Home Palestras & Eventos Feira Tecnológica do Inatel (FETIN)

Feira Tecnológica do Inatel (FETIN)

por Agência Canal Veiculação
Projetos inovadores na área da saúde serão destaque na Feira Tecnológica do Inatel

Impressora 3D para órteses biodegradáveis e cadeira que coloca deficiente em pé são alguns dos exemplos

Pelo menos dez dos 46 projetos inscritos na 33ª Feira Tecnológica do Inatel – Fetin – são voltados para a área da saúde, seja para atendimento hospitalar, pronto-socorro, tecnologia assistiva ou preventiva. A Fetin será realizada nos dias 30, 31 de outubro e 1º de novembro, em Santa Rita do Sapucaí.Um dos projetos que prometem chamar a atenção dos visitantes é o bio-replicador, uma impressora 3D que cria órteses biodegradáveis de baixo custo e personalizáveis.O projeto é do aluno Leonardo Amaral, do 6º período de Engenharia de Controle e Automação. Ele resolveu investir na impressão 3D por causa de um outro projeto, um drone, desenvolvido para a Fetin de 2013. “Montei a impressora para a fabricação de peças para o drone e comecei a comercializar peças de sensor, suporte para tablets, entre outras. Resolvi expandir e investir em um projeto voltado para a área da saúde, que são as órteses biodegradáveis e, futuramente, as próteses”. Na feira, o estudante irá apresentar uma órtese biodegradável (foto) para pessoas com fratura nos dedos e/ou tendinite, por exemplo. “Ela é de fácil produção e utilização, além do custo reduzido, de R$ 5,00 a R$ 10,00”. No futuro, o estudante quer produzir próteses que, por serem biodegradáveis, tem menor risco de rejeição ou infecção nos pacientes.

Outro projeto inovador é a Cadeira Ortostática Dinâmica (foto) do aluno do 2º período de Engenharia de Biomédica Walef Ivo Carvalho. O projeto, iniciado com um grupo de amigos ainda quando estudava na Escola Técnica de Eletrônica, foi aprimorado e promete excelentes resultados. “Consegui a doação de motores e agora, além de conseguir levantar, o deficiente físico irá se movimentar com o auxílio da cadeira”, disse o aluno que desenvolveu o protótipo depois que o pai sofreu um trauma na coluna, ficando tetraplégico e dependente de uma cadeira de rodas. O projeto foi apresentado este mês no Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica e já foi reconhecido pela Yale and Engineering Association University e pela Secretaria Brasileira da Pessoa com Deficiência.

Outros projetos ligados a saúde são: MPAH – medidor de pressão que une o analógico e digital; Mobile Diagnostic – capta e exibe os sinais vitais do paciente em uma única tela; Promed – prontuário médico online; Descelularização de tecido; KD Bengala – bengala que detecta objetos acima do chão; BioMotion – dispositivo para jogos em fisioterapia; Med Time – sistema de controle de medicamento em farmácias hospitalares; Software para Triagem no Pré-Atendimento Hospitalar; Smart Emergency – sistema de chamada de enfermagem; BRIA Imobilizador – tala inflável para imobilização; Exlong – equipamento de combate a mosquitos sem uso de repelente.

Além da exposição dos projetos, a feira tem palestras, workshops e oficinas abertas ao público em geral de empreendedorismo, eletrônica e sustentabilidade. A Fetin será no ginásio do Inatel nos dias 30 e 31/10, das 16h às 22h, e no sábado, 1º/11, das 9h às 11h, finalizando com a premiação das equipes vencedoras. Outras informações no site www.inatel.br/fetin.

 

 

 

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações