Instituto Embratel Claro e Ashoka anunciam desafio Tecnologia é Ponte
Projeto incentiva projetos que criam oportunidade de aprendizado a crianças e jovens, promovendo inclusão social
O Instituto Embratel Claro, em parceria com o Changemakers da Ashoka, comunidade de ação global que conecta inovadores sociais do mundo todo, anuncia o desafio “Tecnologia é Ponte: diminuindo as distâncias na educação”. A proposta, em formato de desafio tecnológico, será lançada no dia 20 de agosto e tem o objetivo de premiar novas soluções que, por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), viabilizem o ingresso de crianças e jovens, de 6 a 20 anos, em projetos educacionais e de inclusão social. Os interessados podem inscrever seus trabalhos até o dia 22 de outubro de 2014.
“Com esta parceria e este desafio, esperamos contribuir com o desenvolvimento da educação brasileira e, com isso, diminuir a distância cultural que ainda temos no Brasil”, diz Oscar Petersen, Vice-Presidente do Instituto Embratel Claro, destacando que a premiação está alinhada aos princípios da empresa de investir em importantes projetos que são agentes de transformação social no Brasil.
Segundo dados do MEC (Ministério da Educação e Cultura), 3,6 milhões de jovens em idade escolar não recebem educação adequada. Por esse motivo, o desafio irá identificar e destacar soluções capazes de quebrar barreiras de acesso à educação (formal e informal), acelerar a alfabetização digital, e promover o crescimento econômico através de processos educativos sustentáveis e democráticos
Podem participar do desafio “Tecnologia é Ponte: diminuindo as distâncias na educação” professores, pais, alunos, designers, desenvolvedores, empreendedores e educadores que, por meio das TICs, tenham criado oportunidades para diminuir distâncias educacionais. Nessa edição do projeto, terão atenção especial os trabalhos voltados para promover a acessibilidade de deficientes físicos e mentais, bem como a educação para populações marginalizadas ou distantes de centros urbanos, integração e participação de alunos em sala de aula, trabalho com pais e professores sobre inclusão e acesso, além de aplicativos e metodologias que permitam acabar com as limitações à educação formal ou informal.
O desafio a ser lançado no próximo dia 20, em parceria entre o Instituto Embratel Claro e o Changemakers da Ashoka, irá distribuir R$ 36 mil em prêmios para os três projetos vencedores. Um painel de jurados especialistas irá selecionar um grupo de finalistas E os responsáveis pelos melhores projetos serão convidados para um workshop online com a equipe do Instituto Embratel Claro, Ashoka e empreendedores sociais de referência na área de educação. O anúncio dos finalistas acontecerá em janeiro de 2015.
As inscrições devem ser feitas online, em português, por participantes que tenham, no mínimo, 18 anos, ou por organizações e parcerias entre empresas. Os projetos devem seguir os critérios de inovação, impacto social e sustentabilidade financeira. Para se inscrever, basta acessar www.changemakers.com/tecnologiaponte até o dia 22 de outubro de 2014.
Sobre o Instituto Embratel Claro
O Instituto Embratel Claro, mantido pela Empresa Brasileira de Telecomunicações (Embratel), Embratel Participações (Embrapar) e a Claro S.A, tem como missão aliar as tecnologias da informação e da comunicação à educação e ao desenvolvimento social. A organização é resultado da união realizada em setembro de 2013 entre o Instituto Embratel (criado em abril de 2001) e o Instituto Claro (aberto em junho de 2008). Alinhado à premissa do Grupo América Móvil em ser uma organização que impacte positiva e permanentemente as comunidades que atende e das quais faz parte, o Instituto Embratel Claro atua em atividades que favorecem o desenvolvimento social, cultural e educacional. Além disso, apoia o desenvolvimento integral das comunidades, estabelece parcerias com institutos e fundações que se dedicam ao desenvolvimento sustentável das regiões brasileiras e proporciona acesso à internet a cada vez mais pessoas.
O Instituto Embratel Claro é qualificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça. Também é reconhecido pelo Departamento de Informação Pública das Nações Unidas (DPI/ONU) como uma organização não governamental corporativa que promove os ideais e princípios sustentados pela Carta das Nações Unidas. Para mais informações, acesse: http://www.institutoembratel.org.br/.
Sobre o Changemakers da Ashoka
O Changemakers da Ashoka é uma comunidade de ação que conecta inovadores sociais de todo o mundo para que compartilhem ideias, inspirem e orientem uns aos outros. Através de seus desafios colaborativos e processos abertos online, o Changemakers.com é um dos espaços mais sólidos do mundo para lançar, discutir e financiar ideias que tenham como objetivo resolver os mais graves problemas sociais do mundo. O Changemakers baseia-se nas três décadas de história da Ashoka e na crença de que todos nós temos a capacidade de sermos um agente de mudança.
Serviço:
Desafio “Tecnologia é Ponte: diminuindo as distâncias na educação”
Inscrições: www.changemakers.com/tecnologiaponte
Prazo: 20 de agosto a 22 de outubro de 2014
Dúvidas: Isabela Carvalho – [email protected]