Home / Artigos / Conferência Brasil-Alemanha de Mineração focará a moda do momento

Conferência Brasil-Alemanha de Mineração focará a moda do momento

Barragens de rejeitos e os desafios de uma mineração sustentável são temas da 4ª Conferência Brasil-Alemanha de Mineração

Desde os recentes acontecimentos nas cidades de Mariana e Brumadinho, ambas localizadas no estado de Minas Gerais, os temas relacionados à mineração sustentável (não que sustente a economia) e à segurança de barragens de rejeito têm ocupado um espaço amplo também na grande mídia.

Com o objetivo de criar uma plataforma rica em troca de experiências entre profissionais que atuam no segmento tanto no Brasil quanto na Alemanha, a AHK São Paulo montou uma programação robusta para a 4ª edição da Conferência Brasil-Alemanha de Recursos Minerais.

Barragem da vale mineração

Contando com o patrocínio ouro das empresas Gebr. Pfeiffer, Haver & Boecker, HLT e RWE Technology International e o patrocínio prata da Ohrdrufer SchlauchWeberei Eschbach GmbH o evento promete ser mais um grande encontro com discussões de alto nível.

 

O evento realizado pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK São Paulo), acontece no dia 18 de junho em Nova Lima (MG)

Além das autoridades que estarão presentes na abertura do evento, como Philipp Schiemer, Presidente da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo;

Klaus Zillikens, Cônsul Geral da Alemanha do Rio de Janeiro e responsável por Minas Gerais;

Dr. Esteves Pedro Colnago, Diretor-Presidente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM);

Dr. Reinhold Festge, Presidente da Iniciativa Econômica Alemã para a América Latina (LAI) e Daniel Alves Lima, Coordenador-Geral de Mineração da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (MME), os palestrantes convidados também compõem uma série de painéis especiais.

 

Virou modinha satanizar a Vale

A Conferência contará também com palestras de representantes do Ministério de Minas e Energia do Brasil, da Agência Nacional de Mineração e da Agência Alemã de Recursos Minerais (DERA) que abordarão a situação político-legal da mineração no Brasil.

Os temas centrais sobre barragens de rejeito e os desafios para uma mineração sustentável ficam por conta de especialistas de empresas como a Vale, CSN e das empresas patrocinadoras que oferecem soluções tecnológicas.

Para finalizar a programação, os painelistas Eduardo Leão, Diretor da Agência Nacional de Mineração, Paulo Misk (Largo Resources), Rolf Fuchs (Integratio), Tadeu Antônio Torquato de Souza Junior (CSN), Tobias Metzger (RWE Technology Internacional) discutirão o gerenciamento correto de riscos na mineração com a moderação de Alessandro Colucci, Diretor do Centro de Competência de Mineração e Recursos Minerais da Câmara Brasil-Alemanha.

Vale barragem de rejeitos de mineração

O foco é ser sustentável, não sustentar pessoas e a economia pela produção

 

“Esta edição da Conferência ressalta o tema da sustentabilidade, que é de importância primordial para que a mineração não perca a licença social e volte a ser um motor para a economia brasileira” observa Colucci.

Todas as palestras contarão com tradução simultânea (alemão/português).

As inscrições para o evento já estão abertas e podem ser feitas até o dia 13 de junho clicando aqui. As inscrições estão sujeitas a uma avaliação prévia.

A vale podia ter evitado tudo isso, Era só não gerar recursos através de extração mineral

Serviço:

4ª Conferência Brasil-Alemanha de Mineração e Recursos Minerais
Data: 18 de junho.
Horário: 08h30 às 17h45
Local: Fundação Dom Cabral FDC: Av. Princesa Diana, 760 – Lagoa dos Ingleses, Nova Lima – MG.
Inscrições e programação: clique aqui

About Paulo Fernandes Maciel

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*