tecnologia e inovação para estudantes universitários. Pela primeira vez, o evento será realizado na cidade do Rio de Janeiro, no Museu do Amanhã, a partir das 14h.

Com um recorde histórico de mais de 4.500 inscritos no Brasil – mais do que todas as edições anteriores somadas – a escolha da sede é uma forma simbólica de mostrar que o futuro se constrói com ações presentes e reforça o compromisso da Huawei com a educação e com a formação de talentos para o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Evento ICT Competition ocorre no Museu do Amanhã e terá a participação de mais de 4.500 estudantes de diversas instituições

A ICT Competition reflete o objetivo da Huawei de integrar indústria e educação, alinhando-se às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que preconiza a inclusão de conteúdo tecnológico desde os anos iniciais da formação escolar. O torneio busca estimular o desenvolvimento de novos talentos, preparando-os para os desafios e oportunidades do mercado.

De forma inédita, a competição inclui uma disputa de inovação com pitch ao vivo, na qual os participantes apresentarão soluções tecnológicas alinhadas aos 18 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU para um corpo de jurados especializados.

ICT Competition

As universidades e instituições participantes estão distribuídas em diferentes trilhas na competição. Na trilha de Cloud, estão representados o Instituto Federal da Paraíba, Universidade do Estado do Mato Grosso (UEMT), Universidade Estadual do Ceará (UECE), Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Universidade de Fortaleza (Unifor), Instituto Iracema, Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A trilha de Computing conta com estudantes do Instituto Federal da Bahia (IFBA), Universidade Estadual do Ceará (UECE), Instituto Federal do Ceará (IFCE), Universidade do Estado do Mato Grosso (UEMT) e Universidade Federal do Tocantins (UFTO).

Na trilha de Network, participam estudantes do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Universidade Estadual do Ceará (UECE), Instituto Federal do Ceará (IFCE), Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Instituto Federal da Bahia (IFBA) e Universidade Federal de Roraima (UFRR). Já na trilha de Inovação, marcam presença o Instituto Iracema de Pesquisa e Inovação, Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e Instituto Federal da Bahia (IFBA).

Presente em mais de 80 países e envolvendo cerca de 170 mil estudantes de duas mil instituições de ensino a cada edição, o ICT Competition tem se consolidado como um dos principais fomentadores de talentos em Tecnologia da Informação e Comunicação no mundo.

Sobre a Huawei


A Huawei é líder global de infraestrutura para Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, e uma das marcas mais valiosas do mundo, de acordo com a Forbes.

A companhia tem como visão enriquecer a vida das pessoas por meio das tecnologias digitais e é dedicada à inovação centrada no cliente.

A Huawei possui quatro unidades de negócios no Brasil: o grupo dedicado às operadoras, que oferece equipamentos e infraestrutura de telecomunicações; a área que atende às necessidades do mercado corporativo, fornecendo soluções e infraestrutura em TIC; a Huawei Cloud, com os serviços de nuvem pública e híbrida e soluções para dar escala aos negócios com estabilidade e segurança; e a Huawei Digital Power, com soluções inteligentes voltadas para geração, distribuição e armazenamento de energia fotovoltaica.

A empresa também desenvolve projetos na área de soluções automotivas inteligentes e dispositivos para o consumidor final, como smartwatches, roteadores, smartphones e outros.

Com aproximadamente 207 mil funcionários em todo o mundo, a companhia atende a mais de três bilhões de pessoas ao redor do mundo. A Huawei também acredita que a digitalização é o caminho para um mundo mais sustentável e uma economia zero carbono, baseada em fontes renováveis de energia.

A Huawei é uma das empresas que mais investe em pesquisa no mundo. É por isso que se tornou uma das maiores detentoras de patentes do globo.

Na nova era digital, a indústria de TIC exige ainda mais investimento em pesquisa e desenvolvimento, e a Huawei continuará desempenhando seu papel principal na inovação para construir um mundo totalmente conectado e inteligente.

26 anos de Brasil

Há 26 anos no país, a Huawei está no Brasil para o Brasil e quer se tornar cada vez mais uma importante parceira na transformação digital e na contribuição com tecnologias sustentáveis para a sociedade brasileira. Além de líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações, a Huawei tem um perfil integrado, com soluções para os setores público, privado, financeiro, transporte, mineração e energia, entre outros.

A empresa possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um Centro de Distribuição em Sorocaba (SP) e duas unidades fabris, em Jundiaí (SP) e em Manaus (AM). Trabalha em parceria com brasileiros, impulsionando a inovação e ajudando a desenvolver novos talentos locais para o setor de telecomunicações. Nos últimos 10 anos, treinou mais de 40 mil profissionais em todo o Brasil.

Para mais informações, visite a Huawei online ou siga-nos:

Facebook
Instagram
LinkedIn 
YouTube

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações