O Centro de Inovação IoE da Cisco Rio de Janeiro sediou, nesta semana, o primeiro Fórum Regional da América Latina de Internet de Todas as Coisas e Internet das Coisas (das siglas em inglês: IoE – Internet of Everything e IoT – Internet of Things). Durante o evento, representantes de setores público e privado discutiram como o conceito de conectividade entre coisas, dados, processos e pessoas está influenciando a transformação das cidades, dos serviços públicos e conduzindo a inovação em toda a região.
A Cisco estima que o mercado de IoE deve gerar US$ 19 trilhões para as empresas na próxima década. Além disso, de acordo com o Cisco VNI Forecast 2015, o número de dispositivos conectados passará de 14 bilhões em 2014, para 24 bilhões em 2019.
Entre os painéis realizados, destaque para os que discutiram como a Internet de Todas as Coisas já é uma realidade em questões relacionadas com a mobilidade urbana, o consumo energético (Smart Grid) e iluminação pública, colaborando para que as cidades sejam, gradativamente, consideradas como Smart Cities.
“99,4% dos objetos que podem ser conectados à rede, hoje, ainda estão desconectados. Esse dado só nos mostra o quanto a IoE nos traz possibilidades infinitas, uma vez que ela deixa as conexões mais relevantes e valiosas do que antes, convertendo a informação em ações que criam novas capacidades, experiências mais enriquecedoras e oportunidade econômicas sem precedentes para os negócios, as pessoas e para os países”, enfatiza Amri Tarsis, Diretor de IoE e IoT da Cisco para América Latina.
Sobre a Cisco
A Cisco (NASDAQ: CSCO) é líder mundial em Tecnologia da Informação, que ajuda empresas a aproveitarem as oportunidades do amanhã, demonstrando que coisas surpreendentes acontecem quando se conecta o que antes estava desconectado. Para informações sobre a Cisco, acesse http://www.cisco.com.br. Para notícias sobre Brasil, acesse:http://americas.thecisconetwork.com/site/index/lang/pt/. Siga a Cisco no Twitter.