MOSTRA PAULISTA DE CIÊNCIAS E ENGENHARIA ? MOP / 2013
Evento que vem revelando jovens cientistas ao Brasil e ao Mundo será realizada de 4 a 6 de dezembro no CATAVENTO
Pelo terceiro ano consecutivo, o Catavento Cultural e Educacional – museu de ciência e tecnologia da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, recebe a Mostra Paulista de Ciências e Engenharia MOP, que vem revelando jovens cientistas, ao Brasil e ao Mundo.
Caso, entre outros, da adolescente Nayrob Pereira que, aos 17 anos, então estudante da Escola Estadual Alberto Torres, na capital paulista, foi revelada na MOP 2012, por seu estudo sobre Uma nova função da neurotoxina TsTXK-beta (Ts8) no veneno do escorpião Tityus serrulatus, realizada no Instituto Butantan. Com a classificação, teve seu projeto selecionado para a FEBRACE Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, e chegou à INTEL ISEF International Science and Engineering Fair, realizada em Phoenix, EUA, na qual conquistou o primeiro lugar em Patent and Trademark Office Society e o quarto lugar em Bioquímica.
Neste ano, foram selecionados para participar da MOP 123 projetos realizados por estudantes do ensino básico, de escolas públicas e particulares de 39 municípios do Estado de São Paulo, entre 307 inscritos. A mostra de finalistas contará com 265 estudantes, 106 professores orientadores e coorientadores e 62 escolas. Os trabalhos se distribuem pelas áreas de engenharia, ciências exatas e da terra, humanas, sociais aplicadas, biológicas, da saúde e agrárias. Além das boas ideias propostas por cada trabalho, muitos deles foram desenvolvidos para trazer soluções inovadoras para problemas da sociedade, com base na metodologia científica e de engenharia.
Na MOP, os projetos serão avaliados por uma comissão julgadora. Os seis com maior destaque terão vaga garantida na FREBRACE ? Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, que acontecerá em março na USP, e 20 estudantes serão escolhidos para receber bolsas de Iniciação Científica Jr. concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Além disso, os três melhores projetos de cada área serão premiados com troféus, medalhas e certificados.
A MOP é promovida pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis, e foi realizada pela primeira vez em 2011. O evento tem o objetivo de estimular o desenvolvimento de projetos de ciências e engenharia de estudantes com 14 a 20 anos, matriculados em escolas públicas e particulares do estado de São Paulo.
A MOP 2013 é organizada pelo Catavento Cultural e Educacional e o LSI ? TEC e conta com o apoio institucional dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e das Secretarias da Cultura e Educação do Estado de São Paulo.
Agenda
Mostra dos finalistas (aberta ao público):
4/12 ? das 9h às 10h ? Cerimônia de abertura; das 10 às 16h ? aberta à visitação
5/12 ? aberta à visitação, das 9h às 16h
6/12 – Cerimônia de premiação dos projetos que se destacaram
A entrada à MOP e ao museu Catavento é gratuita. (durante os dias 4, 5 e 6/12)
Para saber mais sobre a jovem Nayrob Pereira:
Sobre o LSI
O Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) foi fundado pelo Prof. Dr. João Antônio Zuffo em 1975, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, e tem suas atividades de pesquisa e desenvolvimento centradas em sistemas computacionais integrados. Pioneiro em muitas áreas de pesquisa, o LSI tem forte parceria com a indústria e intensa cooperação com instituições estrangeiras.
As atividades do Laboratório envolvem pesquisa e desenvolvimento nas áreas de Saúde Digital, Sistemas de Visualização Interativa, Tecnologias Assistivas e de Reabilitação, Tecnologias para a Educação, Sistemas Computacionais Integrados, TV Digital, Microeletrônica e Microfabricação, entre outros.
Sobre o Catavento
Fruto de parceria entre as Secretarias Estaduais da Cultura e da Educação, o espaço foi inaugurado em março de 2009. São mais de 250 instalações, em oito mil metros quadrados, divididas em quatro seções (Universo, Vida, Engenho e Sociedade), cada uma delas elaborada com iluminação e sons diferentes, que contribuem para criar atmosferas únicas e envolventes.
Atrações como aquários de água salgada, anêmonas e peixes carnívoros e venenosos, uma maquete do sol e uma parede de escaladas onde é possível ouvir histórias de personalidades como Gengis Khan, Júlio César e Gandhi, são apenas alguns exemplos de como o visitante pode aprender e se divertir ao mesmo tempo.
No local também é possível conferir as atrações da Fundação Museu da Tecnologia de São Paulo, que teve seu acervo transferido para o Catavento no início de 2011. Entre os principais equipamentos estão a locomotiva Dübs (fabricada em 1888 na Inglaterra que pertenceu à Cia. Paulista de Estradas de Ferro e foi usada brevemente para o transporte de carga) e o avião DC-3 (1936), que foi utilizado como cargueiro militar na Segunda Guerra Mundial.