Marcos Giovanella, da Prefeitura de Curitiba, fala sobre gestão pública nas redes sociais
Giovanella é um dos palestrantes do Share – Social Media na Prática, evento que acontece em maio, em Curitiba
Há pouco mais de um ano no Facebook, a página da Prefeitura de Curitiba já conquistou muitos fãs. Não apenas os quase 100 mil que curtiram a fanpage, mas também analistas de mídias sociais, profissionais de comunicação e também usuários da web que aprovam a sua forma de atuação – séria e com muitas informações de utilidade pública, mas, ao mesmo, tempo, irreverente e ousada. “Desenvolvemos um planejamento baseado em cases políticos internacionais, incluindo coisas relacionadas a eleições, gestão de crises e principalmente de relacionamento de cidades como Nova Iorque, Amsterdã e Paris com os seus cidadãos”, explica Marcos Giovanella, diretor de internet e mídias sociais da Prefeitura Municipal de Curitiba.
Giovanella é um dos palestrantes do Share 2014 – Social Media na Prática, evento que acontece em Curitiba, no dia 3 de maio. No encontro, o especialista falará sobre “Gestão Pública nas Redes Sociais”, abordando as possibilidades de atuação do governo na web, especialmente em época de Copa do Mundo, eleições e manifestações.
“As políticas públicas precisam ser encaradas com mais transparência pelos governos, fala-se tanto em participação da população, em lei de acesso à informação e ainda vemos muitos governantes negando a presença de ferramentas universais de comunicação. Esse cenário tende a mudar, felizmente, e vejo Curitiba como uma das cidades que estão na vanguarda desse movimento de transparência e aproximação real com a população”, comenta Giovanella.
O especialista explica que é uma tendência que a administração pública se aproxime dos seus cidadãos por meio das redes sociais. Assim como acontece com a iniciativa privada, os governos estão percebendo que mesmo que não estejam com presença oficial nessas mídias, estão lá indiretamente por meio das críticas, elogios e reclamações dos usuários. “Acredito que os governos que não aceitarem que o mundo mudou, e que por isso eles têm que ter uma postura mais aberta e próxima com a população, estão fadados ao fracasso. E esse fracasso pode não vir agora, mas no médio prazo chegará, como aconteceu no mercado privado”, ressalta.
Com base na experiência vivida com a Prefeitura de Curitiba, Giovanella abordará durante a palestra no Share 2014 os principais desafios da atuação da gestão pública na web. “O cenário político é muito complicado. A inovação também assusta um pouco as pessoas e fazer um trabalho sério e focado no público é algo novo na política brasileira. Mas acredito que estamos em um ótimo caminho, mostrando que é possível se aproximar da população e ser mais transparente na comunicação”.
Share 2014 – Social Media na Prática
O Share – Social Media na Prática acontece dia 3 de maio, das 9h às 17h, na PUC em Curitiba. O encontro é voltado a estudantes e profissionais da comunicação que trabalham ou desejam trabalhar com marketing digital e mídias sociais.
Organizado pelo portal Papo de Marketeiro, o evento teve lotação máxima em suas duas edições, que aconteceram em 2013 e 2014 em Porto Alegre. Agora, chega a Curitiba com apoio da Agência Redsuns e um público estimado em 295 pessoas.
O Share reunirá seis palestrantes experientes na área de social media. Além de Marcos Giovanella, está confirmada a presença de Guilherme Gomide, da Agência CASA, e de Ivan Alves, do Magazine Luiza.
Para mais informações e inscrições, acesse www.papodemarketeiros.com.br/share2014curitiba.