Home Palestras & Eventos Dia 20/Agosto: CNI Sustentabilidade – Resíduos Sólidos

Dia 20/Agosto: CNI Sustentabilidade – Resíduos Sólidos

por Agência Canal Veiculação

Impressora 3D e outras tecnologias ajudam a reduzir resíduos industriais

Soluções para evitar o desperdício e reaproveitar diversos tipos de materiais serão apresentadas
no evento CNI Sustentabilidade, que ocorre em 20 de agosto, das 9h às 17h30, no Rio de Janeiro

O potencial de não geração de resíduos por novas tecnologias, como as impressoras 3D, será apresentado na terceira edição do evento CNI Sustentabilidade, que ocorrerá nesta quarta-feira, 20 de agosto, no Rio de Janeiro. O encontro, cujo tema é Resíduos Sólidos: Inovações e Tendências, reunirá mais de 500 participantes, entre representantes da indústria, de universidades, do governo e da sociedade civil para debater alternativas de implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, publicada em 2010.

No painel Tecnologia e Inovação, serão apresentadas boas práticas de empresas que desenvolvem soluções para melhorar o desempenho ambiental dos produtos sem comprometer requisitos como segurança, qualidade, custo, entre outros. Entre os palestrantes do painel está Rodrigo Krug, presidente da Cliever Tecnologia, a primeira empresa no Brasil a produzir impressoras 3D. Por meio da tecnologia, usuários podem criar peças com matérias-primas, como plástico, que são derretidas e aplicadas por bicos de extrusão na quantidade exata do objeto elaborado.

Desde 2012, quando foi inaugurada, a Cliever vendeu mais de 400 equipamentos. Entre os clientes estão grandes empresas como a Embraer, que também participa do CNI Sustentabilidade. De acordo com Krug, a tecnologia é promissora no Brasil, pois em apenas dois anos o faturamento da empresa quadruplicou. “A impressora 3D é muito usada para produzir protótipos de peças que poderão ser testadas pelas indústrias antes da fabricação em larga escala”, destaca.

Além das tendências tecnológicas, o CNI Sustentabilidade discutirá requalificação dos resíduos, que é quando esses materiais voltam a ser reutilizados na produção sem qualquer processo de recuperação, como a reciclagem. Também será discutida a valorização energética, em que se aproveita o potencial energético de resíduos com baixos riscos e impactos ambientais. Na Europa, a valorização energética evita a emissão anual de 30 milhões de toneladas do CO2, ao não se usar o carvão, ou de 15 milhões de toneladas de CO2, quando substitui o uso de gás natural.

Os debates reunirão especialistas brasileiros e estrangeiros, entre eles o norte-americano Thomas Heller, especialista em política climática e vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 2007, que integra o Conselho de Liderança da Rede de Soluções em Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ONU).

CICLO DE DEBATES – O CNI Sustentabilidade é um ciclo de debates que ocorre anualmente. O projeto promove um diálogo permanente no setor empresarial sobre tendências, tecnologias inovadoras, oportunidades e desafios para nortear a indústria na busca pela competitividade aliada à sustentabilidade (objetivo central do Mapa Estratégico da Indústria 2013-2022). A primeira edição foi realizada durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), em 2012, que reuniu mais de 1.000 empresários. A segunda edição, em 2013, também no Rio, teve como tema Água: oportunidades e desafios para o desenvolvimento do Brasil.

Confira a programação do CNI Sustentabilidade no Portal da Indústria

SERVIÇO
Evento: CNI Sustentabilidade – Resíduos Sólidos
Data: 20 de agosto, das 9h às 17h30
Local: Hotel Sofitel – Avenida Atlântica, 4240, Copacabana, Rio de Janeiro

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações