Home Artigos Acessibilidade de pessoas cegas é tema em Florianópolis

Acessibilidade de pessoas cegas é tema em Florianópolis

por Paulo Fernandes Maciel
Texto em Braile para pessoas cegas

Evento internacional em Florianópolis debate ensino e acessibilidade de pessoas cegas

Entre os dias 10 e 14 de dezembro, 38 pesquisadores, do Reino Unido e do Brasil, participam do workshop internacional para a criação de infraestruturas acessíveis para mobilidade e educação de pessoas cegas, que ocorre em Florianópolis.

Texto em Braile para pessoas cegas
Serão 19 pesquisadores brasileiros e outros 19 britânicos.

Eles reúnem experiências voltadas para as áreas de biomedicina, elétrica, mecânica, reabilitação, engenharia civil, ciência da computação, tecnologia da informação, tecnologia assistiva, automação, design e terapia ocupacional ou fonoaudiológica.

 

Encontro ocorre, entre os dias 10 e 14 de dezembro, no Campus da Univali

Entre os pesquisadores internacionais que comandarão o evento estão Marion Ann Hersh, professora e pesquisadora do Departamento de Engenharia Biomédica da Universidade de Glasgow, da Escócia;

Helen Petrie, professora de Interação Humano-Computador do departamento de Ciência da Computação da Universidade de York, na Inglaterra;

é Stephen Brewster, professor do departamento de Ciência da Computação da Universidade de Glasgow, da Escócia.

Alejandro Rafael Garcia Ramirez, professor e pesquisador do Mestrado em Computação Aplicada da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), de Santa Catarina;

Marcelo Gitirana Gomes Ferreira, professor do departamento de Design da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc);

e Robert Christian Mortimer, coordenador técnico do Centro de Tecnologia Assistiva de São Paulo e do Instituto de Assistência a Pessoas com Deficiência Visual, são os pesquisadores sêniores que respondem pela equipe brasileira do evento.

 

Mobilidade para pessoas cegas

O foco do encontro será melhorar a capacidade dos investigadores em início de carreira para a realização de pesquisas sobre infraestruturas acessíveis para educação e mobilidade para pessoas cegas, assim como projetar infraestruturas acessíveis para contextos locais, particularmente no Brasil, além de organizar redes e outros links que levem as propostas a alcançarem oportunidades de financiamento.

Para isso serão realizadas palestras, painéis de discussão, trabalhos de design de equipe, seções de colaboração, brainstorms e discussões em grupo.

 

Educação e mobilidade

“A educação e a mobilidade são muito importantes para o acesso ao emprego de pessoas cegas.

Além disso, pessoas cegas experimentam barreiras significativas para a participação igualitária na educação e para a mobilidade segura.

O crescente reconhecimento da relevância da inclusão social de cegos e outras pessoas com deficiência torna o workshop particularmente oportuno”, aponta Alejandro Rafael Garcia Ramirez.

 

Organização e custeios

Todos os pesquisadores participantes do workshop, tiveram todas as suas despesas, incluindo viagens internacionais e locais, acomodações e refeições, cobertos pelo evento que financiado pelo British Council e Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

O encontro ocorrerá no auditório do Campus da Univali, localizado às margens da SC401, no bairro Saco Grande. A programação completa do evento pode ser conferida clicando aqui: https://www.univali.br/eventos/computacao-engenharia-e-arquitetura/Paginas/evento2142.aspx.

Outras informações: (48) 3332-2524, com a assessoria de imprensa da Univali na Grande Florianópolis.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações