Home / Atualidades / BETT Educar abre suas portas de 14 a 17 de maio em São Paulo

BETT Educar abre suas portas de 14 a 17 de maio em São Paulo

Espaço dentro da Bett Educar terá mais de cem palestras, oficinas e outras atividades, todas gratuitas

As tecnologias e as redes sociais mudaram a forma de agir e interagir.

Em casa ou no trabalho, todos estão conectados, compartilhando informações, produzindo e consumindo conteúdo. Nas escolas, o momento também é de transformação.

UB Positivo na Bett Educar

HUB Positivo na Bett Educar

O aluno passivo, que apenas ouvia o professor, agora quer participar do processo.

E o professor, que antes detinha a informação, é convidado a trocar, contextualizar e promover experiências.

Foi pensando em como ajudar professores nessa jornada rumo à essa nova escola pautada pelo diálogo, atividades práticas e discussão da realidade, que o HUB.Educacional e os organizadores da BETT Educar criaram o Innovation Village, espaço aberto a todos os visitantes do evento que acontece de 14 a 17 de maio no Transamerica Expo, em São Paulo.

 

Além de speakers nacionais e internacionais e Let’s Talks (palestras estilo TEDx), o Innovation Village também terá hands on, áreas de experimentação de soluções educacionais, apresentações de iniciativas de projetos de sucesso de escolas públicas e privadas

Para entrar no Innovation Village, basta fazer o credenciamento em www.bettbrasileducar.com.br/visitante Toda a programação é gratuita e inclui palestras com keynotes nacionais e internacionais, let’s talk com nomes que são referência em educação, inovação, neurociência e cultura maker, workshops mão na massa (hands on) com especialistas, e uma série de apresentações (pitches) de soluções, iniciativas e ações inovadoras de startups e de projetos criativos de escolas públicas e privadas.

Tudo em um ambiente dinâmico e criado para que os educadores possam se conhecer, trocar experiências de aprendizagem e interagir com outros professores e alunos inovadores.

Bett educar

Palestras

Serão mais de cem atividades no Innovation Village durante os quatro dias de BETT.

Entre elas, 5 palestras com keynotes e três mesas-redondas.

No primeiro dia, por exemplo, às 17h, Maciej Findlik, head da LEGO® Education para a Europa e América Latina fala sobre “O aprendizado duradouro começa pela confiança”.

No dia seguinte, 15, às 14h, o médico psiquiatra Jairo Bouer discute sobre os “Impactos da Tecnologia no Comportamento do Jovem”, e no dia 16, às 15h, a advogada especialista em Direito Digital, Patricia Peck, fala sobre o “Impacto da Lei de Proteção de Dados Pessoais para as Instituições de ensino”.

No dia 17, mais dois keynotes dividem seu conhecimento e experiência com os visitantes: às 14h, Arthur Sacek, concept design manager da LEGO® Education ministra a palestra “Das aulas de robótica na escola para o centro de desenvolvimento e inovação da LEGO Dinamarca”, e às 15h, Fábio Zsigmond, CEO da Mundo Maker, fala sobre Educação 4.0 – como ir da teoria à prática.

Banner da Save na Bett Educar

Mesas-redondas

O Innovation Village também será palco de três mesas-redondas.

No dia 14 de maio, às 16h, Carina Silva Ciganda, coordenadora do projeto Microbit, e Jander Mesquista, gerente de exportação da Positivo Tecnologia Educacional, contam experiências em inovação na América Latina através da tecnologia educacional.

No dia 15, às 15h, professores e especialistas debatem sobre os desafios da educação pública brasileira, e no dia 16, às 14h, Alex Paiva (Positivo Tecnologia Educacional), Roseckel (Escola Casulo), Jonathan (Embaixadores da Inovação) e Debora (DHEL), comentam sobre a FIRST® LEGO® League, competição internacional de robótica que reúne alunos de 3 a 14 anos.

 

Let’s Talks

A programação do Innovation Village continua com mais de 70 Let’s Talks, apresentações de 15 minutos que serão transmitidas em telões com visão de 360º e que poderão ser ouvidas por toda a área do Innovation Village.

Será uma grande oportunidade para educadores ficarem frente a frente com pessoas e ideias inspiradores, como Débora Garofalo, professora da rede pública de São Paulo que chegou ao top 10 na final do Global Teacher Prize.

No dia 15, às 15h30, Debora fala sobre aprendizagens criativas e sobre o projeto Robótica com Sucata na Escola Pública, que a levou ao maior prêmio de educação do mundo.

Entre os Let´s Talks destacam-se também as apresentações de Miguel Thompso, do Instituto Singularidades, que fala sobre a escola na sociedade 4.0 no dia 15, às 15h;

E Célia Senna, da InovAção, que fala sobre como desenvolver e avaliar os centros socioeducativos em 17 de maio, às 11h.

 

Pitches

Além de palestras keynotes, de mesas-redondas e Let’s Talks, quem visitar o Innovation Village na BETT Educar também poderá conhecer soluções educacionais inovadoras de startups e edtechs e projetos bem-sucedidos de escolas públicas e privadas.

As apresentações acontecerão todos os dias, das 9h às 12h e das 12h30 às 15h30, e tratarão de temas pertinentes ao aluno e à escola do século 21.

É o caso, por exemplo, de Tiago Caussa, que no dia 16 apresentará projetos com BBC micro:bit, de Ailton Lopes e Silvana Gogolla de Mattos, da Secretaria de Educação do Estado do Paraná, que contarão sobre as inovações tecnológicas a serviço da educação naquele estado;

E de Cleoneide Brito, chefe da Divisão de Inovações Pedagógicas em Tecnologias da Secretaria de Educação/Prefeitura do Recife, que apresentará ações com robótica, metarreciclagem, tecnologias assistivas e aprendizagem criativa com foco no protagonismo dos estudantes, atuando no tempo presente para a construção do futuro.

Hands On

Oficinas mão na massa (hands on) também fazem parte das atrações do Innovation Village.

Serão duas oportunidades por dia de conhecer e trabalhar, na prática, com algumas das soluções de tecnologia educacional mais avançadas.
No dia 14, por exemplo, às 16h, tem um workshop sobre o BBC micro:bit e, no mesmo dia, às 17h, uma oficina sobre Pensamento Matemático.

No dia 15, às 16h, acontece uma ação ativa com LEGO® Education e, uma hora depois, a oficina com Coding Express também com LEGO® Education.

Dia 16, o primeiro hands on acontece às 16h, e será sobre o programa de cursos complementares VC.Maker.

Às 17h, a oficina será sobre ensino adaptativo.

Encerrando a série de hands on no Innovation Village, no dia 17, às 16h, Arthur Sacek, da LEGO® Education, promove uma experiência prática de robótica e Tiago Cauassa conduz mais uma oficina com BBC Micro:bit.
A curadoria do Innovation Village é do HUB.Educacional, plataforma que acaba de ser lançada e que também poderá ser conhecida no espaço.

 

Vários eventos no BETT Educar

 

Além da curadoria e do patrocínio do HUB.Educacional, o Innovation Village é patrocinado pela LEGO® Education e Positivo Tecnologia Educacional e tem como apoiadores a Microbit Foundation, Let’s Go Festival, GESAwards, Árvore de Livros, Eskolare, Scholastic, Embaixadores da Inovação e Positivo Notebooks.

O espaço é aberto a todos os visitantes da Bett Educar, e sua programação completa pode ser consultada online em http://innovationvillage.com.br/

O ingresso à Bett Educar é gratuito, mediante credenciamento que pode ser feito antecipadamente no site do evento: www.bettbrasileducar.com.br.

 

Para concorrer a prêmios diários, os visitantes podem retirar gratuitamente o passaporte do Innovation Village.

Mais informações em https://www.sympla.com.br/passaporte-innovation-village—bett-educar-2019__510180

 

Serviço

Innovation Village – BETT Educar 2019 – Pavilhão E

Data: de 14 a 17 de maio de 2019
Local: Transamerica Expo Center
Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro -São Paulo/SP
Horário: das 9h às 19h
Visitação gratuita, mediante credenciamento antecipado em https://www.bettbrasileducar.com.br/visitante

 

Facebook:https://www.facebook.com/Innovation-Village-443500839718868/
Instagram:https://www.instagram.com/innovation_village/

 

SOBRE O HUB EDUCACIONAL:

Plataforma gratuita para escolas públicas e privadas que integra todas as soluções digitais utilizadas e permite acessá-las mediante senha única, com segurança total dos dados e geração de relatórios consolidados de uso e performance, entre outros.

Desenvolvida pela Positivo Tecnologia Educacional com chancela da Hubedu.org, reúne startups, edtechs e projetos com foco em tecnologia, educação e empreendedorismo.

Para mais informações visite o site https://hub.educacional.com/

 

About Paulo Fernandes Maciel

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*