Home Palestras & Eventos FIVEL 2025 terá projetos da FItec desenvolvidos em BH

FIVEL 2025 terá projetos da FItec desenvolvidos em BH

por Paulo Fernandes Maciel

FITec apresenta na FIVEL 2025 projetos de ponta desenvolvidos em Belo Horizonte


Reconhecida por sua atuação estratégica no desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras, a Fundação para Inovações Tecnológicas reforça, com sua presença na feira FIVEL 2025, o compromisso com o ecossistema de inovação mineiro. A instituição participará do Forum EMBRAPII, apresentando a “A FITec BH no contexto das oportunidades de fomento da Embrapii para o Vale da Eletrônica”, conduzida pela diretora executiva, Astrid Maria Carneiro Heinisch. A instituição aproveita para informar sobre o lançamento da sua nova marca – FITec Labs – e sobre a inauguração da nova sede de Manaus no próximo dia 28 de outubro.

17ª Feira Industrial do Vale da Eletrônica FIVEL 2025


A Fundação para Inovações Tecnológicas (FITec) é uma das patrocinadoras da 17ª Feira Industrial do Vale da Eletrônica (FIVEL), que acontece em Santa Rita do Sapucaí (MG), nos dias 23 e 24 de outubro, no campus da Escola Técnica de Eletrônica (ETE).

O evento, com entrada gratuita, é promovido pelo SINDVEL e pela Associação Industrial local, com apoio do Sebrae, FIEMG, Prointec e Prefeitura Municipal. Na oportunidade, os participantes poderão conhecer melhor as atividades da Unidade Embrapii FITec BH e os projetos que têm realizado nas áreas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I) voltados para a Visão Computacional, Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT), em sinergia com o setor produtivo do país.


A amplitude e a aplicabilidade das tecnologias em que a instituição atua serão apresentadas na palestra da diretora executiva da FITec, Astrid Maria Carneiro Heinisch, no contexto das oportunidades de fomento da Embrapii para o Vale da Eletrônica”. A Embrapii – Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial é uma organização social qualificada pelo Poder Público Federal que apoia instituições de pesquisa tecnológica, fomentando a inovação na indústria brasileira.

Ela conecta o conhecimento científico da sua Rede de Unidades à indústria para transformar ideias em produtos e soluções inovadoras, compartilhando custos e riscos do desenvolvimento. “A certificação da FITec BH como Unidade Embrapii ampliou o alcance das parcerias com empresas e instituições, favorecendo o acesso a recursos de fomento e a troca de conhecimento com outras unidades.

O modelo Embrapii é ágil, desburocratizado e permite que as empresas compartilhem riscos e custos em projetos inovadores, acelerando o processo de transformação digital e industrial”, explica Astrid.
“Nosso apoio à FIVEL 2025 reafirma o papel da FITec como parceira estratégica na transformação tecnológica da indústria brasileira. Somos uma instituição que conecta empresas, universidades e governos para transformar ideias em soluções que impulsionam o futuro”, afirma o CEO do Instituto, José Luis de Souza.

Projetos desenvolvidos na FITec BH


Entre os projetos trazidos à FIVEL 2025 que trazem a assinatura da Unidade Embrapii FITec BH e que beneficiaram a indústria e a sociedade, estão o Arco Cirúrgico com Visão Computacional e Inteligência Artificial, que aprimora o tratamento de imagens em tempo real, elevando a precisão e a segurança em procedimentos médicos complexos. O sistema incorpora um estabilizador automático de brilho, garantindo consistência visual e melhor desempenho diagnóstico.

Outro projeto já implantado é o DIN

–Dispositivo Individual de Notificação em Plataforma IoT, uma solução inovadora em comunicação de risco. Criado em parceria com a Cemig, Pixel e Anima, no contexto de um projeto P&D ANEEL, o sistema busca contribuir com a segurança para comunidades que vivem próximas a barragens, emitindo alertas individualizados em caso de enchentes ou rompimentos.

O dispositivo é econômico, de fácil instalação e mantém o alerta mesmo na ausência de energia elétrica, graças ao display de e-paper e conectividade de longo alcance (LoRaWAN e NB-IoT). Além de premiado, o projeto exemplifica o conceito de inovação aberta e design centrado no usuário.

Cidades inteligentes

Na área de cidades inteligentes, a engenheira Astrid destaca o Sistema de Identificação Veicular Inteligente que propõe inovação na segurança urbana ao identificar e localizar veículos roubados, furtados ou clonados por meio de reconhecimento automático de placas de forma colaborativa. A tecnologia, que transforma câmeras comuns em sensores inteligentes, é base para soluções integradas de mobilidade e controle de acesso em ambientes públicos e privados.

Outro destaque é o novo Controlador para Reguladores de Tensão, aplicado às redes de energia elétrica, que oferece menor custo, novas funcionalidades e controle avançado, especialmente naquelas redes que integram fontes renováveis e requerem gerenciamento inteligente de fluxo reverso e caracterização de carga. É um controlador agnóstico quanto ao modelo de regulador e que atende ao mercado nacional e internacional.

Já a Plataforma de Geoinformação é um dos exemplos de inovação em software.

Ela foi desenvolvida com uma arquitetura moderna, baseada em microsserviços e contêineres, ou seja, uma estrutura que divide o sistema em partes menores e independentes. Essa abordagem garante maior flexibilidade, agilidade e facilidade para crescer no futuro, já que cada módulo pode ser atualizado ou ampliado sem comprometer o todo. Com o uso de softwares de código aberto, reduzem-se os custos e ampliam-se as possibilidades de integração.

A plataforma se mostra preparada para evoluir continuamente, recebendo novos módulos e funcionalidades de forma simples. É capaz de atender desde sistemas corporativos de informação geográfica (GIS) até infraestruturas completas de dados espaciais (IDE), seja instalada em servidores locais ou oferecida como serviço na nuvem (SaaS).


FITec


Com mais de 30 anos de atuação e unidades em Belo Horizonte (MG), Campinas e São José dos Campos (SP), Recife (PE) e Manaus (AM), a FITec é um Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) privado e habilitado a desenvolver projetos com recursos de fomento da Lei de Informática, Lei do Bem, FINEP, BNDES, FAPs e P&D ANEEL.

As unidades de Belo Horizonte e Campinas são credenciadas como Unidades Embrapii, consolidando a fundação como uma das principais parceiras da indústria nacional em projetos de inovação tecnológica. Enquanto a Unidade Embrapii FITec BH atua em Visão Computacional, IA e Inteligência Artificial, a Unidade FITec Campinas tem suas competências aplicadas a Manufatura 4.0 e Conectividade.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações