Fetin 2025 desafia estudantes do Inatel a transformar problemas da comunidade em inovação tecnológica
A Fetin, Feira Tecnológica do Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel, chega à sua 44ª edição entre os dias 25 e 27 de setembro de 2025, em Santa Rita do Sapucaí, com a proposta de aproximar a criação científica da solução de problemas práticos da região. Sob o tema “Uma viagem pelos mundos da tecnologia”, a mostra reunirá cerca de 90 projetos de alunos do instituto e também de parcerias internacionais, que buscaram inspiração em demandas reais da comunidade para desenvolver propostas capazes de impactar positivamente a vida das pessoas.
Com cerca de 90 projetos em diferentes áreas, Fetin 2025 mobiliza jovens para propor soluções de impacto real e abre espaço de convivência com música, gastronomia e integração
As propostas desta edição vão muito além do laboratório, trazendo alternativas que exploram inteligência artificial, biomateriais, saúde, acessibilidade e diversidade. O evento é gratuito e aberto ao público, transformando o campus do Inatel em vitrine de ideias originais que conectam ciência, empreendedorismo e responsabilidade social. “Esta edição está totalmente direcionada a problemas reais da cidade e da região. Os alunos entraram em contato com órgãos públicos, ONGs e instituições locais para transformar demandas em projetos tecnológicos que extrapolam os muros da faculdade e chegam até a comunidade”, destaca Filipe Bueno Vilela, coordenador da Fetin.
Três mundos, múltiplas experiências
Um dos destaques da edição é a divisão do evento em três universos temáticos. No Mundo Empreendedorismo, jovens empreendedores têm a oportunidade de validar ideias junto ao setor produtivo, ampliando as chances de transformar protótipos em negócios reais. O Mundo Sem Fronteiras reforça o caráter internacional da feira ao reunir alunos estrangeiros e brasileiros, estimulando o intercâmbio cultural e a troca de conhecimento em diferentes áreas.
Já o Mundo Cidade será voltado à diversidade e inclusão, promovendo debates sobre como a tecnologia pode contribuir para reduzir desigualdades sociais e enfrentar barreiras estruturais. Essa abordagem consolida a feira como espaço de reflexão sobre os usos da inovação, indo além da criação de produtos para discutir seus impactos humanos e sociais. “Mais da metade dos projetos foram construídos a partir de demandas levantadas em Santa Rita e região. Isso permite que os estudantes percebam o impacto direto de suas ideias aplicadas ao cotidiano e que a população veja a instituição conectada às necessidades da sociedade”, complementa Filipe.
A fetin é um evento aberto e integrado à cidade
Além das apresentações acadêmicas, a feira se consolida como ponto de encontro da comunidade. O palco do Inatel Cultural recebe shows e atividades artísticas, enquanto a área gastronômica reúne food trucks com sabores regionais. Para famílias, o espaço kids garante entretenimento infantil, permitindo que visitantes de todas as idades aproveitem o evento. “A Fetin também é um momento de celebração.
Neste ano, teremos a Fetin Família, para que pais e parentes acompanhem de perto os estudantes desenvolvendo tecnologia, além de atrações culturais e gastronômicas que aproximam ainda mais a cidade do evento”, ressalta o coordenador.
Com mais de quatro décadas de trajetória, a Fetin se consolidou como referência nacional em inovação estudantil, conectando jovens talentos, empresas e sociedade em um mesmo ambiente. A edição de 2025 reafirma essa tradição e projeta o Inatel como um polo de transformação tecnológica e social, onde conhecimento acadêmico ganha vida em soluções que dialogam com os grandes desafios contemporâneos.
Sobre o Inatel
O Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel, fundado em 1965, é um centro de referência em ensino, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias. Localizado em Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas Gerais, foi a primeira instituição de ensino superior de Engenharia de Telecomunicações do Brasil e, atualmente, oferece sete cursos de graduação, além de pós-graduação lato sensu, cursos a distância e Mestrado e Doutorado em Telecomunicações.
Além de formar profissionais, o Instituto facilita a transferência de tecnologia para o mercado e mantém parcerias estratégicas com empresas de tecnologia nacionais e multinacionais, além de órgãos como os Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde 2016, é a unidade Embrapii, responsável por apoiar o desenvolvimento e a inovação no Brasil e, em 2023, foi anunciado como Centro de Competência Embrapii em Redes 5G e 6G.