A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Campinas realizará, nos próximos dias 30 e 31 de outubro, com o apoio institucional da Aeroportos Brasil Viracopos e da rede de parceiros e coordenação do Comitê Gestor da Carta do Meio Ambiente de Indaiatuba, o III Seminário Metropolitano do Meio Ambiente da RMC (Região Metropolitana de Campinas). O evento, sediado no Teatro Brasil-Kirin de Campinas, abordará iniciativas e assuntos regionais direcionados ao setor e apresentará realizações do poder público de 20 municípios da Região Metropolitana de Campinas, signatários da Carta do Meio Ambiente de Indaiatuba, entre os anos de 2008 a 2013, sobretudo no que se refere aos grande temas da mobilidade urbana, gestão dos recursos hídricos e energia. A Carta Metropolitana do Meio Ambiente fora assinada por prefeitos dos municípios integrantes da RMC em 2010, propondo metas à década sequente. O fórum apresentará ainda os projetos de grande porte da iniciativa privada nas mesmas áreas e cederá espaço para o lançamento do Inventário do Meio Ambiente da RMC – 2008 a 2013: um relatório didático-histórico sobre as realizações apresentadas e discussões empreendidas no encontro. O Inventário será uma publicação de 200 páginas, com uma versão em formato e-book a ser distribuído gratuitamente para todas as escolas públicas do Estado de São Paulo.
A RMC tem o melhor índice de qualidade de vida entre todas as regiões metropolitana do país pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Observatório das Metrópoles divulgado em 21/08/13 (0,873/1,000). Se considerados apenas os aspectos ambientais o índice é de 0,906. No quesito mobilidade urbana este índice sobe para 0,932. Dados compilados das concessionários de rodovias (AutoBan, Colinas, Rota das Bandeiras), os congestionamentos rodoviários cresceram 35% nos últimos três anos na região.
Grandes projetos de mobilidade urbana estão em andamento, como o corredor metropolitano noroeste, a manifestaÇão de interesse privado (MIP) em operar trens de média velocidade entre aglomerados urbanos e o Aeroporto de Viracopos, que mesmo não sendo um projeto específico de mobilidade urbana, tem um impacto direto no sistema de trânsito de toda a região. Além dos impactos na mobilidade urbana os temas da gestão dos recursos hídricos e da matriz energética regional têm ocupado as áreas de planejamento das pastas de Meio Ambiente dos municípios, do governo estadual e dos departamentos de Meio Ambiente da iniciativa privada.
III Seminário Metropolitano do Meio Ambiente da RMC, 2008-2013
30 de Outubro de 2013, das 19h00 às 22h00 (Abertura e Reflexões)
31 de Outubro de 2013, das 8h00 às 17h00 (Apresentação de Projetos e Discussões)
Teatro Brasil-Kirin, Shopping Iguatemi Campinas, SP
Governador do Estado
Secretário do Meio Ambiente do Estado
Secretário dos Transportes do Estado
Presidente da EMTU
Presidente da Aeroportos Brasil Viracopos
Prefeitos das 20 Cidades da RMC
Secretários de Meio Ambiente da RMC