Estão abertas as inscrições para o desafio em parceria com Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento que acontece durante a CPBR10
Pioneira em sediar hackathons dentro de um grande evento no país, a Campus Party Brasil abre inscrições para o The Big Hackathon, que realizará em parceria com o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). Este grande desafio de desenvolvimento terá 100 horas de duração e acontecerá durante a 10ª edição do evento, que ocorre entre 31 de janeiro e 5 de fevereiro, no pavilhão de Exposições Anhembi, em São Paulo.
A intenção do desafio é desenvolver soluções tecnológicas para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU, e também fomentar o empreendedorismo inovador. As equipes vencedoras do Big Hackathon terão suas soluções chanceladas pelo PNUD e com apoio da ONU. Além disso, poderão ser viabilizadas pelas equipes tanto com a iniciativa privada quanto com a pública no futuro.
“É uma agenda complexa e que exige ações inovadoras e arrojadas. Trata-se de uma forma diferente de ver o mundo que, por sua vez, busca estabelecer um novo relacionamento do ser humano com o planeta. Precisaremos de muita criatividade, compromisso e perseverança. A Campus Party propõe que a juventude ocupe uma liderança no processo de mudança, e o PNUD – parceiro desta iniciativa – trabalha para que os jovens possam ampliar o seu leque de oportunidades e escolhas e traçar o seu próprio futuro”, declarou a representante residente assistente do PNUD Brasil, Maristela Baioni.
“A Campus Party tem em seu DNA a busca por soluções e iniciativas que possam extrapolar os cinco dias do evento e ajudar de fato a comunidade e o mundo em que vivemos. Essa parceria com o PNUD só veio reforçar esse propósito e não poderíamos estar mais felizes e empolgados com os desafios propostos”, explica Tonico Novaes, diretor geral da Campus Party Brasil.
Os campuseiros interessados em participar devem comprar o ingresso para o evento e se inscrever pelo site: http://campuse.ro/events/TheBigHackathon/workshop. As inscrições vão até 25 de janeiro. Cada time terá até seis integrantes e será formado preferencialmente por programadores/desenvolvedores, designers, empreendedores e pessoas criativas e com talento para comunicação.
Uma comissão organizadora, formada por especialistas em hackathon e um grupo de curadores, será responsável pela escolha dos candidatos e montagem dos times. Mentores e especialistas de faculdades e do Sebrae também farão parte da equipe da Campus para auxiliar os participantes no Big Hackathon.
Outra forma de participar do The Big Hackathon é contribuindo com ideias para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no link:
http://campuse.ro/events/TheBigHackathon/challenges
As melhores ideias dentro de cada ODS ficarão à disposição das equipes e os autores das melhores serão contemplados com um ingresso sem camping para o evento.
Sobre as ODS:
Com tema geral “Soluções Digitais para Desafios Globais”, as equipes terão de usar suas habilidades em áreas como design, criatividade, empreendedorismo e programação para criar soluções para o cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que todos os países devem implementar até 2030.
Os 17 ODS são:
- Erradicação da Pobreza:Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares;
- Fome Zero e Agricultura Sustentáveis: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável;
- Saúde e Bem Estar:Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades;
- Educação de Qualidade:Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos;
- Igualdade de Gênero: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas;
- Água Potável e Saneamento:Garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos;
- Energia Limpa e Acessível:Garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos;
- Trabalho Decente e Crescimento Econômico:Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos;
- Indústria, Inovação e Infraestrutura:Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação;
- Redução de Desigualdades: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles;
- Cidades e Comunidades Sustentáveis:Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis;
- Consumo e Produção Sustentáveis: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis;
- Ação Contra a Mudança Global de Clima:Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos;
- Vida na Água:Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável;
- Vida Terrestre: Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade;
- Paz, Justiça e Instituições Eficazes:Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis;
- Parcerias e Meios de Implementação:Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
Serviço:
The Big Hackathon
Período de inscrições: 02 de janeiro de 2017 a 25 de janeiro de 2017.
Regulamento:
http://brasil.campus-party.org/arena/thebighackathon
Campus Party Brasil 2017
De 31 de janeiro a 5 de fevereiro de 2017
Pavilhão de Exposições Anhembi – São Paulo- SP
Ingressos: Já estão à venda os ingressos para a Campus Party Brasil pelo site: http://brasil.campus-party.org/. O valor do ingresso para todos os dias é de R$ 240,00 e, da entrada com camping individual, de R$360,00.
Nossos parceiros
Como nas edições anteriores, a Campus Party Brasil conta com apoiadores e patrocinadores que viabilizam a estrutura oferecida para que os campuseiros e visitantes possam imergir na tecnologia durante cinco dias. Até o momento os seguintes parceiros já figuram na CPBR10:
Diamond: Telebrás
Platinum: Visa
Gold: John Deere, Ford, Submarino e TNT
Parceria Institucional: PNUD
Cooperação: Unesco
Sobre a Campus Party:
A Campus Party é a maior experiência tecnológica do mundo. Realizada desde 1997, reúne jovens geeks em um festival de inovação, criatividade, ciência, empreendedorismo e universo digital. Desde a sua primeira edição, na Espanha, encontrou um público tão entusiasmado que cresceu e se internacionalizou passando a ter, a partir de 2008, edições no Brasil, Inglaterra, Alemanha, Colômbia, México Equador e El Salvador. Em 2016, a Campus Party Brasil realizou sua nona edição em São Paulo com mais de 82 mil visitantes, 8 mil campuseiros vindos de 24 Estados brasileiros. Ao longo de uma semana, os participantes ficaram instalados em mais de 6,5 mil barracas e contaram com uma internet de 40 gigabytes para aproveitar mais de 700 horas de atividades e conteúdos. Neste ano também foi realizada a Campus Party Recife, que chegou a sua quinta edição no último mês de julho reunindo mais 2,5 mil campuseiros. Brasília e Minas Gerais também receberam o evento pela primeira vez esse ano.
A Campus Party é uma realização da MCI, empresa global de produção de eventos, gestão de associações e organização de congressos, com sede em Genebra (Suíça), e fundada em 1987. A MCI possui 60 escritórios, espalhados em 31 países entre Europa, América, Ásia-Pacífico, Índia, Oriente Médio e África. No Brasil, a MCI foi constituída em 2009 e conta com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.
Sobre o PNUD:
Com o objetivo de contribuir para o combate à pobreza e a desigualdade, o fortalecimento da governança democrática, o crescimento econômico e o desenvolvimento humano e sustentável, o PNUD – por intermédio da cooperação técnica e em parceria com governos, setor privado e a sociedade civil – tem a missão de alinhar seu trabalho às necessidades dos países. No Brasil, a organização desenvolve projetos em todas as regiões, para promover o crescimento econômico, a inclusão social e garantir a sustentabilidade.
Presente em mais de 170 países e territórios, o PNUD tem como principal objetivo nos próximos anos garantir a implementação da Agenda 2030 e dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em todos os níveis.
Sobre o Sebrae
Estando sempre presente na edições da Campus Party tanto com a curadoria de empreendedorismo como com ações como a Maratona de Negócios, o Sebrae também participará ativamente do The Big Hackathon. Com uma equipe especialmente designada em proporcionar mentoria técnica, o objetivo é potencializar os resultados das soluções dos desafios e auxiliar os participantes principalmente na etapa de modelagem e validação dos negócios buscando a sustentabilidade e viabilidade de mercado da solução. www.sebrae.com.br