Home Palestras & Eventos Congresso ABESE, no Rio de Janeiro, destaca legado dos Jogos Olímpicos para a segurança da cidade

Congresso ABESE, no Rio de Janeiro, destaca legado dos Jogos Olímpicos para a segurança da cidade

por Agência Canal Veiculação
Evento também apresenta avaliação sobre o projeto de lei do Estatuto da Segurança Privada, atualmente em pauta no Congresso Nacional, dentro do segmento de segurança eletrônica

bc8d4c49-2bc8-4f4d-99fe-469570677c14

Grande parte do sucesso da segurança dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, ocorridos em agosto último, deu-se em função do investimento feito em tecnologia para monitoramento das ações na cidade. Dias 23 e 24 de novembro acontece, no Rio, o Congresso ABESE (Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança) com o tema Tecnologia – O Legado dos Jogos Olímpicos para a Segurança no Rio de Janeiro. O evento reunirá especialistas que irão falar sobre a importância das ações preventivas, expor que estratégias e operações foram utilizadas para que os Jogos Rio 2016 tenham transcorrido tão bem em termos de segurança e qual o legado deixado para a cidade neste setor.

Entre os palestrantes do congresso estão profissionais que atuaram diretamente na segurança das Olimpíadas do Rio: Andrei Augusto Passos Rodrigues, Secretário Extraordinário de Segurança para Grandes Eventos (Ministério da Justiça), Edval de Oliveira Moraes Junior, Subsecretário de Comando e Controle (Secretaria de Estado de Segurança – Governo do Rio de Janeiro), e Moacyr Duarte, especialista em gerenciamento de riscos e planejamento de emergências da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

No evento também será apresentada uma avaliação sobre o Estatuto da Segurança Privada (PL 4238/2012), atualmente em pauta no Congresso Nacional. A presidente da ABESE, Selma Migliori, fará uma análise com foco no segmento de segurança eletrônica. O Estatuto propõe uma regulamentação para o setor, que ainda não possui uma legislação específica; a expectativa da ABESE é a de que sua aprovação traga mais transparência ao mercado.
__

Jogos Rio 2016 | alguns números – Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro reuniram, durante 17 dias, mais de 10 mil atletas; sua abertura, no Maracanã, teve público estimado em 80 mil pessoas e foi visto por mais de 3 bilhões de espectadores no mundo todo. Foram vendidos cerca de 6,2 milhões de ingressos; a cidade recebeu 1,17 milhão de visitantes no período. O Ministério da Justiça investiu R$ 350 milhões na segurança do evento, que ficou como legado para a cidade, o que incluiu a ampliação do sistema de monitoramento e o aprimoramento do comando e controle de ações preventivas. Pesquisa realizada pelo Ipetur-RJ (Instituto de Pesquisas e Estudos do Turismo do Rio de Janeiro) e pela Fundação Cesgranrio apontou que 90% dos turistas estrangeiros que passaram pelo Rio consideraram excelente e boa a segurança da cidade durante as olimpíadas.

ABESE – A Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança, fundada em 1995, objetiva fortalecer, capacitar e regulamentar o mercado de sistemas eletrônicos de segurança. Ela representa um setor que hoje, no Brasil, reúne mais de 22 mil empresas dentro dos segmentos de sistemas de alarmes, circuitos fechados de TV, portas e portões automáticos, rastreamento de veículos, dispositivos de identificação por biometria, entre outros. O faturamento deste setor, em 2015, foi de R$ 5,4 bilhões, com crescimento previsto de 4 a 5 % em 2016. A entidade estima que atualmente, no país, há cerca de 710 mil imóveis monitorados por sistemas eletrônicos de segurança.

SERVIÇO

Congresso ABESE | O Legado dos Jogos Olímpicos para a Segurança no Rio de Janeiro
Quando:
23 e 24 de novembro de 2016, das 8h 30 às 19h
Local: Rio de Janeiro
23/11 – Hotel Windsor Guanabara (Av. Presidente Vargas, 392 . Centro)
24/11 – Visita ao Centro Integrado de Comando e Controle do Rio de Janeiro (Rua Carmo Neto, s/nº . Cidade Nova)
Inscrições online: http://abese.provisorio.ws/index.php/inscricao-congresso-rj
Mais informações: www.abese.org.br . [email protected] . (11) 3294 8033

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações