Com palestras nas áreas comercial, jornalismo e inteligência de mercado, Grupo EP marca presença no HackTown 2025
O maior festival de criatividade e inovação da América Latina acontece em Santa Rita do Sapucaí (MG) entre os dias 31/07 e 03/08, e conta com participação do maior conglomerado de mídia do interior de São Paulo e Sul de Minas Gerais; Terra da Gente também promove ação educativa com foco ambiental liderada pela equipe do Terra da Gente. O Grupo EP, conglomerado de mídia afiliado à Globo no interior paulista e no sul de Minas Gerais, marcará presença no HackTown 2025, um dos maiores festivais de inovação, negócios, tecnologia e criatividade da América Latina, que acontece em Santa Rita do Sapucaí (MG), entre os dias 31 de julho e 3 de agosto.
Líderes do Grupo EP, afiliado da Rede Globo no interior de São Paulo e Sul de Minas, marcam presença no HackTown 2025
A participação do grupo será por meio de palestras mediadas por lideranças das áreas de jornalismo, TV 3.0 e inteligência de mercado.
Participam Larissa Gonzales, gerente de Inteligência de Mercado e Mídias Digitais da EPTV;
Stéfani Espinosa, gerente de Inteligência e Planejamento de Mercado e Treinamento do Grupo EP;
Tâmira Gressoni, coordenadora de Inteligência de Mercado e Mídias Digitais do Grupo EP;
Gabriela Delman, gerente de Jornalismo da EPTV Campinas;
E Giulio Breviglieri, diretor de Tecnologia do Grupo EP.
Além das apresentações, o grupo promove uma ação educativa com foco ambiental liderada pela equipe do Terra da Gente, que consiste na observação de aves aliada a conteúdos de educação ambiental.
Leia também:
Hackathon V8.Tech: Últimos dias para inscrições
9ª edição do HackTown traz inovação e criatividade
Futuro da tecnologia by Inatel no HackTown 2024
Ativações culturais
A programação reúne palestras e ativações culturais que abordam inovação, dados, tecnologia, audiovisual e sustentabilidade. As atividades se distribuem por diferentes eixos temáticos, reforçando o compromisso do grupo com a transformação digital, a conexão com o público e o futuro da comunicação.
Giulio Breviglieri, diretor de Tecnologia da EPTV, contribui no debate sobre inovação tecnológica com a palestra “TV Digital 3.0, streaming e interatividade” no dia 02/08, às 17h30. Ele discute como novas tecnologias estão transformando a forma de consumir conteúdo audiovisual, destacando o papel da EPTV na construção de experiências mais conectadas, interativas e personalizadas.

INMA World Congress of News Media,
Gabriela Delman, gerente de Jornalismo da EPTV Campinas, participa com uma análise sobre o futuro do jornalismo, a partir de sua vivência no INMA World Congress of News Media, um dos mais importantes encontros globais sobre inovação no jornalismo, que aconteceu em maio, em Nova York.
A gestora compartilha na sua palestra, que tem como tema “Insights sobre o futuro do consumo de mídia e inovação no jornalismo”, percepções sobre como as mudanças no consumo de mídia e o avanço das tecnologias exigem um jornalismo mais ágil, hiperlocal e inovador, voltado à construção de relevância em múltiplas plataformas.
A palestra acontece no dia primeiro de agosto, às 10h no INATEL
Larissa Gonzales, gerente de Inteligência de Mercado e Mídias Digitais da EPTV, compartilha sua vivência no universo digital em uma reflexão sobre as novas linguagens da criação de conteúdo. Na palestra “O cinema além do Oscar: como os criadores digitais deram novo formato à linguagem da sétima arte”, ela mostra como influenciadores e produtores de conteúdo estão ressignificando a estética cinematográfica em formatos digitais, especialmente em vídeos curtos. A apresentação revela como essa transformação impacta a comunicação de marcas e profissionais inseridos na economia da atenção.
Acontece no INATEL – Sala 02 – Prédio 1 – Térreo, às 17h30, no dia 31/07.

Com foco em cultura e comportamento, Tâmira Gressoni, coordenadora de Inteligência de Mercado e Mídias Digitais do Grupo EP, conduz a palestra “Como utilizar dados, tendências e conversas para co-criar conteúdo, projetos e estratégias com audiências e clientes”. A proposta é apresentar abordagens colaborativas baseadas em escuta ativa, análise de tendências socioculturais e identificação de comunidades engajadas, visando o desenvolvimento de iniciativas mais alinhadas às diferentes realidades locais e perfis de público.
A apresentação será no INATEL – Sala 07 – Prédio 1 – Térreo, às 16h, no dia 01/08.

Palestra Data is the new oil (Dados são o novo petróleo)
No espaço dedicado à Gestão e Governança Inovadora, Stéfani Espinosa, gerente de Inteligência e Planejamento de Mercado e Treinamento do Grupo EP, participa do painel “Data is the new oil: como impulsionar negócios com a cultura analítica”, no dia 02/08, às 14h30, no Laboratório de Ideação, Prédio 4, Inatel. A executiva compartilha cases do Grupo EP que mostram como o uso de dados tem sido essencial para promover mudanças estruturais em processos, pessoas, tecnologias e modelos de gestão.
Programa Terra da Gente do Grupo EP
Além das apresentações, o Grupo EP promove uma ação educativa com foco ambiental. A equipe do programa Terra da Gente realiza uma “passarinhada”, atividade de observação de aves aliada a conteúdos de educação ambiental. A proposta combina jornalismo, ciência e cultura para incentivar o contato com a natureza e reforçar a importância da preservação da biodiversidade.
Sobre o Grupo EP
O Grupo EP é formado por um conglomerado de empresas de comunicação fundado pela família Coutinho Nogueira em Campinas (SP) há 45 anos, com atuação nas regiões de Campinas, Ribeirão Preto, Central e Sul de Minas Gerais.
As empresas de mídia do Grupo EP incluem a EPTV, afiliada da Rede Globo, sites Globo (g1 e ge), acidade on, Tudo EP, rádios CBN, EP FM e Jovem Pan, OA Eventos, EP Painéis (Mídia OOH) e participação societária na Rede Bahia.
O conglomerado de mídia alcança mais de 12 milhões de telespectadores e representa 7,07% do consumo de todo o país (Fonte: Cobertura EPTV 2020 / IPC Maps 2020).
Imagem destacada: Líderes do Grupo EP, afiliado da Rede Globo no interior de São Paulo e Sul de Minas, marcam presença no HackTown 2025 – Crédito: Divulgação